Corredor elétrico Porto-Lisboa

Discussão geral sobre a Mobilidade Elétrica e notícias
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por Erbium »

mjr Escreveu:A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
Se calhar só limita se assim estiver definido nas opções do carro, não?
Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de Aquisicao: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por rimsilva »

marcopns Escreveu:No passado sábado com temperaturas abaixo dos 3°, soc inicial de 5%.
Nesse caso do 5% até aos 74% não deve existir qualquer limitação (no carro) à carga, correcto? O que indica que o posto está a carregar por volta dos 30kW/h e não a 50kW.

Quando for a pagar se começarem a existir estas limitações na carga, cobrar o carregamento por tempo deixa de fazer sentido, a consumo em Kw é o mais justo (ninguém vai a um PCR por recriação... pelo menos quando for a pagar).
marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 19:04
Data de Aquisicao: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por marcopns »

Infelizmente não tinha o OBD comigo para poder comprovar. Mas limitação devido a temperatura não existiu porque a descarga a 5% aqueceu a bateria.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por pemifer »

removido pelo autor
Última edição por pemifer em 25 fev 2017, 00:00, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por mjr »

Erbium Escreveu:
mjr Escreveu:A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
Se calhar só limita se assim estiver definido nas opções do carro, não?
Não existe essa opção para as cargas rápidas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por mjr »

rimsilva Escreveu:
marcopns Escreveu:No passado sábado com temperaturas abaixo dos 3°, soc inicial de 5%.
Nesse caso do 5% até aos 74% não deve existir qualquer limitação (no carro) à carga, correcto? O que indica que o posto está a carregar por volta dos 30kW/h e não a 50kW.

Quando for a pagar se começarem a existir estas limitações na carga, cobrar o carregamento por tempo deixa de fazer sentido, a consumo em Kw é o mais justo (ninguém vai a um PCR por recriação... pelo menos quando for a pagar).
O PCR de Gaia está neste momento limitado a 96-97A (38kW a 394V). Faz muita diferença para carros novos, especialmente com baterias maiores (30kW.h).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por Erbium »

mjr Escreveu:
Erbium Escreveu:
mjr Escreveu:A propósito, o meu Leaf não termina a carga rápida aos 80% de SOC, seja qual for o Soc inicial. Talvez antes o fizesse mas alguma atualização retirou essa limitação.
Se calhar só limita se assim estiver definido nas opções do carro, não?
Não existe essa opção para as cargas rápidas.
Pois tinha essa dúvida... eu a única rápida que fiz até agora foi até aos 94% sem problemas.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por BrunoAlves »

O Leaf tem uma opção, que não é no temporizador de carga, que permite definir o tal mode de longa distância. Esse não terá influência no comportamento do carro em carga, mesmo em CR?
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 19:04
Data de Aquisicao: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por marcopns »

mjr Escreveu:
Não existe essa opção para as cargas rápidas.
No mk2 o limite de carga nos 80% também termina as cargas rápidas. Aconteceu em Antuã. Fiz mais 2 tentativas, mas o carro terminava imediatamente a carga. Só mais tarde descobri que tinha essa função activa no carro.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Corredor elétrico Porto-Lisboa

Mensagem por mjr »

Curioso... e carregando no botão de forçar a carga completa?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Página principal de Discussão e Notícias”