Mais uma vez se confirma que os fabricantes tradicionais são todos umas "bestas" autênticas e não tem interesse nenhum na mobilidade eléctrica, pois não lhes dá a ganhar os biliões que os outros carros convencionais dão
Todos arranjam inconvenientes onde não existem, pois se a Tesla o pode fazer, porque não podem eles?
Realmente só tenho pena é da Tesla não ter capacidade de fabrico mais elevada, para colocar já o model 3 no mercado ainda hoje e satisfazer todos os pedidos.
Curioso que um aumento de 50% na capacidade dá um aumento de apenas 40% na autonomia, ao contrário do Leaf de 30kW.h que tem um aumento da autonomia superior ao aumento da capacidade. Isto significa que a BMW decidiu diminuir o SOC útil, por razões desconhecidas.
Sobre a possibilidade de trocar o pack, já há muito que desconfiava que não seria assim tão simples. É por isso que quando se comparam marcas se deve comparar o que fazem agora e não o que podem vir a fazer no futuro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Para já é vaporware, até porque não há informação oficial. E não aconselho a ninguém tomar decisões baseadas nestas fontes. Até prova em contrário (comunicado oficial da BMW), não é permitido o upgrade.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Este novo i3 é claramente superior ao Leaf de 30kW.h ao nível da autonomia, não há dúvidas nisso! Não por ter uma bateria maior (na verdade a capacidade útil é menor), mas por ser mais eficiente. Agora não venham com as tretas dos upgrades aos packs atuais por fontes diferentes da BMW. Esta ambiguidade não é nada boa para a credibilidade da BMW, devia fazer como a Nissan e dizer claramente se permite ou não.
A limitação a 27,2kW.h é claramente para cumprir com a garantia de 8 anos ou 160k km. É possível que esta nova química tenha mais alguma degradação por ciclos que a anterior, daí a limitação.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Tendo já autonomias oficiais EPA e NEDC e a chegar aos clientes em poucas semanas, penso que podemos considerar "é", embora tecnicamente seja "será".
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt