Realizei o teste drive do BMW i3 este domingo aqui em Lisboa.
A minha opinião:
Nota-se claramente o avanço tecnológico, mal seria se uma marca três anos depois da Nissan lançar o Leaf não inovasse.
Algumas soluções não serão consensuais: só tem 4 lugares, os passgeiros do banco de trás para sairem/entrarem é obrigatório um dos dos bancos da frente tirar o cinto de segurança e abrir a sua porta, não tem possibilidade de carregar nos PCR´s Chademo já instalados (galp, CML, Entreposto, Caetano,etc.).
Muito bom o sistema de regeneração de energia o que ajuda a solucionar o problema da entrada em curva com velocidade excessiva, o que com caixa manual/automática se resolvia mas que no Leaf por exemplo exige muita atenção.
Gostei do aspecto futurista principalmente dos interiores.
Excelente relação peso/potência, menos 500 kg do que o Leaf e mais 60 cv, com chassis em carbono.
O preço ressente-se: 38.000 euros base, na minha simulação sem grandes extras 49.000 euros.
Mais um avanço para a Mobilidade Eléctrica.
Quanto ao resto é uma questão de gosto e de disponibilidade financeira.
Não tem possibilidade de carregamento nos atuais PCR??? Entendam-se de uma vez por todas, de preferência sem prejudicar quem já investiu na mobilidade elétrica.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.
Usa o sistema Combo, que foi o que a Alemanha aprovou e obrigou toda a União Europeia a aderir.
Segundo me informou o vendedor, a BMW já estaria em conversações para que fossem feitas as alerações necessárias, passando os postos a ter duas mangueiras.
Não sendo a solução mais eficaz, não é nenhum drama, nas actuais estações de serviço cada posto de abasecimento tem normalmente 4 mangueiras - gasóleo normal e plus e gasolina de 95 e 98 octanas -. sendo que cada mangueira obriga a um depósito independente, o que não sucederá nestes PCR´s que poderão ter 2/3 mangueiras ligadas á rede eléctrica única.
...e continua a saga dos cabos e tomadas?!? 190 marcas chegaram a acordo para esse sistema combo, gostava de saber quais são as marcas, pelos vistos ainda nem lançaram os seus modelos electricos !! Custava assim tanto aceitarem o que já existe??
Não será dispendioso para as proprias marcas estarem a adaptar os seus carros para o mercado europeu e vice-versa? Pois, o cliente paga isso! Está certo.
Quando lá fui o ano passado andavam de clones, agora já é de i3. Para o ano será de Tesla? Ou de Fiat, afinal eles conseguem desenvolver um carro melhor que o Model 3 em menos de ano.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt