Calma que há 1 ano atrás aconteceu o mesmo.EVUber Escreveu: 10 out 2026, 09:30Compressor do AC, OBC - On-Board Charger, Bateria 12v, Cablagem entre a bateria 400v e o motor eléctrico, pode ser qualquer coisaNonnus Escreveu: 09 out 2026, 18:00 Hoje liga-me a minha mulher a dizer que o carro apresentava o erro de "Falha do sistema de propulsão" e que o carro não andava.
Disse-lhe para desligar e voltar a ligar, mas ela já tinha feito várias vezes. Quando me ia a preparar para lhe dizer para desligar a bateria de 12V, ela disse-me que o carro já andava, mas o erro persistia.
Chegou a casa o erro manteve-se. Fui ver o que o que se passava ligo o carro e tudo normal![]()
Com esta já é a segunda vez que aparece este erro, mas depois tudo funciona.
É um problema de fabrico e ja foi debatido superficialmente aqui no forum e são aos milhares com o mesmo problema do grupo Stellantis ...Agora é ir com ele para a garantia
https://portaldaqueixa.com/brands/peuge ... -143660325
viewtopic.php?t=8873
viewtopic.php?p=157907#p157907
Estou mais inclinado para a primeira hipótese do mecânico da IA.O facto de o erro ter aparecido ao ligar o carro, ter permitido a condução e depois ter desaparecido sozinho sem qualquer intervenção é um comportamento clássico nos carros elétricos do grupo Stellantis (como o e-2008 de 2021) e aponta para três cenários muito prováveis:
1. Queda de Tensão na Bateria Auxiliar de 12V (A Causa Mais Comum)
Os carros elétricos continuam a depender de uma bateria normal de 12V para ligar os computadores de bordo antes de acionarem a bateria de alta tensão.
• Se ao ligar o carro a bateria de 12V registou uma quebra momentânea de tensão (muito comum em carros de 2021 onde a bateria original já tem 5 anos de uso), os sensores entram em pânico e disparam um falso positivo de "falha do grupo propulsor".
• Assim que começou a andar, o conversor do carro carregou a bateria de 12V, a tensão estabilizou e, no ciclo de arranque seguinte, o computador de bordo viu que estava tudo bem e apagou o aviso.
2. "Glitch" ou Falha de Comunicação de Software (BMS)
Os módulos de controlo eletrónico do e-2008 de 2021 comunicam entre si através de uma rede interna. Se um módulo demorar frações de segundo a mais a responder no momento em que carrega no botão Start, o sistema assume erro. Quando desliga e volta a ligar o carro mais tarde, o sistema faz um reboot limpo e o erro desaparece. A Peugeot resolve isto com uma atualização de software da BMS (Battery Management System).
3. Falha Intermitente no Isolamento ou Compressão do AC
Se o erro ocorreu num dia de muito calor ou muito frio, pode ter sido uma leitura intermitente do compressor do ar-condicionado ou uma perda momentânea de isolamento elétrico. O sistema ativa o aviso por precaução, mas se o parâmetro voltar ao normal nos minutos seguintes, ele próprio retira o alerta do painel.