estimadarocha Escreveu:...Tu garantidamente não podes pagar é IVA duas vezes... isso é garantido.
estimadarocha: É muito difícil não pagares duas vezes nesses casos pelas razões que atrás expliquei...
VETL Escreveu:Numa viatura nova, o IVA é sempre liquidado em Portugal [alínea b) art.º 1.º RITI].
De qualquer forma, como o nosso código do IVA é hoje quase uma transposição de diretivas comunitárias, o vendedor tem no direito interno do seu país, de certeza, uma norma equivalente ao previsto na nossa alínea b) do art.º 14.º RITI, e deveria portanto não liquidar o IVA na origem.
Normalmente até podem não o fazer com receio que o adquirente não cumpra todos os preceitos legais na importação.
Corretamente, entendo que o vendedor comunitário fique com uma caução do valor do IVA até que lhe demonstremos que cumprimos todos os formalismos.
Depois disso demonstrado ele poderia devolver o valor da caução.
Na prática, ou por desconhecimento ou por muito poucos estarem disponíveis a arriscar, faturam sempre com IVA no seu país de origem.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets __________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
Automóveis novos
Quando compra um automóvel novo noutro país da UE com a intenção de o levar para o país da UE onde vive, está isento do pagamento de IVA no país onde efectua a compra.
O IVA deverá ser pago no país onde efectua o registo do automóvel.
Um «carro novo» é um carro que tem menos de 6 000 km ou menos de seis meses.
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Quando compra um automóvel novo noutro país da UE com a intenção de o levar para o país da UE onde vive, está isento do pagamento de IVA no país onde efectua a compra.
O IVA deverá ser pago no país onde efectua o registo do automóvel.
Um «carro novo» é um carro que tem menos de 6 000 km ou menos de seis meses.
Isto é verdade. Já tinha explicado atrás.
Espero que tenha entendido também porque é que isso não funciona na prática.
Se não, posso tentar explicar melhor...
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O IVA deverá ser pago no país onde efectua o registo do automóvel.
Um «carro novo» é um carro que tem menos de 6 000 km ou menos de seis meses.
Isto é verdade. Já tinha explicado atrás.
Espero que tenha entendido também porque é que isso não funciona na prática.
Se não, posso tentar explicar melhor...
VETL eu até entendo que eles fiquem com o IVA até terem a prova de pagamento do IVA em Portugal, agora não acredito é que depois não o devolvam...
Mas também concordo que nos casos das pessoas menos informadas.... acabem por pagar lá e depois em Portugal!!!
Já agora VETL em termos de despesas as que mencionei são as únicas ou estou me a esquecer de alguma?
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Quando compra um automóvel novo noutro país da UE com a intenção de o levar para o país da UE onde vive, está isento do pagamento de IVA no país onde efectua a compra.
O IVA deverá ser pago no país onde efectua o registo do automóvel.
Um «carro novo» é um carro que tem menos de 6 000 km ou menos de seis meses.
estimadarocha Escreveu:...Já agora VETL em termos de despesas as que mencionei são as únicas ou estou me a esquecer de alguma?
Não sei.
Se fosse eu, recorria aos serviços de alguém. Não tenho tempo para isso...
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