Temperatura mínima do pack.

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por VETL »

Nesta coisa de tirar foto com a temperatura mínima nestes dias, apanhei o meu Leaf mk1 com 15v na bateria auxiliar:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 081841.jpg[/img]

Uma vez fui ao log, que mantenho sempre ativo, consultar os registos da tensão dessa bateria de 12v e fiz este quadro que há-de estar algures cá pelo fórum:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 1/B12v.png[/img]

Como podem ver, nem aos 14v ela chegava.
Será que isto dela estar agora a ir até aos 15v quer dizer alguma coisa?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por pemifer »

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 23:54, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por VETL »

Não acredito.
Eu estava a circular normalmente há pelo menos 30 minutos.
Até prova em contrário, a explicação mais credível que tenho, é que o meu mk1 ficou excitado com este "empata" que ia à minha frente:

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 083006.jpg[/img]

[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 083347.jpg[/img]

:twisted:
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9983
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por mjr »

eheh.

A tensão máxima que já vi na bateria de 12V foi de 14,40V, e é sempre igual esse máximo. Acontece sempre que ligo o carro durante alguns segundos, e noutras situações específicas. Uma delas é quando se liga o lipa para brisas. Também é possível que aconteça quando se liga o desembaciador traseiro. 15V é de facto estranho. Verifica quando ligas o carro qual a tensão que ele coloca na bateria de 12V.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por pemifer »

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 15:56, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por VETL »

pemifer Escreveu:Por acaso reparei que a versão do LeafSpy é mais antigas.
Será que arredonda os 14.40 para 15 ?
A versão do LeafSpy não quer dizer nada.
O LeafSpy só pesca o que anda a circular no carro.
Esta versão do LeafSpy é a mesma que nunca antes tinha lido 15v.
Tenho que consultar os logs um dia destes para ajuizar algo de jeito.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por Orlando »

VETL Escreveu:
pemifer Escreveu:Por acaso reparei que a versão do LeafSpy é mais antigas.
Será que arredonda os 14.40 para 15 ?
A versão do LeafSpy não quer dizer nada.
O LeafSpy só pesca o que anda a circular no carro.
Esta versão do LeafSpy é a mesma que nunca antes tinha lido 15v.
Tenho que consultar os logs um dia destes para ajuizar algo de jeito.
Será do frio?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por RJSC »

A tensão de carregamento das baterias de chumbo tem que ser ajustada com a temperatura, mas para dar 15V tinha que estar mesmo frio (menos de 10 graus negativos):
Imagem
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por pemifer »

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 24 fev 2017, 15:56, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9983
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Temperatura mínima do pack.

Mensagem por mjr »

Se for isso é porque faz por patamares. No meu entre os 2C e os 39C de temperatura ambiente sempre mostrou 14,4V.

Esse gráfico é para tensão constante e não com uma fase de equilibração a uma tensão superior, tal com faz o Leaf (14,4V até a corrente baixar para quase zero e depois 13,x V constantes), portanto faz sentido colocar 15V com temperaturas próximo de 0C.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”