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Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Enviado: 19 abr 2012, 22:11
por Malm
Mas eu faço, em média, apenas 50 km por dia. Se fizesse 240 km por dia (120 para chegar ao emprego, deixar o carro a carregar no trabalho, fazer novamente 120 km para voltar a casa) então poupava 5.000 euros por ano, ou seja, em 6 anos o carro estava pago. Conheço vários colegas professores que fazem esta distância 4 vezes por semana (os 240 km), de casa para a escola. O meu trabalho fica a 1 km de casa, e se não fosse ter de ir buscar o meu filho à escola, eu ia era a pé, que só me fazia bem. Mas também é preciso dizer que ao fim de seis anos, um elétrico que ande 240km por dia deve ter as baterias a precisar de substituição urgente. A compra de um elétrico não pode ser vista pela média, mas sim por cada situação em particular.

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Enviado: 19 abr 2012, 22:20
por mjr
Malm Escreveu: A compra de um elétrico não pode ser vista pela média, mas sim por cada situação em particular.
Bingo! Infelizmente há muita preguiça para fazer contas e por isso esses "estudos" são usados como "opinion makers". E mesmo quando economicamente seja inviável a opção por um VE, há obviamente o fator prazer de condução que um VE permite que para os apreciadores vale muito.

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Enviado: 20 abr 2012, 00:25
por OCasal
E o custo de manutenção das baterias depois de acabar a garantia?! Têm de ser incluidos nos custo totais dos quilometros percorridos!

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Enviado: 20 abr 2012, 01:40
por mikexilva
Falta os custos indirectos a longo prazo, como por exemplo o tratamento do cancro do pulmão... e respectivo desaparecimento precoce da face do planeta que também pode prejudicar gravemente as gerações vindouras :P

É por causa de só projectarem as coisas a curto prazo que estamos como estamos...

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Enviado: 20 abr 2012, 08:49
por mjr
OCasal Escreveu:E o custo de manutenção das baterias depois de acabar a garantia?! Têm de ser incluidos nos custo totais dos quilometros percorridos!
As baterias do LEAF são projetadas para durar o tempo de vida do carro. Uma falha fora da garantia teria de ser paga pelo proprietário, mas penso que a probabilidade estará abaixo das falhas de um CI (turbo, junta da colaça, correia de distribuição, etc...). No caso dos Renault há fortes indícios que as baterias são mais puxadas (4,15-4,20 V / célula contra 4,10 V / célula no LEAF) que no LEAF mas nesse caso o aluguer cobre perfeitamente essa maior degradação ao fim de alguns anos. Os proprietários de LEAFs com mais de 50000km dos EUA com SOC-meters reportam 0% de perda de capacidade.

Re: O custo de utilização de um VE é 55% superior ao de um C

Enviado: 20 abr 2012, 21:16
por Malm
"Os proprietários de LEAFs com mais de 50000km dos EUA com SOC-meters reportam 0% de perda de capacidade." Isto sim,
é que é uma excelente notícia :D . No meu i-MiEV, assim a olho, acho que as baterias estão como novas (ao fim de 19.000 km).