Diário de Bordo - BYD Atto 3 (2023) Ski White - 'Pantufa' / My Solar Bird

Outros veículos elétricos, incluindo concorrentes do Nissan Leaf.
Responder
pms
Registado: 03 ago 2025, 18:23
Data de Aquisicao: 01 ago 2023
Capacidade bateria: 150 Ah

Diário de Bordo - BYD Atto 3 (2023) Ski White - 'Pantufa' / My Solar Bird

Mensagem por pms »

Viva, abro aqui o diário de bordo do meu BYD Atto 3 (2023) Ski White, o carro da família e primeiro elétrico que apelido de 'Pantufa', dado o aspecto meio 'puffy' que tem a sua 'Dragon Face' na frente.

Imagem

Ficha:
  • Marca: BYD
  • Modelo: Atto 3 (MY 2022-2024, primeira geração)
  • Versão: Comfort
  • Construção: Março 2023
  • Primeira matrícula: Agosto de 2023, Alemanha
  • Compra:
    • Importação: Alemanha (carro de serviço).
    • Compra: Stand especializado em veículos elétricos.
    • Data de compra: Julho 2025 (2 anos)
    • Kilómetros na compra: 12.137 km
  • Motorização e bateria:
    • EV Database: https://ev-database.org/car/1782/BYD-ATTO-3
    • Química da bateria: LFP (BYD Blade Battery)
    • Capacidade: 60.5 kWh
    • Arquitectura: 400 V
    • Potência: 150 kW (204 HP)
    • Autonomia WLTP: 420 km
    • Autonomia real EVDB: 330 km
    • Carregamento AC: 11 kW (6h30m, 0% > 100%)
    • Carregamento DC: 89 kW (38m, 10% > 80%)
    • V2L: Sim
    • Garantia: 8 anos ou 250.000 km
  • Carregamento doméstico:
    • EVSE: Wallbox Pulsar Plus
    • Potência: 16A (limitado) / 3.6 kW
Já tinha a intenção de mudar para um elétrico há vários anos, principalmente por questões ambientais e de sustentabilidade, mas para além disso a experiência tanto de condução como de manutenção de um elétrico é fenomenal—é, para mim, o que faz mais sentido. Já me era cada vez mais difícil abastecer o velhinho Toyota Yaris numa gasolineira. É tão mais simples, económico, e prático o BEV—e ter a 'bomba de gasolina' disponível logo na garagem é algo que parece quase revolucionário.

Andámos a ver vários modelos que se adequassem aos nossos requisitos, necessidades e orçamento—tinha que ter no mínimo em torno dos 250km de autonomia, a família (2 adultos, 1 criança, 1 avô ocasionalmente) pedia uma mala generosa para viagens maiores/férias, e tinha preferência por baterias LFP pela longevidade e segurança—e ainda considerámos alguns modelos mais (o BYD Atto 3 até nem constava dos modelos que pensámos inicialmente, mas acabou por entrar para o orçamento):
  • VW ID.4 77kWh
  • Hyundai Ioniq 5 (este era uma forte possibilidade, mas todo o risco da ICCU, e sendo o primeiro BEV da família, não queríamos arriscar uma má experiência, retirámos das opções)
  • Kia EV3 (também teria potencialmente o mesmo risco da ICCU, mesma plataforma...)
  • Kia eNiro 64 kWh (este era o nosso modelo principal, mas depois conseguimos aumentar o orçamento, teria sido uma forte possibilidade se mantivessemos um orçamento mais limitado)
Sobre o BYD Atto 3, é um carro robusto, e tem uma excelente relação qualidade-preço—se optássemos por aumentar um pouco mais o orçamento teríamos considerado o VW ID.4 muito possívelmente. Não tenho qualquer questão a apontar ao carro—tirando talvez o facto de as estimativas de autonomia serem demasiado generosas, na prática não é possível confiar nelas. O resto, os materiais, qualidade de construção, da bateria, motor, peças e até o apoio da marca (na Rodda) deixam-me bastante satisfeito.

Quero manter este carro durante vários anos. Acho que chega bem aos 10 aninhos facilmente com estima, cuidado, e vários bons momentos, assim espero. 😎

Pá e aqueles 200 cavalos, no modo Sport, com regeneração Standard são demoníacos, perigosos. 😅

Histórico
  • Março 2023: Construção (China).
  • Agosto 2023: Primeira matrícula na Alemanha.
  • Entre Agosto 2023 e Julho 2025: (12.137 km) Uso como carro de serviço na Alemanha.
  • Julho 2025: (12.137 km) Importação da Alemanha e compra em stand especializado em veículos elétricos.
  • Setembro 2025: (17.215 km) Primeira revisão (2 anos) na BYD Aveiro segundo recomendação da marca (mudança de óleo da transmissão, óleo dos travões, mudança de filtro do habitáculo), tudo ok.
  • Maio 2026: (25.798 km) Substituição bateria 12v (original/de fábrica por Hyundai 40 Ah). Teste da marca à bateria de alta voltagem, 100% SoH.
  • Junho 2026: (27.152 km) Substituição da barra de direção por defeito em garantia (problema conhecido com algumas barras de fábrica, que fazem uma pancada seca em manobras). Pedi também para retirarem as letras "BUILD YOUR DREAMS" da traseira—nunca fui fã.
  • Julho 2026: (28.075 km) 1º ano de propriedade. (+15.938 km)
Uso

O uso do carro é maioritariamente citadino (viagens de 4-15 km), faz uns 10-40 km diários, carrego cerca de uma vez por semana em casa com a Wallbox (16 A/36 kW). Tento carregar dos 25% aos 75% no uso diário, e vou carregando aos 100% mais ou menos a cada 2-3 semanas, etc—para fazer o balanceamento de topo e não causar muito drift nas células. E, como indica o manual, fazer a calibração profunda (balanceamento de fundo e topo, <10% aos 100% numa carga lenta só) a cada 3 a 6 meses/duas a quatro vezes ao ano, etc.

Esporádicamente fazemos viagens maiores 200-400 km. Já fui com ele desde a zona centro ao Algarve, correu muito bem, e duas vezes a Espanha a Ciudad Rodrigo (usei Electroverse).

O parqueamento é maioritariamente em garagem própria e esporadicamente na via pública (algumas vezes por semana e em horário de trabalho).

Por ano estamos a fazer em torno dos 15.000 km.

Para carregamentos fora, uso:
  • Atlante (pelos preços competitivos, energia renovável), app e cartão
  • Electroverse (energia renovável)
  • Goldenergy (energia renovável)
Apps essenciais:
  • App BYD
  • App Wallbox
  • ABRP
  • Plan2Charge
Inscrevi-me entretanto na UVE como associado.

Fotogaleria

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Última edição por pms em 28 jul 2026, 21:46, editado 24 vezes no total.
BYD Atto 3 / MY22-24 / Comfort / Ski White / 2023 / Importação da Alemanha
60.5 kWh / LFP Blade Battery / AC 11kW / DC 89kW
Diário de Bordo - EV Database

Associado UVE
rjspedition
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de Aquisicao: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - BYD Atto 3 (2023) Ski White - 'Pantufa' / My Solar Bird

Mensagem por rjspedition »

Boa sorte e que sejam bastantes os km sem preocupações. :mrgreen:

Invejo a capacidade V2L. :P
pms

Mensagem por pms »

rjspedition Escreveu: 08 jul 2026, 21:58 Boa sorte e que sejam bastantes os km sem preocupações. :mrgreen:

Invejo a capacidade V2L. :P
Obrigado! 🙏

So far, só tenho a dizer bem. Exactamente o que estávamos à procura.

V2L já comprei adaptador e já testei com uma extensão e alguns equipamentos de baixo consumo, impecável.👌(Nos próximos posts vou colocando aqui os acessórios que já comprei/fui comprando para o carro.) Mas já ando a pensar tornar a coisa oficial, instalar uma tomada CEE/circuito dedicado ao QE geral (com as devidas proteções claro está) e uma chave de transferência (manual) para actuar como backup off-grid em caso de apagão. Acho que tenho potência e energia para correr um AC off-grid se necessário a partir do carro. 😅

Associado UVE
pms

Mensagem por pms »

Primeira escapadinha das férias, saída com 100% carregados em casa, fez 111 km com 34% de bateria, maioritariamente AE com AC ligado, ~110 km/h. Consumo médio dos últimos 50 km 17.5 kWh/100 km.

Imagem

Em extrapolação simples, nestas condições, dá 326.5 km de autonomia por carga. Na realidade deve dar menos, porque (1) nunca se usam os 100% e (2) é uma extrapolação simples, mas, fica a métrica.

Aqui também se vê bem o quão "excessivamente optimista" (para ser simpático) é a estimativa do carro. 😅 Na prática não dá para considerar. (Segundo a extrapolação acima teria mais 215.5 km de autonomia.) Seria bom a correção/melhoria deste aspecto via actualização de software/OTA. 🙏

Associado UVE
pms

Mensagem por pms »

Consegui finalizar o histórico com dados/km/etc do carro até agora, e actualizei também no primeiro post—vou tentar manter o primeiro post como uma 'folha de rosto' do DB.

Histórico
  • Março 2023: Construção (China).
  • Agosto 2023: Primeira matrícula na Alemanha.
  • Entre Agosto 2023 e Julho 2025: (12.137 km) Uso como carro de serviço na Alemanha.
  • Julho 2025: (12.137 km) Importação da Alemanha e compra em stand especializado em veículos elétricos.
  • Setembro 2025: (17.215 km) Primeira revisão (2 anos) na BYD Aveiro segundo recomendação da marca (mudança de óleo da transmissão, óleo dos travões, mudança de filtro do habitáculo), tudo ok.
  • Maio 2026: (25.798 km) Substituição bateria 12v (original/de fábrica por Hyundai 40 Ah). Teste da marca à bateria de alta voltagem, 100% SoH.
  • Junho 2026: (27.152 km) Substituição da barra de direção por defeito em garantia (problema conhecido com algumas barras de fábrica, que fazem uma pancada seca em manobras). Pedi também para retirarem as letras "BUILD YOUR DREAMS" da traseira—nunca fui fã.
  • Julho 2026: (28.075 km) 1º ano de propriedade.
De seguida conto colocar aqui alguns posts sobre uma série de acessórios (capas de bancos, proteções de desgaste, etc) que comprei.

Ficai atentos!

Associado UVE
pms

Mensagem por pms »

Como partilhei no tópico sobre Guia de boas práticas de carregamento/manutenção de baterias LFP que criei recentemente, partilho aqui também a rotina de carregamento do BYD Atto 3 (LFP) que tenho feito ultimamente (normal, uso diário citadino) como referência:
  • Carregamento até 50-55% e deixar descarregar até 30%. Carregamento a cada dois a quatro dias, a 8-10A, 7h à noite (horário vazio).
  • Carregamento completo até 100% (balanceamento de topo regular) sensívelmente a cada duas semanas. Depois deixo descarregar até 50% e retomo a rotina de carregamentos frequentes/DoD reduzido do primeiro ponto.
  • Calibração profunda (de menos de <10% até aos 100% num só único carregamento lento) a cada 6 meses, e a 16A, 15-17h. Aproveito também nesta altura para fazer o cálculo da capacidade actual da bateria.
  • Carregamentos rápidos muito infrequentes, apenas quando vou de viagem/férias (de certeza menos de 10 vezes ao ano) e carrego no máximo até ~80%. Não tenho nenhum cuidado especial nestes carregamentos dado que são muito infrequentes. Apenas em dias de muito calor evito carregar rápido ao sol e tento procurar carregadores rápidos em estacionamentos ou pelo menos cobertos. Coloco rota no ABRP e carrego sensivelmente onde me indica.
Até há pouco tempo estava apenas a fazer carregamentos únicos entre os 20% e os 80% a cada semana e meia sensívelmente, mas depois da situação com a bateria de 12v e depois de monitorizar o balanceamento de topo em algumas sessões de carregamento (problemáticas pré-12v nova e normais pós-12v nova), introduzi um carregamento a 100% mais regular (estava a espaçar mais mais ou menos entre a cada um ou dois meses). E entretanto introduzi também carregamentos mais frequentes e com um DoD mais pequeno. Ainda estou a ver qual será a melhor abordagem entre estes carregamentos mais frequentes com menor DoD ou um DoD maior em torno dos 50% e carregamentos mais esporádicos/semanais.

Entretanto talvez faça algumas leituras de temperatura nestas sessões de carregamento para comparar, porque mesmo os carregamentos mais curtos e frequentes, faço-os a uma amperagem mais baixa (8A normalmente) e acaba por estar 7h ligado de qualquer forma.

Associado UVE
Responder

Voltar para “Outros veículos elétricos e híbridos Plug-In”