O meu Leaf fez o teste e chumbou!
- joaocfgoncalves
 - Proprietário i3
 - Mensagens: 909
 - Registado: 30 jan 2014, 01:48
 - Data de fabrico: 23 abr 2014
 - Capacidade bateria: 18.8 kWh
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Porque é que a marca recomenda carregar apenas a 80%? Nesse caso de que serve ficar com 20% vazio?
			
									
									"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
						http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.
Eu aconselho a alguém de Oeiras que se ofereça a ajudar o vitorcoias a diagnosticar o problema, com o Leaf Spy. Pode ser um problema semelhante ao do outro Victor (célula avariada)...
Recomendo screenshots das tensões das células a 100%, 80%, bateria fraca e bateria muito fraca. Nos concessionários ninguém percebe nada disto.
			
									
									Eu aconselho a alguém de Oeiras que se ofereça a ajudar o vitorcoias a diagnosticar o problema, com o Leaf Spy. Pode ser um problema semelhante ao do outro Victor (célula avariada)...
Recomendo screenshots das tensões das células a 100%, 80%, bateria fraca e bateria muito fraca. Nos concessionários ninguém percebe nada disto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
x2mjr Escreveu:Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.
Eu aconselho a alguém de Oeiras que se ofereça a ajudar o vitorcoias a diagnosticar o problema, com o Leaf Spy. Pode ser um problema semelhante ao do outro Victor (célula avariada)...
Recomendo screenshots das tensões das células a 100%, 80%, bateria fraca e bateria muito fraca. Nos concessionários ninguém percebe nada disto.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- joaocfgoncalves
 - Proprietário i3
 - Mensagens: 909
 - Registado: 30 jan 2014, 01:48
 - Data de fabrico: 23 abr 2014
 - Capacidade bateria: 18.8 kWh
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
mjr Escreveu:Porque carregar a 80% não expõe (expões menos) as células a tensões que aceleram a degradação do eletrólito. Na verdade, o efeito é diminuto, a não ser que o carro seja carregado a 100% e deixado ficar meses a fio sempre a 100%. Numa utilização normal de carregar a 100% e andar com o carro logo de seguida praticamente não tem efeito.
No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam.
É isso?
"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
						http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- mjr
 - Administrador do site
 - Mensagens: 9958
 - Registado: 04 jan 2011, 15:55
 - Data de fabrico: 30 mai 2018
 - Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
 - Localização: Porto
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
			
									
									Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
						Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- VETL
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 4068
 - Registado: 03 jul 2013, 13:50
 - Data de fabrico: 27 jan 2017
 - Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
 - Localização: Aveiro
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Estamos a falar de "caudal" / velocidade de carregamento ou "do nível do depósito" / % de SOC, joaocfgoncalves?joaocfgoncalves Escreveu:...No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
						=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- joaocfgoncalves
 - Proprietário i3
 - Mensagens: 909
 - Registado: 30 jan 2014, 01:48
 - Data de fabrico: 23 abr 2014
 - Capacidade bateria: 18.8 kWh
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
nível de deposito, acho eu... Quando falam de carregar até aos 80%, quer dizer que carregam só 80% da bateria, certo?VETL Escreveu:Estamos a falar de "caudal" / velocidade de carregamento ou "do nível do depósito" / % de SOC, joaocfgoncalves?joaocfgoncalves Escreveu:...No meu caso (i3) posso colocar o carregamento em 3 níveis, no Vosso (Leaf) colocam a percentagem que desejam...
No meu caso é caudal/velocidade, uma vez que posso colocar entre estes modos

"i" Born Electric 07-06-2014. BMW i3.
http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
						http://www.facebook.com/optica.docentro
Associação de Utilizadores Veículos Eléctricos http://www.uve.pt
- 
				cromero
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 514
 - Registado: 10 mai 2014, 20:14
 - Data de fabrico: 09 mai 2014
 - Capacidade bateria: 58,00 Ah 12 barras
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
- Apr
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 2486
 - Registado: 22 fev 2014, 02:29
 - Data de fabrico: 28 jun 2013
 - Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
isso é intensidade de corrente  de carga, pena a BMW não colocar logo a potencia certa. É que nas tomadas não há nenhuma que diga que a potencia máxima é "baixa" ou "reduzida". 
Consegues saber quais as potencias/correntes envolvidas?
			
									
									
						Consegues saber quais as potencias/correntes envolvidas?
- 
				Orlando
 - Proprietário Leaf
 - Mensagens: 5839
 - Registado: 06 jan 2011, 00:22
 - Data de fabrico: 0-12-2014
 - Capacidade bateria: 58ah
 
Re: O meu Leaf fez o teste e chumbou!
Com EVSE de 10a ou 16a?cromero Escreveu:Depois de meses de utilização do meu carregador na garagem, agora carrego exactamente o que quero, Uma hora de carga, no meu caso, carrega 18% da bateria... Posso programar quase milimetricamente a carga que quero: uma hora 18%, meia hora 9%, cada dez minutos cerca a de 3%... e por aí fora...mjr Escreveu:Não, no Leaf só dá 80% e 100% (que na realidade é 96% no Leaf mk1 e 97,5% no mk2).
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
						Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh