DB ID.3 Pro Performance 58 - cfvp

Fórum de discussão sobre o VW ID3.
Nerusonu
Registado: 13 mar 2018, 10:51
Data de Aquisicao: 30 dez 2020
Capacidade bateria: 58Kwh

Re: DB ID.3 Pro Performance 58 - cfvp

Mensagem por Nerusonu »

cfvp Escreveu: 23 jun 2026, 17:52 Lá tive que largar cerca de €560 em 4 pneus novos, estavam todos ressequidos, o carro pelos vistos passou bastante tempo ao sol. Da próxima vez que comprar um carro em segunda mão tenho que estar mais atento a estes pormenores, mas o tempo é pouco e há muita coisa para ver....

Bom, quanto aos pneus, estava indeciso entre Goodyear EfficientGrip Performance 2 ou Hankook ventus prime 4, sendo que estes últimos já tinha colocado 2 no Leaf. Como a diferença de preço era pequena e o senhor da oficina recomendou os Hankook, acabei por optar por estes. Também já tinha visto o civic a recomendar aqui no fórum.
Parabéns pela máquina. Só uma nota quanto aos pneus, se o teu tiver os de 19 ou 20 convém os pneus terem o selante(cada marca chama uma coisa diferente) pois não ha kit de reparação de furos nestes dois casos, apenas o de 18" tem esse kit(isto de serie)
cfvp
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Mensagem por cfvp »

Obrigado. Os do meu são 18". ;)

Um aspecto negativo que me lembrei entretanto é que o carro às vezes descai a estacionar nas descidas. Parece que fica baralhado e tenho que pressionar o pedal do travão durante uns segundos para ele perceber que é para andar para trás e não descair para a frente. No Leaf não me lembro de tal acontecer, mas o funcionamento era um pouco diferente, enquanto que o ID.3 anda sem pisar o acelerador, mesmo em subidas, o Leaf já não fazia isto, normalmente só em (quase) plano é que andava sem pisar o acelerador, porém também não descaía.

O ID.3 tem outro modo que é o Autohold, mas sinceramente do pouco que experimentei não gostei muito. De qualquer forma, isto do descair fez-me logo lembrar um carro a combustão, é realmente estranho...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh de 2019 (vendido a 06/2026 com 59 900 kms).
Volkswagen ID.3 Pro Performance 58kWh de 2022 com 39 000 kms (comprado a 05/2026 com 35 000 kms).
pbaptista
Registado: 25 mar 2015, 23:21
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Mensagem por pbaptista »

Que tenhas sorte!

Vou muitas vezes a Sevilha e faço a auto-estrada Merida-Sevilha, mas entro um pouco mais abaixo em Villafranca de los Barros, em modo automatico, a 120, a média é cerca de 15kWh/100km. Tens 4 modos de condução, eu ando sempre em eco.
Volkswagen ID.3 Tour (77kWh), entregue em 12 de Fevereiro de 2021.
14800 km em 12/02/2022
34640 km em 12/02/2023
65197 km em 12/02/2024
95900 km em 12/02/2025
122162 km em 12/02/2026
Nerusonu

Mensagem por Nerusonu »

cfvp Escreveu: 13 jul 2026, 18:16 Obrigado. Os do meu são 18". ;)

Um aspecto negativo que me lembrei entretanto é que o carro às vezes descai a estacionar nas descidas. Parece que fica baralhado e tenho que pressionar o pedal do travão durante uns segundos para ele perceber que é para andar para trás e não descair para a frente. No Leaf não me lembro de tal acontecer, mas o funcionamento era um pouco diferente, enquanto que o ID.3 anda sem pisar o acelerador, mesmo em subidas, o Leaf já não fazia isto, normalmente só em (quase) plano é que andava sem pisar o acelerador, porém também não descaía.

O ID.3 tem outro modo que é o Autohold, mas sinceramente do pouco que experimentei não gostei muito. De qualquer forma, isto do descair fez-me logo lembrar um carro a combustão, é realmente estranho...
É o autohold que ajuda nesse ponto. Eu depois de me habituar não quero outra coisa.
cfvp

Mensagem por cfvp »

pbaptista Escreveu: 17 jul 2026, 16:15 Que tenhas sorte!

Vou muitas vezes a Sevilha e faço a auto-estrada Merida-Sevilha, mas entro um pouco mais abaixo em Villafranca de los Barros, em modo automatico, a 120, a média é cerca de 15kWh/100km. Tens 4 modos de condução, eu ando sempre em eco.
Obrigado. Eu ando num modo personalizado, mas é algo entre desportivo e conforto. Também estava bastante calor e foi sempre com o AC ligado.

Agora depois ter andado mais uns kms parece que as células estão a "estabilizar" :think: . É que no mesmo percurso já me aconteceu o carro gastar 4 ou 5% e outros dias gasta 1% ou 2%. Ou então tem uma queda de SoC que não é linear. Tenho que comprar um OBD e averiguar melhor.
Também já deu para ter melhor noção da eficiência e diria que em cidade é semelhante ao Leaf, mas em autoestrada parece ser um pouco melhor. Porém é preciso ter em conta que o ID.3 tem uma bateria mais pesada e refrigeração da mesma.

Por falar em OBD qual recomendam? Vi aqui no fórum falarem do Vgate iCar Pro 2S. Também há o OBDEleven, mas ainda estou a pensar se vale a pena.
Nerusonu Escreveu: 18 jul 2026, 23:34 É o autohold que ajuda nesse ponto. Eu depois de me habituar não quero outra coisa.
Não gosto muito do autohold, talvez por falta de hábito. Mas sem autohold o carro não deveria descair e na maior parte das vezes não descai, por isso acho que há ali um ligeiro problema de software.
Volkswagen ID.3 Pro Performance 58kWh de 2022 com 39 000 kms (comprado a 05/2026 com 35 000 kms).
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Mensagem por pms »

cfvp Escreveu: 26 jul 2026, 17:13Por falar em OBD qual recomendam? Vi aqui no fórum falarem do Vgate iCar Pro 2S. Também há o OBDEleven, mas ainda estou a pensar se vale a pena.
Eu experimentei os vLinker da Vgate, MC e MC+ (o meu actual) e funcionam bem com a app Car Scanner, e com o ABRP (o MC+). Agora ando a experimentá-los com o evDash e o MC+ pelo menos funciona também.

Não sei como se comparam aos Vgate iCar em termos de diferenças. Os iCar parecem ser mais acessíveis no preço, e os vLinker parecem-me tentar ser clones visuais dos OBDLink.
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
cfvp

Mensagem por cfvp »

pms Escreveu: 26 jul 2026, 17:27 Eu experimentei os vLinker da Vgate, MC e MC+ (o meu actual) e funcionam bem com a app Car Scanner, e com o ABRP (o MC+). Agora ando a experimentá-los com o evDash e o MC+ pelo menos funciona também.
Mandei vir esse vLink MC+. Depois quando o tiver partilho os dados. Obrigado.

Continuo a ter problemas na conexão remota ao carro. Este supostamente perde a ligação e nunca a restabelece, mas no carro indica que tem rede :? . Só que vou à app e diz que "o veículo não tem ligação à internet". Isto obriga-me ir ao carro e manualmente desativar a rede e voltar a ativar, algo que demora vários minutos... :roll:
Estou na versão 3.8, mas acho que já existe a 3.8.3, só que não tive qualquer notificação para uma atualização OTA. Não sei se será apenas nas oficinas? Não devia ser, mas já não digo nada.
Nerusonu

Mensagem por Nerusonu »

cfvp Escreveu: 13 ago 2026, 20:28
pms Escreveu: 26 jul 2026, 17:27 Eu experimentei os vLinker da Vgate, MC e MC+ (o meu actual) e funcionam bem com a app Car Scanner, e com o ABRP (o MC+). Agora ando a experimentá-los com o evDash e o MC+ pelo menos funciona também.
Mandei vir esse vLink MC+. Depois quando o tiver partilho os dados. Obrigado.

Continuo a ter problemas na conexão remota ao carro. Este supostamente perde a ligação e nunca a restabelece, mas no carro indica que tem rede :? . Só que vou à app e diz que "o veículo não tem ligação à internet". Isto obriga-me ir ao carro e manualmente desativar a rede e voltar a ativar, algo que demora vários minutos... :roll:
Estou na versão 3.8, mas acho que já existe a 3.8.3, só que não tive qualquer notificação para uma atualização OTA. Não sei se será apenas nas oficinas? Não devia ser, mas já não digo nada.
Se é por isso que vejo tantos relatos disso ainda bem que o meu ainda está preso na 3.7... Quanto ao 3.8.3, se não vier por OTA entretanto podes ir à oficina(e pagar) e se der actualizam. E digo "se der" porque sei que ha versões de SW que só vêm nos carros de fábrica, ou seja tu podes ter a 3.8 OTA e a 3.8.3 ser só para os carros que vieram de fábrica com ela, na realidade são a mesma versão de SW
cfvp

Mensagem por cfvp »

Nerusonu Escreveu: 14 ago 2026, 11:27 Se é por isso que vejo tantos relatos disso ainda bem que o meu ainda está preso na 3.7... Quanto ao 3.8.3, se não vier por OTA entretanto podes ir à oficina(e pagar) e se der actualizam. E digo "se der" porque sei que ha versões de SW que só vêm nos carros de fábrica, ou seja tu podes ter a 3.8 OTA e a 3.8.3 ser só para os carros que vieram de fábrica com ela, na realidade são a mesma versão de SW
Pois se calhar é isso, porque acho estranho não receber mais nenhuma versão por OTA. Já recebi uma atualização à loja online do carro por isso sei que as atualizações OTA estão a funcionar.

Finalmente consegui testar o OBD, encomendei o VLinker MC+, obrigado. Tenho que testar melhor, mas na opção de BLE do Car Scanner só me aparecia VLinker IOS, mas acho que ligando a este funciona na mesma, mesmo eu tendo um telefone Android, contudo é um pouco estranho. Porém acabei por usar o bluetooth normal e aí já aparece a versão Android.

Ficam aqui 2 capturas:
Imagem
Imagem

O que têm a dizer? Por esses valores acho tenho 8% de degradação.
Acho estranho no SoC Display dizer 50.81% mas no carro aparecia 52%. Já notei em algumas variações estranhas do SoC, especialmente depois de carregar. Não sei se será por usar um aparelho na tomada que controla o fluxo da eletricidade ou quê. Há dias que no mesmo percurso (que começa com subida ingreme e logo a seguir uma descida com +- a mesma distância) e condições semelhantes o carro consome 1% outras 3 ou 4%. Houve outra vez que saí nesse mesmo percurso, com 74%, e cheguei quase ao fim do mesmo com 76%! :shock:
EVUber
Registado: 10 nov 2021, 22:35
Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 69kWh

Mensagem por EVUber »

Degradação real: 58.000 Wh - 53.750 Wh = 4.250 Wh (4,25 kWh perdidos)Estado de Saúde (SoH): (53.750 / 58.000) × 100 = 92,67%

Diferença (Delta): 0,0059 V (apenas 5,9 mV)Um desvio tão baixo (abaixo de 10 mV) indica que os módulos físicos da bateria estão altamente saudáveis, sem nenhuma célula enfraquecida ou danificada. Isto garante um fornecimento de energia linear e evita perdas repentinas de autonomia em aceleração.
Responder

Voltar para “Id3”