Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Viagem Oriente - Coimbra com 1 carga rápida em Aveiras
Ora bem, esta é a primeira foto que tenho para mostrar. 100% carga, no Parque das Nações:
150 Km de autonomia... li algures que o numero não é bem real, depende das ultimas viagens, etc... por isso decidi seguir até Aveiras ver se o posto rápido estava a funcionar. Arranquei e fiquei logo assustado com os números de autonomia a descerem a pique... O carro veio sem cartão SD com os mapas, está no correio, por isso nada de rádio, climatização ou GPS! O manual diz que também vem junto do cartão SD por isso não tinha informação nenhuma sobre o carro!
Demorei uma eternidade para descobrir onde se faz reset ao conta Km parcial... acho que carreguei em todos os botões e manetes do volante em todas as combinações possíveis, quando o descobri já não fazia falta.
Cheguei a Aveiras com 70Km de autonomia, estava mesmo mal impressionado, qualquer que fosse o tipo de condução que usasse não conseguia parar de perder Km de autonomia....
Posto de Aveiras OK, carro a carregar durante cerca de 40 min. Parei nos 98%
121Km de autonomia, a coisa estava a correr um bocado para o mal, decidi sair da AE e seguir pela Nacional, ao menos podia praticar velocidades mais baixas, e sempre eram menos Km até Leiria.
Descobri que o cruise control baixa muito a autonomia estimada, por isso não o usei mais, mas encontrei a função que me salvou - o limitador de velocidade!!!
Basicamente usava o acelerador com muito cuidado e limitava a velocidade para uma velocidade um pouco abaixo do limite.
E foi então que o fenómeno da multiplicação do Kms aconteceu, à medida que ia fazendo Km, ia ficando com mais autonomia! até que a autonomia estimada = distância para Coimbra.
Quando cheguei a Leiria tinha autonomia para chegar a Coimbra + 15Km, pelo que decidi não parar em Leiria.
Assim que saí de Leiria, duas ou três subidas mataram a folga que tinha, cheguei a ter autonomia = à distancia para Coimbra. Eu bem tentei mas não conseguia reduzir mais a velocidade.
Quando o aviso de bateria fraca ligou a coisa ficou tensa, já não sabia o que podia acontecer, tudo o que tinha lido estava confuso e não sabia ao certo se o carro ia passar para o tal modo de tartaruga ou não. Não vacilámos e lá chegámos ao destino. Parei o carro, respirámos fundo, olhámos uns para os outros e com aquele sentido de dever cumprido fomos a correr ligar os aquecedores de casa porque estávamos todos congelados!!!
E para acabar cá fica o estado correspondente das baterias, com o leafspy gratuito. Ainda procurei a porta OBD antes da viagem, mas parece que esta estava escondida atrás de uma tampa.
Não consigo fazer uma leitura muito detalhada da informação, os especialistas que se pronunciem. Não percebo o SOC diferente da % de bateria no painel...
Ora bem, esta é a primeira foto que tenho para mostrar. 100% carga, no Parque das Nações:
150 Km de autonomia... li algures que o numero não é bem real, depende das ultimas viagens, etc... por isso decidi seguir até Aveiras ver se o posto rápido estava a funcionar. Arranquei e fiquei logo assustado com os números de autonomia a descerem a pique... O carro veio sem cartão SD com os mapas, está no correio, por isso nada de rádio, climatização ou GPS! O manual diz que também vem junto do cartão SD por isso não tinha informação nenhuma sobre o carro!
Demorei uma eternidade para descobrir onde se faz reset ao conta Km parcial... acho que carreguei em todos os botões e manetes do volante em todas as combinações possíveis, quando o descobri já não fazia falta.
Cheguei a Aveiras com 70Km de autonomia, estava mesmo mal impressionado, qualquer que fosse o tipo de condução que usasse não conseguia parar de perder Km de autonomia....
Posto de Aveiras OK, carro a carregar durante cerca de 40 min. Parei nos 98%
121Km de autonomia, a coisa estava a correr um bocado para o mal, decidi sair da AE e seguir pela Nacional, ao menos podia praticar velocidades mais baixas, e sempre eram menos Km até Leiria.
Descobri que o cruise control baixa muito a autonomia estimada, por isso não o usei mais, mas encontrei a função que me salvou - o limitador de velocidade!!!
Basicamente usava o acelerador com muito cuidado e limitava a velocidade para uma velocidade um pouco abaixo do limite.
E foi então que o fenómeno da multiplicação do Kms aconteceu, à medida que ia fazendo Km, ia ficando com mais autonomia! até que a autonomia estimada = distância para Coimbra.
Quando cheguei a Leiria tinha autonomia para chegar a Coimbra + 15Km, pelo que decidi não parar em Leiria.
Assim que saí de Leiria, duas ou três subidas mataram a folga que tinha, cheguei a ter autonomia = à distancia para Coimbra. Eu bem tentei mas não conseguia reduzir mais a velocidade.
Quando o aviso de bateria fraca ligou a coisa ficou tensa, já não sabia o que podia acontecer, tudo o que tinha lido estava confuso e não sabia ao certo se o carro ia passar para o tal modo de tartaruga ou não. Não vacilámos e lá chegámos ao destino. Parei o carro, respirámos fundo, olhámos uns para os outros e com aquele sentido de dever cumprido fomos a correr ligar os aquecedores de casa porque estávamos todos congelados!!!
E para acabar cá fica o estado correspondente das baterias, com o leafspy gratuito. Ainda procurei a porta OBD antes da viagem, mas parece que esta estava escondida atrás de uma tampa.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Eu não consigo fazer o que tu fizeste, nem hoje nem há 3 anos Ainda por cima, a tua experiência era pouca ou nenhuma. Posso reformar-me descansado. És o novo campeão das distâncias longas aqui do fórum. Aveiras-Coimbra com 98%, quase 150 km, eu conheço essa estrada, e se me perguntasses durante a semana se irias conseguir eu diria simplemente não.
Talvez tenha recebido cargas rápidas a mais, porque depois de ver o do hsanchez, só ter 95% parece-me pouco. 5% em menos de um ano não é animador. De resto parece-me tudo bem.
Talvez tenha recebido cargas rápidas a mais, porque depois de ver o do hsanchez, só ter 95% parece-me pouco. 5% em menos de um ano não é animador. De resto parece-me tudo bem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Parabéns pela aventura.Apr Escreveu:...
Não consigo fazer uma leitura muito detalhada da informação, os especialistas que se pronunciem. Não percebo o SOC diferente da % de bateria no painel...
Essas temperaturas do pack são mesmo baixas para quem fez carga rápida e tantos Km... (Na verdade era um PCR mas a carga foi lenta e a andar devagarinho não aquece nada).
Eu não ligo nada, mesmo nadinha à autonomia restante que ele calcula.
Acredito mais na estimada pelo LeafSpy dentro dos parâmetros que lhe forneço.
No que se refere a essa capacidade de 62,29AHr (95%), estou a estranhar um bocado (para não dizer muito).
Isto porque ainda este fim-de-semana fiz dois screenshots a dois Leaf´s de 2011 no encontro de Águeda e com mais Km que esse (nenhum destes que agora refiro era o do hsanchez). E eles reportavam precisamente essa capacidade do teu que aqui apresentas.
Qual é a data de fabrico e a data da matrícula? Sabes?
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
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Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Pelo facto de só ter 3 sensores de temperatura eu arriscaria que é de julho de 2013. Se calhar, o screenshot só foi tirado no dia a seguir, e por isso é que estão tão baixas.
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- mjr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Há casos de LEAfs de 2013 que estranhamente reportam uma capacidade mais baixa, na ordem dos 62Ah, mas que na realidade têm a capacidade toda. A única maneira que parece haver é descarregar o carro até à tartaruga algumas vezes para ele recalibrar a capacidade. Houve casos de Leafs de 2013 que fizeram mais de 20km entre o aviso de bateria muito fraca e a tartaruga.
Leafs de 2011 com 62Ah só no mundo imaginário pré P3227 ou com a bateria trocada, IMHO.
Edit -Face aquilo que sabemos, 62Ah num carro com dois Verões em cima não é possível. Ou não têm a P3227 (daí o mundo imaginário pré P3227), ou ficaram numa cave o tempo todo com um SOC baixo, ou aconteceu um reset recente da capacidade como ao victorcmpinto.
Leafs de 2011 com 62Ah só no mundo imaginário pré P3227 ou com a bateria trocada, IMHO.
Edit -Face aquilo que sabemos, 62Ah num carro com dois Verões em cima não é possível. Ou não têm a P3227 (daí o mundo imaginário pré P3227), ou ficaram numa cave o tempo todo com um SOC baixo, ou aconteceu um reset recente da capacidade como ao victorcmpinto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O leaf é mesmo de julho de 2013, como adivinhaste?
A ultima foto foi tirada de manhã porque a do final da viagem nao apanhou a autonomia que estava a piscar. A do estado da bateria também, depois de encontrar a tampa que escondia a porta obd2.
O que é que acontecia no meu caso, tinha ainda 20 km antes de aparecer a indicação de bateria muito fraca? Confesso que fiquei um bocado desorientado quando entrei na "reserva". E o soc ser 18,3%? Nao devia ser 12% como indica o carro?
Desculpem tantas perguntas.
A ultima foto foi tirada de manhã porque a do final da viagem nao apanhou a autonomia que estava a piscar. A do estado da bateria também, depois de encontrar a tampa que escondia a porta obd2.
O que é que acontecia no meu caso, tinha ainda 20 km antes de aparecer a indicação de bateria muito fraca? Confesso que fiquei um bocado desorientado quando entrei na "reserva". E o soc ser 18,3%? Nao devia ser 12% como indica o carro?
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
O que o carro realmente reporta não é bem o SOC, mas o SOC útil. Como o Leaf Spy reporta o SOC real, eles divergem nos extremos. Com o carro 100% carregado o SOC real é de cerca de 96% e com o carro em tartaruga o SOC real anda pelos 2%, daí a diferença.
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Apr, eu tenho uma bola de cristal .Apr Escreveu:O leaf é mesmo de julho de 2013, como adivinhaste?
A ultima foto foi tirada de manhã porque a do final da viagem nao apanhou a autonomia que estava a piscar. A do estado da bateria também
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Estou impressionado!!
- Apr
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Re: Diário de Bordo APR - Nissan Leaf 2013
Orlando Escreveu:Parabéns, conta lá essa aventura?
Tens nas informações, à esquerda, que o carro é de 2011...deve ser engano pois vejo no título 2013.
Atualizado!