A ENV200, tal como quase todas as variantes de 5 (ou mais) lugares dos furgões que lhes dão origem, tem um espaço interior bastante generoso. Como a Nissan gosta de dizer, "tipo monovolume". No entanto, a ENV200 está longe de se poder considerar um monovolume, como veremos adiante. Os acabamentos interiores da versão "Evalia" são de qualidade superior ao furgão, não se vendo chapa á mostra, mas não estão dentro da classe "monovolume" (se bem que isto é algo subjectivo).
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O posto de condução é alto, e com excelente visibilidade (O que irá agradar imenso às senhoras). O ajuste do banco é simples, mas só tem alcance e inclinação das costas. Para pessoas com estatura de 1,8m e acima terão alguma dificuldade em encontrar uma posição de condução 100% confortável, pois o ângulo das pernas, ângulo do banco e posição do acelerador não convergem para permitir viagens mais longas sem algum desconforto. De qualquer modo, as limitações naturais encarregar-se-ão de manter as viagens curtas o suficiente.
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Do lado do passageiro. Note-se que a altura do piso deste lado ainda torna mais agudo o angulo das pernas.
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Espaço de arrumação debaixo do assento do condutor.
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Espaço de arrumação entre os bancos. Suporte para copos/garrafas incluido.
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Travão de mão junto ao banco do passageiro, numa posição pouco normal. Na prática, rapidamente ignoramos isto.
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Lugares traseiros com tabuleiros, um detalhe agradável, mas com utilidade prática duvidosa, como veremos adiante. O espaço é adequado e em linha com o esperado. Os bancos são algo duros, o que prejudica o conforto. De notar que existe uma tomada de 12V na consola traseira.
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O porta luvas é absolutamente minimalista, e só lá cabe mesmo a bolsa com a documentação.
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Acionador do capot e tampa de carregamento, bem como ajuste dos espelhos e faróis. A posição de ajuste dos espelhos é algo estranha, mas em linha com outros furgões. Note-se também o botão de anulação do temporizador, e a tampa que dá acesso á ficha pra eventual instalação do ODBII (que não está instalado).
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Mais dois botões, para desligar o ESP e fazer calar o "bip" da marcha atrás. A seu tempo falaremos nisto.
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Numa posição muito pouco conveniente (quase junto ao chão), estão as fichas de audio USB e Jack (tampa fechada), e uma tomada de 12V. Os fumadores não são contemplados nem com isqueiro, nem com cinzeiro. Deixem mas é de fumar.
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Mais acima, os controles do aquecimento dos bancos e do volante. Pois. Extremamente útil no sul da Europa.
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Manipulo dos modos de condução.
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Consola central, onde o LCD do sistema Carwings é central. Controles do AC automático, botão de "power", modo "ECO" e de tranca das portas. Note-se que as portas não trancam automaticamente a partir de determinada velocidade, como acontece na larga maioria dos veículos desta gama de preço, e que custaria "zero" implementar. Mas infelizmente não é a única omissão. A ENV200 Evalia, apesar dos seus bem mais de 30000 € de PVP, não traz, pasme-se, cruise control. Se a Nissan quer promover a ENV200 como um "monovolume eléctrico", não é a cortar nas coisas que o cliente espera "por defeito" que lá vão. Mais uma vez, o custo seria quase zero (uns botões e pouco mais). Mas há mais...
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Pala para o sol simplista, sem espelho de cortesia, e muito menos, iluminação. Mas o melhor vem aí...
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O que é que falta a este espelho retrovisor? Pois. Inacreditavelmente, a Nissan decidiu que um espelho dia/noite não fazia falta num veiculo de mais de 30K, de passageiros, e que é suposto ser "tipo monovolume". Na prática, circular de noite obriga a estar constantemente a ajustar o espelho, que obviamente também não é electrocromático. Uma falha inadmissível, mais uma vez com custo quase zero.
Apesar da ENV200 Evalia ser supostamente o topo da gama, estas omissões, a roçar o inacreditável, diminuem fortemente o prazer de condução. O Cruise control, porque é francamente desconfortável passar mais de 30 minutos com o pé no acelerador numa AE e o espelho dia/noite, porque é um acessório de segurança imprescindível, que deveria ser obrigatório. O espelho de cortesia, as senhoras agradeceriam.
Estas falhas não "matam" a ENV200 obviamente, mas são expectáveis em veículos de metade do preço, deixando uma sensação de "Tio Patinhas" para com a Nissan. Por outro lado vemos acessórios inúteis como os aquecedores de volante e assentos, muito úteis em Inglaterra ou na Alemanha, se calhar. Se fossem antes arrefecedores...
Continua...