Estamos a notar uma diminuicao de autonomia pelo frio, no entanto o aquecimento retira entre 20% a 30% da autonomia se abusares na velocidade do mesmoMRider Escreveu:Mas esperem aí.
Estão a falar em perda de autonomia com temperaturas baixas usando o aquecimento? Ou perde autonomia mesmo sem usar o aquecimento?
E que já estou como o Malm no inverno entre ter menos autonomia e usar o aquecimento, prefiro levar casaco.
Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
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- rnlcarlov
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
Para mim não notei redução de autonomia, mas também as minhas baterias não têm chegado aos 10ºC.
- alexmol
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
O frio reduz a autonomia, quer se use aquecimento ou não, porque as BMS não deixam retirar tanta energia das células quando estão frias.
No Fluence ZE noto uma diferença de cerca de 10km só por a bateria estar abaixo de 15ºC.
No Fluence ZE noto uma diferença de cerca de 10km só por a bateria estar abaixo de 15ºC.
- rnlcarlov
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
Para as viagens longas, nada como um CR pelo meio para por a autonomia normal para o resto da viagem
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
Atenção que a temperatura do pack não costuma ser a temperatura ambiente. Mesmo passando a noite numa garagem a 15º C, se passar a noite a carregar 70% a 16A, no início do dia o pack vai estar com uma temperatura de mais ou menos 20ºC. Talvez tenha carregado apenas 12,5kWh por, apesar de ter feito um carregamento completo, não ter colocado toda a energia que realmente comportava. Uma forma de tirar isso a limpo é verificar se o carro aceita um segundo carregamento. Muitas vezes, após iniciar o procedimento, ele corrige o SoC para baixo e aceita mais carga. Por outro lado, deveria ter mais de 10% de SoC quando foi colocado à carga. Eu acho que a diferença verificada se deve mais a estes factos do que às diferenças de temperatura. Depois de andar bastantes km o pack fica sempre a temperaturas bem superiores a 20ºC. Na monitorização de um carregamento convém verificar as voltagens totais em conjunto com o SoC. Já vi SoC de 100% com 361V, mas também já vi com 358V. Já vi SoC de 0% com 280V de voltagem total, mas também já vi com muito mais.marcopns Escreveu:
Ontem, dia 25 de Novembro tive se suar para fazer 85km no pequeno Íon. Não chegou a tartaruga, mas esteve perto, fiquei sem indicação de kms. Hoje de manhã a carga completa consumiu 12,5kwh. Isto levaria-me a pensar que tenho uma brutal degradação... no entanto há 40 dias uma carga completa consumiu 15,1kwh! Óbvio que as baterias não degradam tão depressa
.
Então o que se passou? Parece-me que o software do carro acabou de esconder cerca de 2kwh (na tomada) devido as temperaturas abaixo dos 10 graus. A capacidade reportada continua a ser os mesmos 38,1ah medidos há 40 dias.
Infelizmente não pude comprovar as tensões porque não tinha obd na fase final da viagem.
Parece ser normal os clones perderem cerca de 30km de autonomia com a chegada do Inverno. Mas tudo acontece por software e não por real limitação do pack.
No meu carro não verifico, nem de perto nem de longe, essa perda de autonomia no inverno. Já tenho indicado que neste momento os 80 km são a distância que neste momento me dá segurança de cumprir o trajeto. Se tivesse essa perda de autonomia (30%), fazia menos de 60 km. Mas não, quando muito poderei estar a fazer menos 5 a 10 km.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
Mesmo com AC ligado?
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
AC sim, aquecimento, nem pensar.
Falhou-me o OBD na fase final da viagem... assim fiquei cheio de dúvidas. A temperatura das baterias rondava os 10°
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
10º No final da viagem? Após 85 km a andar?marcopns Escreveu:AC sim, aquecimento, nem pensar.
Falhou-me o OBD na fase final da viagem... assim fiquei cheio de dúvidas. A temperatura das baterias rondava os 10°
Mas tu andaste a passear na Sibéria ou quê?
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
Há saída, se passou a noite ao relento sem carrregar, 10 ºC é um valor expectável. Depois de 85 km a andar já aposto para um valor acima dos 15ºC.
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Re: Diário de Bordo Peugeot Ion - marcopns
Há 5 meses sem obter leituras da capacidade, hoje consegui ligar o evbatmon a um OBD Elm barato que tinha comprado para o Leaf por engano. 5 meses, menos 0,6ah, tem agora 64 400km.
Mas nem tudo são boas notícias... o auto rádio Android morreu
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