Nonnus Escreveu: 25 set 2026, 10:07
Vamos esperar pelo meio dia...
Ficamos todos a perceber que a questão é política e não sobre a real qualidade dos carros chineses.
A compra de um carro para uma empresa que faz 80.000km/ano é a decisão financeira e operacional mais crítica do negócio, ditando diretamente a margem de lucro face aos elevados custos fixos e à rápida depreciação do ativo.
Achas mesmo que eu iria investir num carro chines para a minha empresa ? Eu estou meter um desgaste num VE em apenas 1 ano o que muitos proprietários fazem em 5 anos.
O E-niro tem 3 anos de uso profissional e 2 de uso particular, ainda esta semana deixei 1000€ de revisão dos 350.000km + troca do oleo da caixa na KIA, não lhe posso apontar falhas da bateria ou nível mecânico, mas a nível de interior e material de desgaste não esta ao nível de um toyota ou a outros japoneses, por exemplo quando abres uma porta e sentes a borracha das porta ressequida e colada a porta porque passou o dia ao sol...
Tenho feito o possível para manter o e-niro aceitável, reparaçao do volante e bancos no estofador, fitas carbono a tapar o descascar do alumínio, troca camera marcha atras, e mais está para fazer...
É natural que um particular nao se aperceba destes sintomas porque não da uso suficiente e so vai notar quando o carro tiver 10 ou 15 anos.
Se o VE Coreano já apresenta estes sintomas em 5 anos o que será um carro elétrico chines feito as 3 pancadas...
Não, a questão não é política, a questão é estar a pagar para ter conforto, qualidade, durabilidade, segurança e garantia...