ainda assim é melhor que nadamjr Escreveu:O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.
Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
- psi20
- Proprietário Fluence
- Registado: 11 nov 2013, 19:06
- Data de fabrico: 07 jan 2016
- Capacidade bateria: 35Ah
Re: Diário de Bordo Fluence ZE - AlexMol
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Registado: 29 jan 2015, 22:10
- Data de fabrico: 07 set 2019
- Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
- Contacto:
Da minha experiência até ao momento, a temperatura da bateria é muito mais influenciada pela temperatura ambiente ou por uso intensivo do que pelo carregamento.mjr Escreveu:O problema dos elementos de Peltier é que são muito pouco eficientes. Se são gastos 400W no elemento de Peltier isso significa que a capacidade de arrefecimento não deve ultrapassar os 200W. É o suficiente para impedir que a carga aqueça a bateria, mas não mais.
Com temperatura ambiente mais ou menos constante se iniciar a carga sem ventilação não vai iniciar a ventilação durante a carga devido a aquecimento provocado pelo carregamento.
É verdade que arrefece muito pouco, e sendo o pack muito compacto, tem muita inércia térmica pelo que o arrefecimento é lento e difícil de notar, mas, como diz o psi20, é melhor que nada.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
18-Mai-2015
Primeira chatice com o Fluence
No dia de o levar à revisão, onde também iam verificar o problema da climatização, recusou-se a "pegar".
Ao tentar ligar o carro apareceu uma mensagem de aviso a vermelho acompanhada de irritantes apitos com "Avaria Motor Eléctrico - Perigo" recusando-se a ligar.
Tinha andado bem no dia anterior.
Experimentei desligar e tentar novamente algumas vezes e tudo na mesma.
Experimentei carregar uns minutos e a carga fez-se normalmente.
Nova tentativa e ainda apeado
Esperámos um pouco, voltámos a tentar e ao fim de muitas (mais de 10) tentativas lá ligou.
Pensei, isto deve ser algum mau contacto ou bug e de certeza que na oficina vai trabalhar bem
Dei entrada com o carro na Renault para a revisão e expliquei logo o sucedido.
Quando o funcionário foi buscar o carro ao parque... ligou sem problemas POIS CLARO!
Fiquei a pensar que me vão dar o carro de volta com uma falha intermitente...
Mas no mesmo dia ligou-me o funcionário da Renault a dizer que tinha acontecido lá na oficina... uff.. do mal o menos.
Agora a parte chata: como o aviso foi de avaria no motor eléctrico o carro tem de ser visto por oficina credenciada ZE Service, e qual a mais próxima? Em Lisboa!
Resultado: a Renault tem de transportar o carro de Faro para Lisboa, fazer as reparações, e mandar de volta, adivinha-se que vou ficar pelo menos uma semana sem o carro.
No meio disto tudo fui informado que está a decorrer um recall ao cabo de carregamento que vinha com o carro e que vão trocar por um novo. Aparentemente foi detectada uma falha na cravagem dos terminais nalguns cabos desta série.
Parte positiva: até ao momento o funcionário da Renault tem sido atencioso e tem-me comunicado o que está a acontecer.
To be continued...
Primeira chatice com o Fluence
No dia de o levar à revisão, onde também iam verificar o problema da climatização, recusou-se a "pegar".
Ao tentar ligar o carro apareceu uma mensagem de aviso a vermelho acompanhada de irritantes apitos com "Avaria Motor Eléctrico - Perigo" recusando-se a ligar.
Tinha andado bem no dia anterior.
Experimentei desligar e tentar novamente algumas vezes e tudo na mesma.
Experimentei carregar uns minutos e a carga fez-se normalmente.
Nova tentativa e ainda apeado
Esperámos um pouco, voltámos a tentar e ao fim de muitas (mais de 10) tentativas lá ligou.
Pensei, isto deve ser algum mau contacto ou bug e de certeza que na oficina vai trabalhar bem
Dei entrada com o carro na Renault para a revisão e expliquei logo o sucedido.
Quando o funcionário foi buscar o carro ao parque... ligou sem problemas POIS CLARO!
Fiquei a pensar que me vão dar o carro de volta com uma falha intermitente...
Mas no mesmo dia ligou-me o funcionário da Renault a dizer que tinha acontecido lá na oficina... uff.. do mal o menos.
Agora a parte chata: como o aviso foi de avaria no motor eléctrico o carro tem de ser visto por oficina credenciada ZE Service, e qual a mais próxima? Em Lisboa!
Resultado: a Renault tem de transportar o carro de Faro para Lisboa, fazer as reparações, e mandar de volta, adivinha-se que vou ficar pelo menos uma semana sem o carro.
No meio disto tudo fui informado que está a decorrer um recall ao cabo de carregamento que vinha com o carro e que vão trocar por um novo. Aparentemente foi detectada uma falha na cravagem dos terminais nalguns cabos desta série.
Parte positiva: até ao momento o funcionário da Renault tem sido atencioso e tem-me comunicado o que está a acontecer.
To be continued...
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
27-Mai-2015
Pois rapidamente não se vai resolver.
Ligaram-me da Renault Chelas, onde estão os serviços ZE, e, para variar, há boas e más notícias.
As boas é que já resolveram o problema da climatização.
Nem boas nem más é que as ferramentas de diagnóstico do conjunto de força motriz indicam que realmente há um curto-circuito no motor/controlador. A maneira mais fácil de resolver o problema (e se calhar a única dados os conhecimentos dos técnicos de cá) é trocar o conjunto controlador/motor, que é o que vão fazer.
As más é que o controlador/motor deve vir de fora e demora 5 a 8 dias úteis a chegar mais o tempo para montar. O meu palpite é que não vai demorar menos que 2 semanas.
Não sei se há mais casos destes em Portugal, mas no Reino Unido já houve pelo menos 4 casos de motor que teve de ser trocado.
Pois rapidamente não se vai resolver.
Ligaram-me da Renault Chelas, onde estão os serviços ZE, e, para variar, há boas e más notícias.
As boas é que já resolveram o problema da climatização.
Nem boas nem más é que as ferramentas de diagnóstico do conjunto de força motriz indicam que realmente há um curto-circuito no motor/controlador. A maneira mais fácil de resolver o problema (e se calhar a única dados os conhecimentos dos técnicos de cá) é trocar o conjunto controlador/motor, que é o que vão fazer.
As más é que o controlador/motor deve vir de fora e demora 5 a 8 dias úteis a chegar mais o tempo para montar. O meu palpite é que não vai demorar menos que 2 semanas.
Não sei se há mais casos destes em Portugal, mas no Reino Unido já houve pelo menos 4 casos de motor que teve de ser trocado.
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
3-Jun-2015
Bom, parece que há luz ao fundo do túnel.
Através de contacto pelo site da Renault e concessionário de Faro a previsão é para estar pronta a reparação dia 9 e entrega aqui em baixo até dia 12.
Através de contacto por portas travessas directamente com alguém da Renault Chelas o motor terá chegado ontem à noite e prevê-se que fique pronto dia 5 e que o carro chegue cá abaixo dia 8 ou 9.
Bom, parece que há luz ao fundo do túnel.
Através de contacto pelo site da Renault e concessionário de Faro a previsão é para estar pronta a reparação dia 9 e entrega aqui em baixo até dia 12.
Através de contacto por portas travessas directamente com alguém da Renault Chelas o motor terá chegado ontem à noite e prevê-se que fique pronto dia 5 e que o carro chegue cá abaixo dia 8 ou 9.
Menos mal Alex, as coisas estão se a compor...será que o carro vai ganhar eficiência/performance?
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Espero que corra tudo bem. Tiveste algum carro de cortesia?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- alexmol
- Proprietário Tesla
- Contacto:
Nada de carros de cortesia, nesse aspecto acho que me trataram como mais um do rebanho.
Pelo contrato de aluguer de baterias teria direito a viatura de substituição mas com um limite de 3 dias, e sem garantia de ser VE, pelo que nem activei essa cláusula.
Agora acho que me podiam ter emprestado qualquer coisa, nem que fosse um Twizzy
Pelo contrato de aluguer de baterias teria direito a viatura de substituição mas com um limite de 3 dias, e sem garantia de ser VE, pelo que nem activei essa cláusula.
- psi20
- Proprietário Fluence
- Registado: 11 nov 2013, 19:06
- Data de fabrico: 07 jan 2016
- Capacidade bateria: 35Ah
alexmol Escreveu:Nada de carros de cortesia, nesse aspecto acho que me trataram como mais um do rebanho.
tb nao pressionaste muito...
-
Orlando
- Proprietário Leaf
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Mas pelo menos vais ter um desconto no aluguer deste mês?
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

ZX Spectrum