Página 2 de 4

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 11 out 2012, 14:50
por lmlr
O bicho aguenta sem cargas de Aveiras até Coimbra, com a Serra pelo caminho?

Para carregar, não é preciso o cartão Mobi.e? E em caso afirmativo obtém-se rapidamente?

Obrigado pelo contributo.

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 11 out 2012, 15:13
por ruimegas
lmlr Escreveu:O bicho aguenta sem cargas de Aveiras até Coimbra, com a Serra pelo caminho?

Para carregar, não é preciso o cartão Mobi.e? E em caso afirmativo obtém-se rapidamente?

Obrigado pelo contributo.

Antes de mais bem vindo ao fórum lmlr :D

Em relação à tua questão penso ser arriscado, apesar de possível, fazer uma direta de Aveiras de Cima até Coimbra, pelo meno mantendo uma velocidade aceitável em Auto-Estrada, mas carregando um pouco em Leiria o problema resolve-se.

Sim... para carregar é necessário ter o cartão da Mobi-E. Para o obter tens de ir ao site da Mobi-E e preencher o pedido do cartão em conformidade.

Cumprimentos

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 11 out 2012, 15:23
por mjr
Bem vindo lmlr!

Penso que o estado da bateria será a questão mais pertinente ao adquirir este LEAF usado. A minha principal preocupação é se a bateria esteve carregada perto dos 100% durante meses a fio, especialmente durante o Verão. Infelizmente os concessionários não têm a noção de como devem preservar a bateria durante períodos de tempo prolongados. Uma vez que não sabem como fazê-lo, também não sabem mentir, pelo que se lhes perguntar sem dar a entender as respostas penso que poderá ter uma boa ideia de como estará a bateria.

O facto de ter as 12 barras de capacidade não é garantia de que não esteja a aproximar-se do fim da primeira. Mesmo lendo diretamente da BMS o valor poderá não corresponder à realidade, uma vez que o carro tem estado parado. A BMS precisa de alguns ciclos para medir com eficácia o estado da bateria.

Claro que o preço é muito bom, e penso que vale a pena arriscar. Mesmo com menor capacidade da bateria o carro pode ser muito útil. Ainda ontem com 13.8kw.h da rede elétrica fiz 101km! Uma bateria nova gasta cerca de 25kW.h da rede elétrica a carregar de 0 a 100%, a minha cerca de 23kW.h.

A garantia da bateria deverá manter-se até aos 5 anos da matrícula, no entanto ressalvo que esta garantia é de potência e não de capacidade. Teoricamente é possível a bateria só armazenar metade de uma nova e conseguir desenvolver 90kW de potência.

Lembro ainda que a perda de capacidade da bateria é muito maior no início e a partir do 5º ano é quase desprezável, pelo que mesmo que por abuso nas condições de armazenamento ela tenha perdido 15% de capacidade, o ritmo de perda subsequente será muito menor.

Sobre a viagem, penso que carregando em Aveiras e em Pombal não terá problemas. Em Aveiras deverá voltar a carregar quando ele parar da primeira vez, pois normalmente ele pára aos 80% de estado de carga na primeira vez. Isto para não ter problemas em chegar à AS de Pombal. Se não conseguir, sempre tem o reboque gratuito se ligar para a Nissan 8-)

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 11 out 2012, 15:29
por lmlr
Obrigado a todos.

Já há algum tempo que ando por aqui a "espreitar", eventualmente se o negócio da retoma da minha carrinha não for mau, sou capaz de arriscar.

Liguei para lá e parece que o carro não está parado, está em utilização. Inclusivamente vai ser complicado eu vê-lo neste fim-de-semana… pode ser um bom sinal em termos de bateria?

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 11 out 2012, 15:54
por mjr
É um sinal de que o indicador de estado da bateria é confiável. O ideal seria que ele estivesse guardado com o estado de carga entre 30% e 40% (3-4 barras de carga). É preferível que esteja a andar do que parado com a bateria 100% carregada durante meses.

Se fosse eu arriscava ;)

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 13 out 2012, 18:05
por Malm
A viagem de Lisboa para Coimbra não é muito complicada. Convém carregar o máximo possível em Aveiras, no PCR, e a uma média de 70 km/h deve conseguir-se chegar à AS de Pombal (eu já fiz isto uma vez de i-MiEV), onde à outro PCR. Caso falte coragem, sempre se pode por uma carga lenta na cidade de Leiria, que tem vários postos Mobi-e. Quanto ao cartão mobi-e, demora algum tempo a ser fornecido após o pedido, mas é possível que na GALP possa existir um cartão que possa solicitar para fazer o carregamento, ou então pedir a alguém um emprestado para fazer essa viagem.
Se se confirmar tudo o que se disse aqui sobre o carro, mesmo que a última barra esteja por dias, continua a ser um fantástico negócio, pois mesmo assim terá tanta autonomia como o meu I-MiEV quando era novo. Caso não tivesse já o meu elétrico, já o teria debaixo de olho, mas dada a situação do país, o facto de quase ninguém perceber de elétricos (só assim se compreende que o estejam a vender tão barato), e de estar presente o fantasma de que o carro desvaloriza muito mais que os VC a cada ano que passa, se calhar esperar mais uns tempos e não mostrar muito interesse é capaz de ser uma boa estratégia, e comprar o carro por menos uma quantas centenas de euros. Se há carros que os vendedores se querem desfazer o mais rápido possível, são os VE e à que jogar com isso.

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 13 out 2012, 19:44
por lmlr
Vi hoje o carro e conduzi-o umas centenas de metros. Achei interessante, mas o preço de retoma da minha carrinha podia ser um pouco melhor, apesar de o Leaf estar a um bom preço ainda terei que desembolsar uma quantia que acho exagerada para a diferença entre os dois carros. Não sei se será já a mínha adesão aos VE...

Se o comprar estava a pensar fazer um carregamento rápido em Aveiras, e depoismsair da AE (penso haver uma saída a seguir), e vir pela nacional. Já não faço Coimbra-Lisboa pela nacional há uns bons anos, mas penso ter um percurso com menos subidas, basta fugir à serra na A1. A velocidade e o trânsito na nacional também me parecem mais condizentes com o Leaf. Assim teria a hipótese de carregamento lento, por exemplo em Leira ou um rápido em Pombal se voltasse a entrar na A1.

Para complementar parece que para a semana vão ter mais quatro Leaf, mais recentes, usados também.

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 13 out 2012, 22:01
por Malm
Se vão ter assim tantos para venda, então o melhor é esperar para ver. Eles até podem ser mais recentes, mas se tiverem o dobro dos km se calhar são ainda mais baratos.

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 13 out 2012, 22:16
por lmlr
São de Junho de 2011 e têm menos km, e salvo erro irão custar mais uns 1.250 euros. Várias cores ainda por cima.

Re: leaf usado por 19.750€, 16.500 km

Enviado: 14 out 2012, 19:06
por lmlr
Hoje no regresso a Coimbra, parei nas estações de serviço para fazer um reconhecimento.

O de Aveiras (sentido N-S) estava repleto de CI, e ainda avisei uma senhora, mas de nada valeu. Também está mesmo em frente ao café e muito mal sinalizado, inclusivamente sem indicação de proibição de estacionamento de CI. Pareceu-me estar com o visor desligado, portanto deve estar inoperacional.

Em Leiria penso não haver, mas já estava a contar com isso.

O de Pombal, só vi de longe, mas tirando a falta de proibição de estacionamento a não VE, pareceu-me estar tudo bem.