BECOOL Escreveu:Para andar frequentemente a 120 km/h o Hyundai IONIQ Electric é ideal.
Eu diria que o IONIQ é o ideal para qualquer velocidade. Aqui o problema será mais a velocidade da entrega.
Eu vou esperar alguns anos pelo Model 3, mas já estou servido há mais de 5 pelo Leaf.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
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E.... o perimetro do pneu vai diminuido à media que se gasta.
Experimentem ver os Kms realizados com um pneu em fim de vida e um novinho
Assim, se a distância percorrida pelo carro está dependente do perimetro dos pneus, diria que dificilmente o velocimetro dos carros estará certo.
Haverá sempre um erro....
A jeito de curiosidade, num percurso diário que faço na ordem dos 36Km, com os pneus novos faço cerca de menos 1Km... um erro quase nos 3%
Faço .... fazia .... porque com cerca de 10.000Km feitos.... a diferença vai diminuido....
Faz hoje um mês que fui buscar o meu Leaf de 30 kw. Já fiz 4500 km.
No meu caso, comprei o carro mesmo para andar e não por qualquer questão ambiental.
Pela experiência que tenho tido, viagem de Coimbra, Castanheira de Pera e regresso sem carga intermédia, dá mas chego a casa com cerca de 25% de autonomia e com cerca de 140km feitos.
Atenção que para chegar com este valor tem de ser com uma condução cuidada, não a dormir mas não passando muito dos 90km/h e sem climatização, acredito que se a usar o valor não deva variar muito.
Uma das últimas vezes que fiz Coimbra Aveiro Coimbra, cheguei a casa com cerca de 20% sem usar qualquer tipo de climatização. Fiz autoestrada de uma ponta à outra a cerca de 110km/h e no final somava 140km, é como dizes, um tédio mas não tens alternativa senão aguentar! Estavam 5ºC nesse dia.
Resumindo, se estás a pensar em andar a 130km/h neste carro, vais ver a autonomia a desaparecer muito rapidamente.
O meu conselho é, se fazes mais de 120 km por viagem, não tens forma de carregar o carro em pontos intermédios e precisas de andar a mais de 100km/h ou em autoestrada, pessoalmente acho que não é carro para ti. Vai-te acontecer como a mim, à dias que preciso de andar mais à pressa ou quando chego a casa e ainda preciso de dar mais umas voltas, o nervosismo começa-se a acumular. No meu caso como tenho um ponto de carga rápida da Nissan a 5 km de casa, o que costumo fazer é ir lá 15 minutos e carrego +-45% e estou safo, mas estou a assumir que tenho tempo para lá ir.
À parte de todos estas questões, é um carro fantástico. Conduzir um carro com este silêncio é fabuloso! Não estou nada arrependido.
A essa velociadade eu comprava um Tesla, porque o resto deve ser paisagem.
Se não podes comprar um Tesla, fazes como os outros e levantas o pé, ou então sais 5 minutos mais cedo.