Começo por dizer que fomos e voltamos ao Cabo da Roca sem ser preciso chamar o reboque... mas já lá vamos.
O dia começou tranquilo, foi levar o mais velho a uma consulta de manhã, e depois peguei no resto da família e fomos os 4 para a aula de futebol do mais velho, mas desta vez com a patroa a conduzir... pela primeira vez!
Passado 150 metros, no primeiro semáforo ela diz-me: ai mas então se eu largar o travão ele anda sozinho?
- Pois, é uma coisa chamada "creep", se queres tirar o pé do travão sem o carro andar carregas no botão "P"!
E carrego no botão "P"... e ora que muda o sinal para verde.
Ela: Mas isto agora não anda!
Eu: Mas acelera!
Ela: Já está!
Eu: Shit... muda para drive
Mudo para drive e o carro faz "bip bip" e não muda. Começam os carros todos a apitar atrás de nós!
Eu: ah caraças, e agora? Mas carregaste no travão "de mão"?
Ela: eu? eu não mexi em nada!
Como o Leaf é no fundo um grande computador, desliguei-o e voltei a ligar! E lá fomos nós. Com a confusão nem me lembrei que ela tinha que voltar a colocar o pé no travão para voltar a meter em "D"... nabo...
Quando chegámos a casa, mesmo tendo só feito 20km, achei melhor colocar o carro a carregar porque íamos fazer uma viagem de 90km até ao Cabo da Roca, e ainda não tenho o cartão da Mobi-e.
Uma vez com o carro a 100%, e 150Km de autonomia que rapidamente passaram para 130km no Eixo Norte-Sul, lá fomos, mas pela marginal até Cascais. Cheguei com 85Km de autonomia, o que fazia sentido porque 85Km+45Km percorridos dá 130km.
Era uma festa de anos de um filho de um amigo meu e fui obviamente gozado pelo "carro a pilhas", mas ninguém desgrudava. A inveja é muito feia!
Ao voltar para casa, e como tinha o dobro da autonomia para a distancia necessária, fiz-me pela autoestrada, a uma estonteante velocidade de 110Km/h!
Cheguei com 3 barras, e 30Km de autonomia... logo podia ter perdido a cabeça e vindo a 120km!
Gostei do GPS. Estranhei inicialmente porque estou habituado ao meu TomTom, mas depois habituei-me. Eu sabia o caminho para casa, mas queria controlar os km que faltavam vs a autonomia declarada no "guess-o-meter".
Estou é surpreendido com o Homecharger, pela negativa... Então não era suposto carregar o carro a ~3900W (16A)? É que está apenas a puxar 3000W (13A).
Tenho dois leitores de potencia instantânea, um ligado ao meu quadro no apartamento, e outro ao lado do Homecharger, e dão ambos os mesmos valores: ~3000W.
Estou um bocado desiludido. 900W a menos são 20% a menos na velocidade de carga! O que demoraria 5h demora 6h.
Qual é a vossa experiência com o Homecharger?
Abraços!
Zé