Se houver um valente curto circuito o contactor demorará demasiado tempo a abrir...
Quanto à alteração de todo o grupo propulsor já eu estava ciente, até fui eu quem aqui explicou da primeira vez o funcionamento do sistema.
Não seria um grande choque porque o Leaf de 2013 já trás por exemplo o conversor DC-DC integrado no controlador e o motor também já e feito com imans diferentes.
Quanto às patentes, existem já 2 sistemas diferentes para carga com o grupo propulsor: o da AC propulsion utiliza um contactor para re-arranjar os contactos do motor e um outro open source que utiliza uns transístores de potência a mais.
Com uma pequena alteração contornou a patente a ainda poupou dinheiro.
A Renault ao utilizar as 3 fases e um motor com rotor bobinado pode também ter sido o suficiente para contornar a patente da AC propulsion.
Leitura interessante aqui (para não alongar muito o off-topic):
http://sourceforge.net/apps/mediawiki/t ... le=Charger
A mim ninguém me convence de que os sistema de carga rápida AC não está a avançar pela mesma razão das fichas para carregamento de VE's (Mennekes e J1772) estarem a custar para cima de 200€...
Fortes interesse económicos dos fabricantes de sistemas de carregamento.
Basta ver que agora a associação Chademo veio-se queixar pela União Europeia ter decidido usar o conetor combinado DC-AC baseado na Mennekes sendo umas das razões principais o estar livre de patentes.
Eu é que sou sonhador e queria que todas a empresas andassem com o VE para a frente por acreditarem na tecnologia e por necessidades ambientais antes que seja tarde de mais, e desenhassem tanto os veículso como a rede de forma a ter o menor custo possível,só que o lucro fala sempre mais alto.
O que se passa com os preços absurdos dos EVSEs e conetores para carga revela tudo.
No entanto por vezes consegue-se avançar: quando se começaram a comercializar frigoríficos elétricos, em muitos países acabaram com os empregos de uma grande indústria de produção e distribuição de gelo doméstico.
Acabou uma indústria inteira, mas o mundo ficou bem melhor.
O mesmo terá que acontecer a quem vive da venda de combustíveis e vive de trocar componentes de desgaste dos motores de combustão para que o mundo melhore.