Diário de Bordo - mrr

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por RJSC »

rdias Escreveu:Eu se comprasse um tesla provavelmente instalaria uma tomada monofásica de 32 A na minha garagem. Penso que fica mais barato do que trifásica 16 A e não teria de fazer alterações na minha rede eléctrica .
Só fica mais barato por causa da poupança na alteração da instalação (diferencial e algumas mudanças de ligações no quadro) porque para a garagem para 32A já tem que levar fios novos.
Mas 32A com uma fase são 7.36kW, 16A com 3 fases são 11kW. A carga ia demorar mais.
Última edição por RJSC em 23 abr 2014, 22:55, editado 1 vez no total.
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por RJSC »

mrr Escreveu:Eu acho que o cabo é normal (3x6mm), não me parece que tenha mais dois fios de sinal.
Devem ter metido uma Trifásica devido a ser de 32A, muito provavelmente apenas deve ter ligado uma fase. Nunca vi uma monofásica de 32A, mas deve ser como o mjr diz devem ser raras.
Não estou bem a ver como meteram um relé de 32A decente dentro da ficha J1772.
Se já o relé de 16A foi a desgraça que foi na foto que estava no tópico do DB do mjr...
mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 679
Registado: 14 fev 2014, 20:32
Data de Aquisicao: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr »

RJSC Escreveu:
mrr Escreveu:Eu acho que o cabo é normal (3x6mm), não me parece que tenha mais dois fios de sinal.
Devem ter metido uma Trifásica devido a ser de 32A, muito provavelmente apenas deve ter ligado uma fase. Nunca vi uma monofásica de 32A, mas deve ser como o mjr diz devem ser raras.
Não estou bem a ver como meteram um relé de 32A decente dentro da ficha J1772.
Se já o relé de 16A foi a desgraça que foi na foto que estava no tópico do DB do mjr...
Pois é essas duvidas de qualidade que me deixam um pouco com receio de adequirir uma. De facto para 32A o rele deve ser bem grande para caber na ficha J1772.
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 679
Registado: 14 fev 2014, 20:32
Data de Aquisicao: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr »

Hoje decidi deixar o Leaf fora da garagem, a temperatura ca fora esta a 9 graus.
Tive que inventar um pouco para conseguir por a tomada cá fora.
https://www.dropbox.com/s/8c5tl6pi4y6kv ... 204845.jpg
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de Aquisicao: 01 jan 2018

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Fil »

RJSC Escreveu:
rdias Escreveu:Eu se comprasse um tesla provavelmente instalaria uma tomada monofásica de 32 A na minha garagem. Penso que fica mais barato do que trifásica 16 A e não teria de fazer alterações na minha rede eléctrica .
Só fica mais barato por causa da poupança na alteração da instalação (diferencial e algumas mudanças de ligações no quadro) porque para a garagem para 32A já tem que levar fios novos.
Mas 32A com uma fase são 7.36kW, 16A com 3 fases são 10.25kW. A carga ia demorar mais.
Com 10 kw em casa, o valor do kw também é mais caro do que nas outras potências abaixo. É muito caro passar para trifásica? 6.9 kw não são 30A? Como é q se passa para 32? O salto seguinte não é para 40A?
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 05 jan 2011, 23:22
Data de Aquisicao: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por Orlando »

Eu tenho monofásico 30A, 6,9kw
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por RJSC »

Fil Escreveu: Com 10 kw em casa, o valor do kw também é mais caro do que nas outras potências abaixo. É muito caro passar para trifásica? 6.9 kw não são 30A? Como é q se passa para 32? O salto seguinte não é para 40A?
O valor seguinte é 40A sim, mas tem que haver alguma corrente de sobra com o carro a carregar para o resto dos eletrodomésticos em casa, senão quando está o carro a carregar não pode ligar o frigorífico/congelador sem o quadro desligar.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mjr »

O valor seguinte acho que é 45A, que pode ser em certas situações 45A monofásico ou 3x15A trifásico.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
mrr
Proprietário Leaf
Mensagens: 679
Registado: 14 fev 2014, 20:32
Data de Aquisicao: 20 jun 2013
Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por mrr »

Deixo aqui mais uma alteração que efectuei para arrefecer o Pack.
Removi a tampa metálica e fiz uma nova em PVC com um orifício de 110mm com tampa de aperto rápido, assim é muito mais fácil de ligar um tubo para arrefecer o Pack. Claro que isto é tudo "Home Made" por isso a qualidade não se pode questionar.

Fotos:
https://www.dropbox.com/s/sr252e0g5iadp ... 215524.jpg
https://www.dropbox.com/s/8rchm3l431vl4 ... 215544.jpg

Video:
https://www.dropbox.com/s/dilj1q0r5gf5m ... rapido.wmv
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Diário de Bordo - mrr

Mensagem por RJSC »

Está bem bom!
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”