Ontem foi uma volta relativamente longa, cerca de 140km.
Coloquei-o à carga, e no intervalo do futebol fui ver remotamente como estava a carga. Anda faltava um pouco e o pack estava nos 28 graus. No fim do futebol, fui ao carro para desligar, e a ventilação do pack estava a funcionar (nunca tinha assistido a tal), agora o que me admirou é que a temperatura tinha descido para os 25 graus. A ventilação afinal funciona minimamente bem, tinha a impressão que não fazia praticamente nada.
Notei o habitáculo um pouco quente, e o encosto do braço traseiro, baixei-o e estrava morno.
Ah, tinha deixado uma festa nos vidros, que pode ter ajudado o calor a sair do habitáculo.
Alexandre, não me recordo, mas imagino que deveriam estar uns 20 graus.
Lembrei-me de um pormenor que poderá ser importante. Quando o coloquei à carga, ao fim da tarde, ainda estava sol. Não muito forte, mas ainda assim deixei uma fresta nos quatro vidros. Como ele permuta calor com o interior do carro, as frestas podem ter ajudado a dissipar o calor.
As frestas nos vidros, ou abrir a bagageira, ajuda um pouco.
Mas o principal factor é mesmo a temperatura exterior. Como estavam 20ºC no exterior o sistema consegue trocar algum calor e arrefecer a bateria.
Quando a temperatura exterior é igual ou superior à temperatura da bateria o sistema não consegue arrefecer a bateria de forma eficaz e na prática consegue apenas que não aqueça mais.
Neste caso arrefeceu 3 graus em cerca de 45 minutos, o que é muito bom.
O facto de não permitir o aumento de temperatura também já não é mau.
Realmente estava bastante céptico, nunca pensei que funcionasse, mas a verdade é que funciona, então eu tendo a possibilidade de o colocar na garagem (subterrânea), será excelente.