Não há um único proprietário de Leaf a contar novidades, neste dias só tenho visto um diário de bordo digno desse nome, os outros é que nem a designação de semanário de bordo merecem
DIÁRIO DE BORDO - mjr
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Esses Gids a 80% já começaram a subir?
Não há um único proprietário de Leaf a contar novidades, neste dias só tenho visto um diário de bordo digno desse nome, os outros é que nem a designação de semanário de bordo merecem
.
Não há um único proprietário de Leaf a contar novidades, neste dias só tenho visto um diário de bordo digno desse nome, os outros é que nem a designação de semanário de bordo merecem
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Os meus estão a descer agora vertiginosamente... Cada vez mais...Malm Escreveu:Esses Gids a 80% já começaram a subir?
Não há um único proprietário de Leaf a contar novidades, neste dias só tenho visto um diário de bordo digno desse nome, os outros é que nem a designação de semanário de bordo merecem.
Não percebo...
As temperaturas desceram (já não passam dos 25º há um mês +/-) e deixei de fazer carregamentos a 100%.
Antes carregava até 80% ao fim do dia e depois, no dia seguinte, até aos 100% imediatamente antes de saír de casa.
Como ganhei confiança e vi que se carregasse apenas 80% me chegava bem para o dia-a-dia deixei de carregar a 100%
Vou esperar mais uma ou duas semanitas a ver o comportamento e depois relatarei no diário de bordo.
Não esperava uma queda destas nesta altura e ainda por cima tendo deixado de carregar a 100%...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Isso é muito estranho. Está toda a gente a verificar o mesmo?
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Bem, hoje de manhã os meus gids subiram. Nas últimas semanas tenho tido 194 gids em cargas a 80% mas hoje subiu para 195gids. E não teve a ver com temperaturas mais baixas porque ontem fiz uma carga rápida. Aliás logo após a carga rápida a capacidade reportada pelo BMS subiu dos 55,23Ah para os 55,35Ah, bem como a temperatura da bateria que passou dos 23ºC para os 29ºC.
Tenho a sensação que agora (pós P3227) com as temperaturas a baixar o BMS reporta corretamente a capacidade a baixar. É que as temperaturas mais baixas na realidade provocam um abaixamento temporário de capacidade, apesar de reduzirem a velocidade de degradação da bateria. Ainda são dados preliminares mas parece ser esse o comportamento verificado. Vamos aguardar pelo frio para confirmar esta mudança, para melhor, do BMS.
Tenho a sensação que agora (pós P3227) com as temperaturas a baixar o BMS reporta corretamente a capacidade a baixar. É que as temperaturas mais baixas na realidade provocam um abaixamento temporário de capacidade, apesar de reduzirem a velocidade de degradação da bateria. Ainda são dados preliminares mas parece ser esse o comportamento verificado. Vamos aguardar pelo frio para confirmar esta mudança, para melhor, do BMS.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
As temperaturas já baixaram. Se os valores de capacidade recuperassem com a descida da temperatura isso já se notava. A verdade é que essa recuperação era irreal. Agora, com o P3227, o gráfico que vão construindo vai ser basicamente sempre a descer. Agora não recupera de inverno, mas também não cai tão a pique no início do verão.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Ontem à noite, pela primeira vez em 27 meses, esqueci-me de pôr o carro a carregar! Assim lá teve o Leaf de ficar na garagem e a minha mulher saiu com a Passat. Claro que o Leaf não ficou o dia todo na garagem...
Se calhar vou-me "esquecer" mais vezes de o pôr a carregar... 
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
A minha mulher ainda não fez um único km com o meu i-MiEV. Tem carta e faz todos os dias 60 km com um Peugeot 106 comercial. Ainda não percebeu como se faz o ponto de embraiagem num i-MiEV
. Pelo contrário, o meu filho, desde os 9 anos que faz os estradões de terra aqui da zona. É a segunda pessoa com mais km feitos com o meu carro.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Mais uma pequena atualização do gráfico de capacidade:

Começa a ficar cada vez mais claro que este Inverno não haverá um salto na capacidade reportada como no ano passado.

Começa a ficar cada vez mais claro que este Inverno não haverá um salto na capacidade reportada como no ano passado.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Malm
- Proprietário i-MiEV
- Mensagens: 3529
- Registado: 06 ago 2011, 15:38
- Data de fabrico: 31 mar 2011
- Localização: Tábua
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
Esse salto na capacidade reportada era uma ilusão que foi resolvida com o P3227. Agora o que nós queremos ver é uma traço horizontal inverno fora. É pedir demasiado? Então que seja com 1º de inclinação a descer.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: DIÁRIO DE BORDO - mjr
É até possível que desça por refletir a perda de capacidade temporária com temperaturas mais baixas. Nesse caso subiria ligeiramente na Primavera e depois continuaria a queda no Verão.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt