Obrigado pelo teu avisado, embora redutor comentário, VETL!VETL Escreveu:Até pode estar correto por coincidência.jpgoncalves2 Escreveu:...Não mais de 1% de degradação, em 18000km, acho!
Mas já demonstrámos cá as deficiências de estimativas significativas nos mk2 e portanto, sem uma descarga completa não pode aferir nada (infelizmente)...
 
 Por certo se tivesse ainda descarregado mais a bateria, o que significaria consumir os últimos 13 GIDS ou cerca de 1kWh restante que o LS indicava, um pouco mais energia poderia a bateria ter admitido e, quiçá, até uma taxa de degradação mais favorável ainda viesse a obter.
 
 Mas, ao fazê-lo, estaria a não tentar testar o carro nas condições mais idênticas possíveis em cada teste, o que acho que é mais importante do que a maior profundidade das descargas, antes do inicio de carga. E no último que fiz, há mais de 10000 km atrás, os GIDS restantes lidos na altura foram de 15 GIDS, isto é 2 de diferença... As baterias de lítio, da minha experiência prévia e confirmada agora também com o LS , na condução do mk2, sobem significativamente a temperatura, quando cruzamos para baixo os 3,6v, em aberto, ou os 3,0v em carga. E já todos sabemos também que a temperatura é o maior inimigo das baterias de lítio...
 Assim que fazê-la subir ainda mais , na tentativa de esgrimir a última décima no cálculo posterior da degradação, não compensa, a meu ver, já que a terei degradado significativamente, só para obter essa precisão! Mas eu preciso da bateria para conduzir e não para investigar...!;-) Assim sendo, e sempre bem ciente que a verdade é apenas uma versão da realidade,  e que esta é inapreensível para qualquer um de nós, vou contentar-me com a verdade a que cheguei, à falta de outra melhor,  e até porque a aparente coincidência com os estudos e demonstrações que referiste, parece afinal corroborá-la.
  Assim que fazê-la subir ainda mais , na tentativa de esgrimir a última décima no cálculo posterior da degradação, não compensa, a meu ver, já que a terei degradado significativamente, só para obter essa precisão! Mas eu preciso da bateria para conduzir e não para investigar...!;-) Assim sendo, e sempre bem ciente que a verdade é apenas uma versão da realidade,  e que esta é inapreensível para qualquer um de nós, vou contentar-me com a verdade a que cheguei, à falta de outra melhor,  e até porque a aparente coincidência com os estudos e demonstrações que referiste, parece afinal corroborá-la.  Para as minhas necessidades de informação, enquanto utilizador, é suficiente!
  Para as minhas necessidades de informação, enquanto utilizador, é suficiente!  Mas é sempre bom que alguém nos dê a sua opinião, ajuda-nos a todos a melhor entendermos a realidade que estudamos, bem hajas!
 Mas é sempre bom que alguém nos dê a sua opinião, ajuda-nos a todos a melhor entendermos a realidade que estudamos, bem hajas!  
 O sistema de controlo e informação do mk2 parece realmente fazer estimativas conservadoras, a bem da segurança e conforto da condução mas, para obviar um pouco isso, valha-nos o LS, não é?!;-)



 Não falta aí um 0 nos 14mV?
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 Para mim nada me aprece errado nestas medições... há que notar bem o numero de casas decimais..! Por certo , ao ter arredondado para 3,34 v,  em resposta ao mjr,  poderá ter lançado a confusão...
 Para mim nada me aprece errado nestas medições... há que notar bem o numero de casas decimais..! Por certo , ao ter arredondado para 3,34 v,  em resposta ao mjr,  poderá ter lançado a confusão... 