Não vi forma de ler a tensão.
Se tiver isso, é em condições - se não tiver, não é...
vetl, e para que raio serve ler a tensao se ele so quer monitorizar os consumos?
a maioria dos aparelhos faz isso por pre programação do valor de tensao.
o mais fiavel para contabilizar energia consumida/produzida é a aquisição por SO pulse counter
erbium, dá para ligar 7 sensores sendo que 3 sao pinças de corrente, e 3 com aquisição de leitura SO (impulsos de contadores digitais) e 1ainda não definido.
pode monitorizar ainda agua e gas.
com monitorização de tensão so mesmo construindo/adaptando um tal como o telmo tem.
Sem monitorizar tensão pode haver desvios consideráveis (para cima) devido ao fator de potência de alguns equipamentos estar longe da unidade (não é o caso dos carros).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
pnunes Escreveu:
vetl, e para que raio serve ler a tensao se ele so quer monitorizar os consumos?
a maioria dos aparelhos faz isso por pre programação do valor de tensao.
Já para não falar nos desgraçados que moram numa zona com a rede elétrica negligenciada como eu estive até há 2 anos em que bastava puxar 10A para a tensão cair 20 ou 30V...
Nesse caso não medindo a tensão também é contabilizado consumo a mais.
Sim, eu também estive vários anos com a tensão a variar entre os 255 e os 180v.
Hoje está mais constante mas varia entre os 215 e os 250 consoante se esteja a injetar ou a consumir.
Não há parametrização que resista a estas variações. Mesmo sem considerar o fator potencia, um cenário só com medição da corrente serve apenas para ter uma vaga ideia.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets __________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Por isso é que utilizando as portas SO dos contadores é que teremos monitorização de energia mais fiável possível ! Logicamente e partindo do princípio que utiliza contadores em condições.
Erbium Escreveu:
Já tinha passado por esse site/projeto mas na altura fiquei com ideia de ser caro... pelo que percebo (tenho de investigar melhor) é possível usando arduino(s), shield, pinças e por ai fora usar esse cms, é isso?
Sim. É muito fácil de começar, basta abrir uma conta no emocms.org e começar a a brincar com a API. O HW é um desafio um pouco maior, quanto mais "feito" mais caro fica. Eu sei que é um pouco desviado do tradicional sistema simples, mas se começar com as ferramentas certas, não precisa de gastar dinheiro 2x. E está cheio de sorte que há por cá malta no fórum que ja dá uns toques nisso por isso apoio não há de faltar
pnunes Escreveu:erbium, dá para ligar 7 sensores sendo que 3 sao pinças de corrente, e 3 com aquisição de leitura SO (impulsos de contadores digitais) e 1ainda não definido.
pode monitorizar ainda agua e gas.
Mas no site para venda só vejo as pinças de corrente...
6 áreas talvez desse, tinha pensado monitorizar o seguinte:
- Geral
- Iluminação
- AC
- Placa
- Forno
- Garagem/Leaf
- Máquinas de lavar
São 7 mas entre o forno e a iluminação 1 deles podia ser "sacrificado" porque o forno não é muito usado e a iluminação já é quase toda LED pouco posso fazer...
Apr Escreveu:Sim. É muito fácil de começar, basta abrir uma conta no emocms.org e começar a a brincar com a API. O HW é um desafio um pouco maior, quanto mais "feito" mais caro fica. Eu sei que é um pouco desviado do tradicional sistema simples, mas se começar com as ferramentas certas, não precisa de gastar dinheiro 2x. E está cheio de sorte que há por cá malta no fórum que ja dá uns toques nisso por isso apoio não há de faltar
O Fluksometer lê a tensão através de um conversor AC/AC que serve também de alimentação do dispositivo. Mede potencia real que é o que interessa. Isto para as entradas com CT, claro. Os medidores tipo efergy é que apenas medem a corrente e assumem um valor de tensão fixo. Não é grave se for para ter uma noção do que se gasta em casa, mas não serve para nada se for para fazer testes da tomada ou contar a produção solar.
Eu tive um efergy "meo energy" durante muitos anos e fez o seu trabalho, reduzi tanto o consumo de eletricidade por estar "consciente" dos gastos que hoje em dia com VE e eBike ainda consigo gastar menos kWh que há 5 anos atrás!
Em minha casa toda a energia passa pelo inversor pelo que tenho histórico de toda a energia consumida da rede e pela casa (muito menor que da rede devido aos painéis solares). Gostava de ter um equipamento que sem fios lesse os sinais de impulsos de contadores parciais em vários pontos da casa.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt