Bolas de regeneração, curiosidade.

Aqui devem ser colocadas todas as dicas e truques que achem interessantes relatar e partilhar
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de Aquisicao: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por jasmim »

Não sei se repararam, quando o Leaf está carregado a 100% as 4 bolas de regeneração (lado esquerdo) têm apenas 1 círculo.
Conforme vai gastando energia começam a aparecer 2 círculos, bola a bola. O seja os dois círculos representam a regeneração. Havendo 1 círculo, mesmo forçando a regeneração, esta não acontece.

Imagem
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por VETL »

eheh
Eu vou ficar admirado com os que ainda não repararam nisso ;)
Já agora Jasmim, do lado do Power é a mesma coisa. Quando existe limitação de potência vão desaparecendo bolas. Deste lado acredito que muito poucos viram isso, agora do lado da regeneração acho que tens andado distraído. lol
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de Aquisicao: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por jasmim »

VETL Escreveu:eheh
Eu vou ficar admirado com os que ainda não repararam nisso ;)
Já agora Jasmim, do lado do Power é a mesma coisa. Quando existe limitação de potência vão desaparecendo bolas. Deste lado acredito que muito poucos viram isso, agora do lado da regeneração acho que tens andado distraído. lol
Verdade, nunca vi a limitação. Faz sentido. Também há 2 círculos do lado do power. Quando à regeneração ando distraído ou é por já ter feito 18 anos... :D
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por mjr »

Do lado direito já vi algumas vezes, acontece a SOCs muito baixos, para proteger a bateria. Com a tartaruga só fica uma ou duas bolas completas.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6635
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de Aquisicao: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por BrunoAlves »

:shock:

Nunca tal vi. Mesmo na tartaruga não reparei :oops:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Orlando »

Se o carro for novo nem sequer apresenta bolas.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Avatar do Utilizador
t3lmo
Mensagens: 865
Registado: 04 ago 2012, 13:29
Data de Aquisicao: 31 out 2014
Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Localização: Sintra

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por t3lmo »

E igualmente podes reparar que o abrandamento por regeneração é muito menor nessas situações (não confies para fazer travagens) e depois aumenta conforme o SOC baixa, pois começa a existir espaço na bateria para guardar cada vez mais energia.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por mjr »

Nas baterias maiores (30kW.h) esse efeito é muito reduzido, só muito próximo dos 100% de Soc é que dá para notar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Essiemme
Proprietário Leaf
Mensagens: 1599
Registado: 08 jan 2011, 10:46
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
Localização: Porto Alto, Portugal

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por Essiemme »

O meu, mesmo com a bateria a 30% não mostra mais do que duas bolinhas de regeneração.
Só mostra as 4 quando está abaixo do VLBW e a menos do que 60 KM/h.

Grrrunf...

sm
:evil:
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH :|
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de Aquisicao: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Bolas de regeneração, curiosidade.

Mensagem por VETL »

Não pode ser.
Algo não deve estar bem.
Olhe o meu:
IMG_20160912_124504-800x450.jpg
IMG_20160912_124504-800x450.jpg (79.63 KiB) Visto 4769 vezes
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Truques e Dicas”