Obrigado, Malm. Só irei a Coimbra se conseguir garantir uma carga rápida no concessionário Nissan. (Sim, consegui fazer 213,4 kms com uma única carga - Porto/Ponte de Lima/Porto - como está registado no meu DB, com várias referências a ti. Foi uma epopeia bem sucedida que talvez não volte a repetirMalm Escreveu:213,4 km com uma única carga?
Quanto aos carregamentos no hipercor, existem várias tomadas sempre disponíveis. No entanto, mesmo com o carregador de 16A e ao contrário do que eu pensei inicialmente, carrega-se de forma mais lenta do que nos postos mobi-e.
Leaf - Coimbra
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cromero
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Re: Leaf - Coimbra
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Re: Leaf - Coimbra
Encontrei uma tomada no parque coberto do Leroy, quando lá for vou tentar falar com o responsavel da loja,era muito interessante se desse para carregar ali à vontade.
- pafi
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Re: Leaf - Coimbra
E fez-se luz!

(Da esquerda para a direita: ficha macho de 4 pinos, cabo esventrado de 5 condutores para sobrar o fio azul do neutro que liga num dos pinos da ficha schuko. Dentro da schuko, um cabo amarelo+verde que liga o outro pino ao piloto e depois ao pino terra. Quando se encontra a fase acende, quando se encontra o neutro apaga. Depois de encontrado o neutro, seguem os 5 fios para a ficha fêmea trifásica de 5 pinos). Tudo tapado com várias voltas de fita isoladora e pronto a usar em conjunto com a mui útil mega extensão trifásica de seis tomadas. Ou seja, seis motas ligadas com um carregador, ou então três motas ligadas com dois carregadores cada. É à escolha do freguês
Está pronta para entrar em produção em série, após a respetiva homologação... obviamente durante os carregamentos do próximo encontro de VE - no Glicínias, no Foz Plaza ou então no Vasco da Gama. Reparei que há lá muitas destas. Parece que estavam à minha espera (schuko+trifásica de 4 pinos).

Este era o tal piloto que faltava. Parece uma luzinha daquelas do busca pólos. Tem dois fios, uma resistência e uma pequena lâmpada que acende quando o pino da ficha encontra a fase da tomada.




Assim não dá.

Mas assim já dá.

E então, quando lhe fazemos o teste?
Agora sim Portugal, estamos prontos para todo o género de parques de estacionamento, campos de feiras, quadros elétricos e pimenteiros que nos apareçam à frente.
O espaço para transportar toda a aparelhagem é que já começa a falhar. Qualquer dia preciso de arranjar um reboque.

(Da esquerda para a direita: ficha macho de 4 pinos, cabo esventrado de 5 condutores para sobrar o fio azul do neutro que liga num dos pinos da ficha schuko. Dentro da schuko, um cabo amarelo+verde que liga o outro pino ao piloto e depois ao pino terra. Quando se encontra a fase acende, quando se encontra o neutro apaga. Depois de encontrado o neutro, seguem os 5 fios para a ficha fêmea trifásica de 5 pinos). Tudo tapado com várias voltas de fita isoladora e pronto a usar em conjunto com a mui útil mega extensão trifásica de seis tomadas. Ou seja, seis motas ligadas com um carregador, ou então três motas ligadas com dois carregadores cada. É à escolha do freguês
Está pronta para entrar em produção em série, após a respetiva homologação... obviamente durante os carregamentos do próximo encontro de VE - no Glicínias, no Foz Plaza ou então no Vasco da Gama. Reparei que há lá muitas destas. Parece que estavam à minha espera (schuko+trifásica de 4 pinos).
Este era o tal piloto que faltava. Parece uma luzinha daquelas do busca pólos. Tem dois fios, uma resistência e uma pequena lâmpada que acende quando o pino da ficha encontra a fase da tomada.




Assim não dá.

Mas assim já dá.

E então, quando lhe fazemos o teste?
Agora sim Portugal, estamos prontos para todo o género de parques de estacionamento, campos de feiras, quadros elétricos e pimenteiros que nos apareçam à frente.
O espaço para transportar toda a aparelhagem é que já começa a falhar. Qualquer dia preciso de arranjar um reboque.
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Re: Leaf - Coimbra
O objetivo é ir buscar o neutro à tomada e juntá-lo às 3 fases e ao terra da ficha trifásica de 5 pinos.
Há dois tipos de tomadas trifásicas - 4 pinos e 5 pinos.
Para as de 5 pinos (3 fases+neutro+terra) já tenho adaptadores para separar as 3 fases e ligar 6 tomadas (2 tomadas a cada fase).

Para as tomadas de 4 pinos (3 fases+terra) tinha o problema de não as poder utilizar em virtude de não terem neutro.
Assim sendo, e sabendo que pelo menos em 2 locais nossos conhecidos (Glicínias, em Aveiro, e Foz Plaza, na Figueira da Foz), há quadros elétricos que dispõem de tomadas trifásicas (4 pinos) e tomadas normais uma ao lado da outra, faltava um adaptador para se poder tirar partido dessas tomadas.
Portanto, a partir de agora poderemos usar estas tomadas trifásicas de "4+1" pinos, colocando ao nosso dispor 3 fases a 16A cada.
Há dois tipos de tomadas trifásicas - 4 pinos e 5 pinos.
Para as de 5 pinos (3 fases+neutro+terra) já tenho adaptadores para separar as 3 fases e ligar 6 tomadas (2 tomadas a cada fase).

Para as tomadas de 4 pinos (3 fases+terra) tinha o problema de não as poder utilizar em virtude de não terem neutro.
Assim sendo, e sabendo que pelo menos em 2 locais nossos conhecidos (Glicínias, em Aveiro, e Foz Plaza, na Figueira da Foz), há quadros elétricos que dispõem de tomadas trifásicas (4 pinos) e tomadas normais uma ao lado da outra, faltava um adaptador para se poder tirar partido dessas tomadas.
Portanto, a partir de agora poderemos usar estas tomadas trifásicas de "4+1" pinos, colocando ao nosso dispor 3 fases a 16A cada.
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Re: Leaf - Coimbra
Muito bom, obrigado por explicares como funciona, não fazia ideia que era comum haver tomadas trifasicas sem neutro.
Tu es o mcgyver das tomadas, não há nenhuma que não consigas domar....
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Re: Leaf - Coimbra
Pelo que percebi até agora, servem maioritariamente para máquinas "rotativas" - motores, bombas, batedeiras, esmeris, ...
Pois é, cada vez que avistamos tomadas de 4 pinos salta-nos a tampa! Eram um desperdício pois não lhes podíamos dar uso. E por várias vezes ficámos todos separados em parques por causa disso. Mas também hão-de servir para os pópós. Nesse caso, poderão carregar 3 com os EVSE de 16A. O cabo é rígido e tem secção de 4mm^2. Deve dar
Pois é, cada vez que avistamos tomadas de 4 pinos salta-nos a tampa! Eram um desperdício pois não lhes podíamos dar uso. E por várias vezes ficámos todos separados em parques por causa disso. Mas também hão-de servir para os pópós. Nesse caso, poderão carregar 3 com os EVSE de 16A. O cabo é rígido e tem secção de 4mm^2. Deve dar
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Re: Leaf - Coimbra
Não rdias.rdias Escreveu:Mas eu só conheço tomadas trifásicas de 16 A ou 32 A... Não tem todas neutro e terra ? Estas são todas de cinco pinos ... Acho eu... Sendo só diferente o seu tamanho e a espessura dos pinos ?
Muitas das trifasicas que se veem por aí não têm neutro. Apenas 3 fases mais terra...
[img]http://i00.i.aliimg.com/img/pb/404/562/ ... 04_428.jpg[/img]
São os electrões destas que são mal empregues para serem comidos apenas com os olhos...
Última edição por VETL em 12 out 2014, 23:57, editado 2 vezes no total.
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Re: Leaf - Coimbra
Sim... se tiverem 5 pinos (3 fases + 1 neutro + 1 terra). Se tiverem 4 pinos, então têm apenas (3 fases + 1 terra).rdias Escreveu:Mas eu só conheço tomadas trifásicas de 16 A ou 32 A... Não tem todas neutro e terra ? Estas são todas de cinco pinos ... Acho eu... Sendo só diferente o seu tamanho e a espessura dos pinos ?
De 16A para 32A aumenta o diâmetro do material uma vez que há mais energia a passar (imagina se for de 200A...)
As duas vermelhas da direita são ligeiramente maiores, 32A. As duas vermelhas da esquerda são de 16A.

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Re: Leaf - Coimbra
Não. O máximo que se arranja é carregar sem o terra.rdias Escreveu:Mas nenhum VE carrega sem neutro pois não ?
Bem preciso de lições de electricidade ....
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Re: Leaf - Coimbra
Pensava que o tesla, o ZOE e os que têm carregador trifásico não precisavam do neutro...pafi Escreveu:Não. O máximo que se arranja é carregar sem o terra.rdias Escreveu:Mas nenhum VE carrega sem neutro pois não ?
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