Substituição de módulo
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Substituição de módulo
Passados 2 anos, para balanço e apreciação, ressuscito este tópico.
Acordou hoje com este aspecto
Nota-se bem a cicatriz da operação.
Acordou hoje com este aspecto
Nota-se bem a cicatriz da operação.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Substituição de módulo
Hoje acordou assim. Apenas para mostrar como as células 71 e 72 se ajustaram e as minhas novas "weak cells" 16 e 44 já se revelam com este SOC.
Fala-se sempre em substituição de pack. Cada caso será um caso, mas não haverá situações economicamente vantajosas, que passem pela substituição parcial de módulos? Estou a pensar numa operação que, quando rotinada, poderá ter valores comportáveis e vantajosos.
Fala-se sempre em substituição de pack. Cada caso será um caso, mas não haverá situações economicamente vantajosas, que passem pela substituição parcial de módulos? Estou a pensar numa operação que, quando rotinada, poderá ter valores comportáveis e vantajosos.
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Substituição de módulo
Claramente a 71 e 72 têm muito mais capacidade que as restantes. É normal, pois são mais recentes.
A troca de módulos terá interesse no caso de haver módulos com defeito. Para restaurar 5-10% de capacidade, no máximo, penso que será caro de mais, especialmente a nível de mão-de-obra. Infelizmente não estou a imaginar uma oficina a abrir um pack e a trocar módulos em tempo aceitável. Trocar o pack todo é muito mais rápido.
A troca de módulos terá interesse no caso de haver módulos com defeito. Para restaurar 5-10% de capacidade, no máximo, penso que será caro de mais, especialmente a nível de mão-de-obra. Infelizmente não estou a imaginar uma oficina a abrir um pack e a trocar módulos em tempo aceitável. Trocar o pack todo é muito mais rápido.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 958
- Registado: 05 jun 2011, 14:46
- Data de fabrico: 01 jul 2011
- Capacidade bateria: 47,44, 9 barras
Re: Substituição de módulo
Divagando, com intencionalidade.mjr Escreveu: Infelizmente não estou a imaginar uma oficina a abrir um pack e a trocar módulos em tempo aceitável. Trocar o pack todo é muito mais rápido.
Eu estou a imaginar-me no Japão, com módulos no mercado de segunda mão de carros acidentados ou de outras origens, e com oficinas que já não precisam de consultar o manual para abrir o Pack e reprogramar o que for necessário. O que faz a Nissan com os packs que recebe na troca?
Em Portugal e neste momento, concordo que é melhor não pensar nesta hipótese mas isto terá de evoluir...digo eu. Existe aqui no fórum quem ainda vai ganhar dinheiro com este mercado. OXALÁ queiram e seja verdade
Nissan Leaf - 7 Julho 2011 - 93 500km em 1 FEV2020 - 40,38 AHr - 8 barras
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2480
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Substituição de módulo
Fica já o video de desmontagem do pack:
http://insideevs.com/nissan-leaf-batter ... wn-videos/
Parece tudo tão simples que dá vontade de experimentar. Será que o bms tem mesmo que saber que tem uma celula nova para funcionar?
http://insideevs.com/nissan-leaf-batter ... wn-videos/
Parece tudo tão simples que dá vontade de experimentar. Será que o bms tem mesmo que saber que tem uma celula nova para funcionar?
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Substituição de módulo
Divagar????
Em Espanha há uma comunidade inteira atrás das baterias do Leaf para colocar em Vectrix.
Em Espanha há uma comunidade inteira atrás das baterias do Leaf para colocar em Vectrix.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2480
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Substituição de módulo
Hehe os videos atras é dum sujeito que as vai por na vectrix!!
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Substituição de módulo
Ja há pessoal com contactos em Paris....isto está a mexer!Apr Escreveu:Hehe os videos atras é dum sujeito que as vai por na vectrix!!
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh