Carregamento de 80% ou 100%?
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Carregamento de 80% ou 100%?
Olá amigos,
Qual é a percentagem de carga que normalmente fazem no vosso V.E.?
Inicialmente fazia os carregamentos a 80% durante a semana e 100% no fim de semana.
Passados 3 meses e mais de 3000Km passei a carregar sempre a 100%.
Isto porque:
- Aprendi que nos percursos citadinos (pára-arranca e ar condicionado sempre ligado) faço 1Km por 1% de carga (~0,24hWh/Km), 100Km a 100% e 80Km a 80%;
- 95% das vezes o carro anda ~35Km por dia, mas 5% das vezes há umas voltas adicionais, e esses dias não são previsíveis;
- É raro, mas já aconteceu o carro não carregar à noite por esquecimento.
Decidi passar a carregar a 100% quando a esposa chegou um dia a casa com 15Km de autonomia, isto depois de ter (felizmente) decidido não fazer um "último recado".
Procurei com mais atenção a razão dos 80%, e percebi que o tema da degradação adicional com a carga a 100% apenas se coloca em períodos "longos". Ora o carro apenas fica a 100% pouco mais de 1h, porque acaba de carregar perto das 7h, e às 8h e pouco está a andar, sendo o tempo que a bateria passa a 100% é praticamente residual.
Dito isto, pergunto-vos, qual é a vossa estratégia de carregamento?
Abraços!
Zé
Qual é a percentagem de carga que normalmente fazem no vosso V.E.?
Inicialmente fazia os carregamentos a 80% durante a semana e 100% no fim de semana.
Passados 3 meses e mais de 3000Km passei a carregar sempre a 100%.
Isto porque:
- Aprendi que nos percursos citadinos (pára-arranca e ar condicionado sempre ligado) faço 1Km por 1% de carga (~0,24hWh/Km), 100Km a 100% e 80Km a 80%;
- 95% das vezes o carro anda ~35Km por dia, mas 5% das vezes há umas voltas adicionais, e esses dias não são previsíveis;
- É raro, mas já aconteceu o carro não carregar à noite por esquecimento.
Decidi passar a carregar a 100% quando a esposa chegou um dia a casa com 15Km de autonomia, isto depois de ter (felizmente) decidido não fazer um "último recado".
Procurei com mais atenção a razão dos 80%, e percebi que o tema da degradação adicional com a carga a 100% apenas se coloca em períodos "longos". Ora o carro apenas fica a 100% pouco mais de 1h, porque acaba de carregar perto das 7h, e às 8h e pouco está a andar, sendo o tempo que a bateria passa a 100% é praticamente residual.
Dito isto, pergunto-vos, qual é a vossa estratégia de carregamento?
Abraços!
Zé
- mjr
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
A minha estratégia é exatamente igual. !00% todos os dias e termina a carga no máximo 30 minutos antes de arrancar. O tempo passado acima de 80% de carga é de cerca de 2h30 por dia, e acima de 90% cerca de 1h30m por dia.
No Inverno não tenho hipótese de carregar a 80%, pois a menor capacidade da bateria (por a temperatura ser menor) e o aquecimento do habitáculo fazem que normalmente chegue ao fim do dia com pouco mais de 20% de carga indicada no SOC-meter, e muitas vezes abaixo dos 17% e aviso de bateria fraca.
No Inverno não tenho hipótese de carregar a 80%, pois a menor capacidade da bateria (por a temperatura ser menor) e o aquecimento do habitáculo fazem que normalmente chegue ao fim do dia com pouco mais de 20% de carga indicada no SOC-meter, e muitas vezes abaixo dos 17% e aviso de bateria fraca.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- Filipe
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
Absolutamente de acordo, mas como eu estou numa situação diferente da vossa ( feliz reformado ), se não pervejo uma ida a Lisboa ( moro na Parede )
carrego a 80%, mas por vezes agora de Inverno, dou-lhe uma carga intermédia de 1 hora em casa, á hora do almoço.
carrego a 80%, mas por vezes agora de Inverno, dou-lhe uma carga intermédia de 1 hora em casa, á hora do almoço.
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
No primeiro mês carreguei a 100% todos os dias (só quando atingia abaixo de 50km de autonomia, o que dava 3 ou 4 dias), mas depois programei para 80% e só em casos excepcionais é que carrego 100% (aconteceu 2 vezes em 3 meses)
Carregando a 80% geralmente dá para 3 ou 4 dias, pois no dia a dia faz 4 ou 5 trajectos muito curtos na cidade que somam um total de cerca de 12km/dia). Portanto quando o carro chega ao fim do dia e já só temos menos de 35km de autonomia estimada, nessa noite fica à carga, e no dia a seguir indica próximo de 128km estimados de autonomia.
Em vésperas de FDS faço tb uma carga esteja ou não a precisar (também a 80%) para dar uma voltinha maior que é ir e vir à margem sul.
Ou seja se realmente o mais caro no LEAF é a bateria, podíamos ter comprado um LEAF muito mais barato com metade da capacidade da bateria, pois o que me despertou interesse foi o "resto" do carro de qq forma faço os possíveis por estimar a bateria e parto do principio que vai durar muitos anos (até atingir o ponto de compensação de custo inicial/combustível).
UPDATE: no primeiro mês carragava a 100% quando achava preciso, (portanto não carregava todos os dias), agora quando carrego 80% estima que consigo fazer 128km
Carregando a 80% geralmente dá para 3 ou 4 dias, pois no dia a dia faz 4 ou 5 trajectos muito curtos na cidade que somam um total de cerca de 12km/dia). Portanto quando o carro chega ao fim do dia e já só temos menos de 35km de autonomia estimada, nessa noite fica à carga, e no dia a seguir indica próximo de 128km estimados de autonomia.
Em vésperas de FDS faço tb uma carga esteja ou não a precisar (também a 80%) para dar uma voltinha maior que é ir e vir à margem sul.
Ou seja se realmente o mais caro no LEAF é a bateria, podíamos ter comprado um LEAF muito mais barato com metade da capacidade da bateria, pois o que me despertou interesse foi o "resto" do carro de qq forma faço os possíveis por estimar a bateria e parto do principio que vai durar muitos anos (até atingir o ponto de compensação de custo inicial/combustível).
UPDATE: no primeiro mês carragava a 100% quando achava preciso, (portanto não carregava todos os dias), agora quando carrego 80% estima que consigo fazer 128km
Re: Carregamento de 80% ou 100%?
No primeiro mês carreguei a 100% quase todos os dias, pois não tinha conhecimento profundo da autonomia anunciada, versos autonomia real. E como andava a mostrar o carro aos amigos não queria fazer má figura. mas depois programei para 80% e só em casos excecionais é que carrego 100% .
quando prevejo q vou fazer umas compras lá para a outra banda ou visitar uns amigos.
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- mjr
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
Criei uma votação no início do tópico onde podem escolher a percentagem de carga mais comum que realizam.
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
Boa Iniciativamjr Escreveu:Criei uma votação no início do tópico onde podem escolher a percentagem de carga mais comum que realizam.
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TESLA Model 3 AWD. Encomenda 03JUL2019. Entrega 09JUL2019. 72078 kms.
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
Boa!!
mjr Escreveu:Criei uma votação no início do tópico onde podem escolher a percentagem de carga mais comum que realizam.
- mjr
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Re: Carregamento de 80% ou 100%?
Alterei o meu voto para 80% pois nos últimos meses tem sido esse o nível de carga mais habitual que tenho realizado. Isto porque com o tempo a aquecer muitas vezes o carro chegava a casa com pouco menos de 50% de carga (para trajetos diários de 70 a 80km). Com os relatos recentes de perdas de capacidade nos EUA resolvi não arriscar, embora o mais provável é que essas perdas de capacidade sejam devidas a calor em demasia (Tamb média acima de 30ºC) e não a estados de carga elevados.
Atenção que a carga a 80% tem mais energia que 80% de uma carga a 100%. Isto porque as cargas a 80% são a 80% da capacidade da bateria mas as cargas a 100% não. Isto é confirmado pelo gidómetro que dá 230gids para cargas a 80% e 275-278 gids para cargas a 100%. Ora 230/278 são 82,7%. Um gid são 0,08kW.h.
Atenção que a carga a 80% tem mais energia que 80% de uma carga a 100%. Isto porque as cargas a 80% são a 80% da capacidade da bateria mas as cargas a 100% não. Isto é confirmado pelo gidómetro que dá 230gids para cargas a 80% e 275-278 gids para cargas a 100%. Ora 230/278 são 82,7%. Um gid são 0,08kW.h.
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