EhehehehOrlando Escreveu:ou compras outro Ve no segundo ano
EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: EDP (ou fornecimento de electricidade no geral)
E se como eu pretendo fazer, o VE for importado. Dá para obter esse desconto?

Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- t3lmo
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Não sendo novo, YLCE ou EDP energy2move, tanto faz.
Fiquei EDP pelos serviços e interfaces que dão aos clientes, e sendo que a YLCE não era certa nas datas de faturação, e eu gosto de tudo certinho.

Fiquei EDP pelos serviços e interfaces que dão aos clientes, e sendo que a YLCE não era certa nas datas de faturação, e eu gosto de tudo certinho.
Eu tentei e não deixaram... porque era 2 rodas, mesmo sendo marca parceira e nada dizer que o veículo tinha de ser um carroOrlando Escreveu:ou compras outro Ve no segundo ano e continuas a usufruir do desconto de 40euros
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
Ui! Que engano!t3lmo Escreveu: Fiquei EDP pelos serviços e interfaces que dão aos clientes, e sendo que a YLCE não era certa nas datas de faturação, e eu gosto de tudo certinho.
Eu também saí da EDP Serviço Universal para a EDP Comercial a pensar nisso.
Para minha surpresa eles acumularam o consumo de gás de Junho a Outubro e faturaram tudo em Novembro.
Na altura andava ocupado, não vi a fatura, só dei conta quando deram o rombo na minha conta bancária!
Infelizmente, na altura também não sabia que podia mandar o banco cancelar a transferência, mas já não me apanham noutra!!
E também porque mudei logo de operador!
Da ultima vez que fiz um comparativo de preços a YLCE e Coopérnico eram as que tinham melhores preços e não mudei ainda por preguiça...
- t3lmo
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de fabrico: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
Já me livrei do gás faz 1 anopemifer Escreveu: Para minha surpresa eles acumularam o consumo de gás de Junho a Outubro e faturaram tudo em Novembro.
Na energia elétrica são certinhos, e todas as semanas mando os meus consumos pela aplicação móvel de forma ter um histório semanal sincrono com as contas dos vários contadores de casa (quadros, Cloogy, wallbox, etc).
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Eu também. Mais de um ano atét3lmo Escreveu:Já me livrei do gás faz 1 ano![]()
Tenho Ylce e até agora tudo certinho relativamente às facturas, nunca falharam. Já tenho há mais de 1 ano.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Agora a instalação da tomada que está a ser preparada... Noutro tópico o Fil disse isto
Tenho um QE no apartamento e:
- o diferencial + térmico (In=40A) de entrada recebe F+N+T em fio de 6mm^2 (reparei agora que o diferencial é de 300mA e não 30mA como devia ser
)
- daí segue para um térmico (In=32A) que vai para o QE da garagem. Esta ligação é feita em fio de 4mm^2
No QE da garagem há um diferencial (este sim, de 30mA) e disjuntores térmicos para os poucos circuitos.
Problemas:
- a menos que substitua a ligação do QE do apartamento para a garagem, 4mm^2 é o que lá está e segundo a tabela da certiel, 32A é demasiado para esta secção
- o tubo que vai do QE da garagem até à tomada que fica no sítio que há-de ser do carregador é muito pequeno. Já lá passam 3x2,5mm^2, é impossível passar mais 3x4mm^2 (não quero nem posso inutilizar aquela tomada, queria colocar a CEE ao lado).
Até a tomada de 16A vai ser apertado
Julgo que não vou poder passar dos 16A, mas agradecia opiniões.Fil Escreveu:Aconselho CEE de 32A, depois pode limitar com o EVSE à potência desejada, se colocar CEE de 16A nunca poderá carregar acima disso, o que não faz sentido, até porque a diferença de preço entre as tomadas é irrisória.
Tenho um QE no apartamento e:
- o diferencial + térmico (In=40A) de entrada recebe F+N+T em fio de 6mm^2 (reparei agora que o diferencial é de 300mA e não 30mA como devia ser
- daí segue para um térmico (In=32A) que vai para o QE da garagem. Esta ligação é feita em fio de 4mm^2
No QE da garagem há um diferencial (este sim, de 30mA) e disjuntores térmicos para os poucos circuitos.
Problemas:
- a menos que substitua a ligação do QE do apartamento para a garagem, 4mm^2 é o que lá está e segundo a tabela da certiel, 32A é demasiado para esta secção
- o tubo que vai do QE da garagem até à tomada que fica no sítio que há-de ser do carregador é muito pequeno. Já lá passam 3x2,5mm^2, é impossível passar mais 3x4mm^2 (não quero nem posso inutilizar aquela tomada, queria colocar a CEE ao lado).
Até a tomada de 16A vai ser apertado
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Deve avaliar a possibilidade de trocar os fios de 4mm^2 para 6. Na questao da tomada troca os 3x2,5 por 3x 6 e adapta uma tomada adicional ao lado da tomada que ja la tem e repica os fios de uma para a outra.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Sim, essa é a minha preocupação também.rdias Escreveu:A ideia é boa, problema é depois o disjuntor . Quando estiver a usar a tomada de 16 A o disjuntor será de 30 ou 32 A, tornando essa tomada perigosa.Apr Escreveu:Deve avaliar a possibilidade de trocar os fios de 4mm^2 para 6. Na questao da tomada troca os 3x2,5 por 3x 6 e adapta uma tomada adicional ao lado da tomada que ja la tem e repica os fios de uma para a outra.
Também pode montar aí um quadro com tomadas, contadores e disjuntores, como por exemplo o vetl tem.
Um pequeno QE junto à tomada fica esquisitóide mas pode ser boa opção. Estava para montar a tomada e o térmico eu mas assim sendo vou falar com um electricista.
Em relação aos cabos do QE de casa para a garagem... Vou perguntar mas não cr€io que possa fazer isso agora...
- Apr
- Proprietário Leaf
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Não é preocupação nenhuma, ou adiciona mais 1 fio de 2,5mm no tubo e tem 2 ccts independentes, onde a terra e o neutro continuam a ser repicados dos fios de 6mm, ou então elimina a schuko e deixa apenas o ponto de carga com uma CEE de 32A.
Não é mal pensado colocar uma caixa com uma porta transparente para colocar uns elementos em calha DIN, para mais tarde pode adicionar um medidor de energia por exemplo.
Não é mal pensado colocar uma caixa com uma porta transparente para colocar uns elementos em calha DIN, para mais tarde pode adicionar um medidor de energia por exemplo.