Diário de Bordo Opel Ampera

jfr2006
Mensagens: 2510
Registado: 26 nov 2014, 11:18
Data de Aquisicao: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por jfr2006 »

mjr Escreveu:Isto já foi dito muitas vezes, mas volto a repetir: Não é necessário carregar a 100% um pack de lítio. Qual é o problema de numa noite não carregar um pack de 85kW.h completo? Em duas ou três ele chega lá... A não ser que todos os dias sejam precisos fazer 300km.
Acho que não nos estamos a entender:

P: Qual o objectivo de escolher o Tesla?
R: Poder fazer mais que os 150km por dia que outros oferecem

P: Como?
R: Simples.. o Tesla tem um pack de 85kWh, que permite isso muito bem

Problema: o utilizador faz 300 a 400 km todos os dias, logo precisa de carregar o pack por completo todas as noites..O problema: sem um super carregador, nada a fazer :cry:

E atenção: não é nenhuma critica ao Tesla. Para mim, o Tesla é fenomenal e o melhor carro da actualidade. Peca é por só ser realmente 100% utilizável nos países civilizados :cry:
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por Fil »

Mas porque é que sem supercarregador não dá? Só se o carro nunca parar e também não tiver um chademo por perto. Não se pode colocar 20kW em casa e carregar totalmente em menos de 4 horas?
São tantas as possibilidades...
Só quem faz centenas de klms por dia pode pensar na autonomia, os restantes clientes compram um S pelo todo e não apenas pela autonomia, penso eu de que. Tal como quem compra um veículo da mesma gama de outras marcas ;)
santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 02:51
Data de Aquisicao: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por santanamos »

Para mim chegava bem um leaf para taxi se houvesse chademos na zona. Tambem não é todos os dias que fazemos os 250km, mas é facil em 2 turnos.
Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2486
Registado: 22 fev 2014, 01:29
Data de Aquisicao: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por Apr »

Tambem nao entendo o argumento da dificuldade de carga do tesla. Quem me dera ter esse tipo de problemas!
FilipeSantos
Mensagens: 126
Registado: 10 mar 2014, 21:23

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por FilipeSantos »

Com um Tesla, dentro da cidade...com 80% da carga e a controlar o acelerador (é o mais difícil devido à adrenalina do poder enorme do arranque que tem), faz-se na boa 350km. :)
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por Orlando »

FilipeSantos Escreveu:Com um Tesla, dentro da cidade...com 80% da carga e a controlar o acelerador (é o mais difícil devido à adrenalina do poder enorme do arranque que tem), faz-se na boa 350km. :)
E ainda por cima não se utiliza a capacidade total da bateria.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 10:39
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 »

Cheguei hoje à simpática marca de 5000 km's feitos com o Ampera em pouco mais de 2 meses. Algumas notas:

- Quando comprei o carro preocupava-me acima de tudo com consumo, vulgo L/100, mas rápidamente esse exercício deixou de fazer sentido, pois até hoje o MCI só trabalhou 3 vezes, o carro é usado em modo 100% eléctrico sempre, a excepção são as viagens grandes que faço para fora de Lisboa;

- No entanto e a título de curiosidade, na primeira viagem que fiz, gastei em modo de extensão de autonomia, portanto com o MCI a trabalhar cerca de 6.15L/100. Esta média baixou para 5.4L/100 da última vez que fiz precisamente o mesmo trajecto. Tal se fica a dever ao facto de agora conhecer muito melhor o carro e consigo aproveitar um recurso que é a regeneração em modo "L", o que me permite uma poupança substancial (este modo de condução acentua a travagem regenerativa);

- A poupança que consigo face à anterior realidade (carro a Diesel) é enorme, pois além de andar sempre a electricidade, raramente a pago. Este fenómeno é conseguido através da adaptação de rotinas diárias, como por exemplo, só faço compras em centros comerciais onde possa carregar (Fórum Sintra, perto de minha casa), frequento um ginásio em que foi condição exigida por mim poder carregar no estacionamento e claro está carregando diariamente no trabalho, etc;

- Pelo lado negativo, destaco o facto da rede MOBIE ser uma desilusão...É frustrante como cidadão e contribuinte ver o estado a que chegou uma infraestrutura que tanto dinheiro nos custou a todos, desde postos que estão simplesmente desligados até ao típico desrespeito/baldalheira pelas normas, falo claro está dos carros a combustão estacionados nos lugares reservados a carregamento...enfim "terceiro mundista";

- Relativamente a problemas. Nada a assinlar

Só me arrependo de não ter feito esta mudança à mais tempo :D teria poupado muito mais a carteira e o meio ambiente ;)

Imagem
img host[/img]
Última edição por lmmr74 em 10 abr 2015, 10:46, editado 1 vez no total.
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por Fil »

Boa marca para 2 meses ;)
Realmente a falta de civismo não ajuda, mas apesar de tudo, fico satisfeito por perceber que quem anda com estes carros, sô se arrepende de não os ter há mais tempo ;)

Força nisso, e que esses 5 mil passem a 500 mil sem problemas ;)
lmmr74
Mensagens: 344
Registado: 19 nov 2014, 10:39
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por lmmr74 »

MRider Escreveu: Uma pergunta:

Quanto paga de selo ?
Penso que +/- 130 euros/ano.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Opel Ampera

Mensagem por mjr »

Isso não vai mudar com a fiscalidade verde? Era uma das grandes desvantagens dos híbridos plug-in o facto de se pagar IUC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Responder

Voltar para “Opel Ampera / Chevrolet Volt”