Contas Poupança - Entrevista Henrique Sánchez (UVE)
- rjspedition
- Registado: 11 jul 2021, 10:34
- Data de Aquisicao: 01 jan 2011
Contas Poupança - Entrevista Henrique Sánchez (UVE)
Um dos podcasts que tenho nos favoritos para acompanhar nas viagens de carro é o Contas Poupança, e esta semana por boleia do aumento do preço dos combustíveis, a entrevista foi sobre carros eléctricos com a participação de Henrique Sánchez da UVE:
https://contaspoupanca.pt/podcast/2026- ... --f29fd4ab
Apenas 2 pontos apenas e só de minha opinião pessoal após ter ouvido 90% da entrevista hoje:
- Se estivesse indeciso sobre adquirir ou não um VE não era esta hora de conversa que me iria esclarecer ou convencer. Acho que faltou alguma "química" ou um tom menos técnico, vá.
- Por curiosidade, gostava de saber qual o percurso urbano de 20 a 30 km onde consigo terminar com mais bateria do que no início.
https://contaspoupanca.pt/podcast/2026- ... --f29fd4ab
Apenas 2 pontos apenas e só de minha opinião pessoal após ter ouvido 90% da entrevista hoje:
- Se estivesse indeciso sobre adquirir ou não um VE não era esta hora de conversa que me iria esclarecer ou convencer. Acho que faltou alguma "química" ou um tom menos técnico, vá.
- Por curiosidade, gostava de saber qual o percurso urbano de 20 a 30 km onde consigo terminar com mais bateria do que no início.
Última edição por rjspedition em 14 mar 2026, 17:21, editado 1 vez no total.
-
RJSC
- Proprietário Leaf
- Registado: 13 jan 2011, 19:27
- Data de Aquisicao: 15 ago 2012
- Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Re: Contas Poupança - Entrevista Henrique Sánchez (UVE)
Talvez descer de Sintra para Lisboa.Por curiosidade, gostava de saber qual o percurso urbano de 20 a 30 km onde consigo terminar com mais bateria do que no início.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
O que ele diz é que chega a casa com mais energia. Nesse exemplo tudo o que desce também sobe, portanto também não estou a ver como é possível.
Acho engraçado a dualidade de critérios. Não há problema nenhum fazer Lisboa - Madrid (nós sabemos que não há), porque o carro dá toda a informação onde estão os carregadores, percentagem e mais um par de botas. Mas quando se fala do modelo português temos um grande problema porque deixa de haver o cartão único. Caraças, Espanha usa o nosso modelo e eu não sabia.
O terreno esta um bocadinho inclinado.
Acho engraçado a dualidade de critérios. Não há problema nenhum fazer Lisboa - Madrid (nós sabemos que não há), porque o carro dá toda a informação onde estão os carregadores, percentagem e mais um par de botas. Mas quando se fala do modelo português temos um grande problema porque deixa de haver o cartão único. Caraças, Espanha usa o nosso modelo e eu não sabia.
O terreno esta um bocadinho inclinado.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- Nonnus
O que eu achei é que em certos pontos foi demasiado fervoroso (fanático) na defesa do carro eléctrico. Em especial quando eram apresentados casos reais de problemas.rjspedition Escreveu: 13 mar 2026, 22:01- Se estivesse indeciso sobre adquirir ou não um VE não era esta hora de conversa que me iria esclarecer ou convencer. Acho que faltou alguma "química" ou um tom menos técnico, vá.
Noutras situações achei que faltou alguma calma nas explicações. Parecia que estava a correr contra o tempo e queria falar tudo de uma vez só. Ficou a faltar uma explicação do preço do carregamento na rede pública. Ficou a ideia que é mais caro que andar a combustão. Eu pela minha experiência não fica. Em certas situações pode ficar se usarmos o tal cartão único errado, no posto errado, na hora errada. Mas isto todos sabemos o porquê.
E voltamos ao mesmo. Cartão EDP com descontos em casa e na rede pública quando muitos de nós sabemos que nem sempre é a melhor opção. Porque é que não falou de cartões com preço final por kWh como a Electrovese?
Também acho que se centrou muito na experiência Tesla. OK, é o carro que tem neste momento, mas os exemplos do que acontece no universo Tesla não podem ser usados para generalizar. Exemplo, o mecânico vai a minha casa arranjar o carro. Isto só acontece na Tesla, as outras marcas não o fazem, não é uma particularidade do carro elétrico é de uma marca.
Aquela questão de alugar um carro a combustão para ir de férias também não me fez muito sentido. Uma coisa era em 2017, que como ele disse a oferta era muito limitada, tanto em carros, como em carregadores. Em 2026 a não ser que se compre um spring (não pela falta de autonomia, mas pela falta de espaço para a tralha), não me cabe na cabeça ainda haver este discurso. Eu corri o país de norte a sul com um carro com 200km de autonomia, onde os carregadores rápidos se contavam pelos dedos das mãos, hoje com carros considerados citadinos a fazer mais de 300km...
Como disse o terreno continua inclinado, o que num podcast como este não devia. Um podcast como este serve para elucidar, não para impingir uma ideia, ou um formato.
Fiquei a saber que o antigo Volt (Sérgio Magno) agora é Plugin um podcast do jornal público.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- Nonnus
Passou ontem no jornal da noite parte da entrevista no contas poupança.
No final foi apresentado as contas de um carregamento público, versus carregamento em casa, versus gasolina/gasóleo.
O que me deixou muito confuso.
Segundo o apresentador os dados são da UVE.
Carregamento em casa com com valor fixo por kWh sai a 3.19€/100km
Carregamento em casa com bi-horario sai a 2.11€/100km
Carregamento na rede pública sai a 8.09€
Gasolina 9.70€
Gasóleo 7.42€
Um carregamento em casa para ficar a 3.19€ supondo um consumo de 15kWh/100km teria de ter o kWh a 0.21€, ou então o consumo ser de 18kWh/100km em ambos os casos parece-me um bocado exagerado.
Em bi-horario para ficar a 2.11€ para uma média de 15kWh/100km o kWh teria de ser a 0.14€, ou então a média teria de ser de 18kWh/100km para ter um preço de 0.11€. Mais uma vez acho exagerado.
No carregamento público era interessante perceber o valor de 8.09€ por cada 100km porque como sabemos não é muito linear este valor.
Conclusão, números irreais. Irreais porquê? Porquê tendo eu dois carros eléctricos diferentes com consumos diferentes, nas minhas contas não tenho esses valores por cada 100km. Seja em vazio, seja em cheio.
Podem dizer que eu tenho um.valor por kWh muito baixo em vazio (0.08€), mas se eu fizer as contas com o valor de cheio também não me dá esses valores.
Usando a média do Peugeot e valor de cheio 0.15€ X 15kWh/100km = 2.25€ longe dos 3.19€ apresentados.
Se usar a média do Niro 0.15€ X 13kWh/100km = 1.95€
Se fizer uma média dá 2.11€ por cada 100km em cheio. Mais uma vez longe dos 3.19€ apresentados para quem tem valor fixo na energia.
Quanto ao carregar na rede pública é aquilo que sabemos. Usando o melhor do modelo pode ficar pelos 6.15€ cada 100km (0.41€/kWh), mais uma vez longe dos tais 8.09€, usando o pior exemplo pode ficar a 15€ para ser simpático.
Quanto aos combustíveis fósseis nem vale a pena fazer contas neste momento porque as contas apresentadas no programa era com valores antes do que estamos a viver actualmente. Porque a fazer contas com os valores de hoje, a frase do Henrique em que diz que no combustível do carro elétrico não poupa nada e onde poupa é nas manutenções, no IUC e no estacionamento não faz qualquer sentido.
As contas são o que são, nem todos pagamos o mesmo por kWh, nem todos temos carros a fazer 13kWh/100km. Temos o azar de ter um modelo de carregamento público altamente complexo ainda em vigor, em que só o utilizador com um mestrado em carregamento público consegue ter preços atrativos. Era isto que era necessário explicar em reportagens como estas. E até sou da opinião que usando o mesmo tempo de antena se conseguia explicar os valores de forma mais clara . Ficamos sempre pela rama, nunca vamos a raiz.
No final foi apresentado as contas de um carregamento público, versus carregamento em casa, versus gasolina/gasóleo.
O que me deixou muito confuso.
Segundo o apresentador os dados são da UVE.
Carregamento em casa com com valor fixo por kWh sai a 3.19€/100km
Carregamento em casa com bi-horario sai a 2.11€/100km
Carregamento na rede pública sai a 8.09€
Gasolina 9.70€
Gasóleo 7.42€
Um carregamento em casa para ficar a 3.19€ supondo um consumo de 15kWh/100km teria de ter o kWh a 0.21€, ou então o consumo ser de 18kWh/100km em ambos os casos parece-me um bocado exagerado.
Em bi-horario para ficar a 2.11€ para uma média de 15kWh/100km o kWh teria de ser a 0.14€, ou então a média teria de ser de 18kWh/100km para ter um preço de 0.11€. Mais uma vez acho exagerado.
No carregamento público era interessante perceber o valor de 8.09€ por cada 100km porque como sabemos não é muito linear este valor.
Conclusão, números irreais. Irreais porquê? Porquê tendo eu dois carros eléctricos diferentes com consumos diferentes, nas minhas contas não tenho esses valores por cada 100km. Seja em vazio, seja em cheio.
Podem dizer que eu tenho um.valor por kWh muito baixo em vazio (0.08€), mas se eu fizer as contas com o valor de cheio também não me dá esses valores.
Usando a média do Peugeot e valor de cheio 0.15€ X 15kWh/100km = 2.25€ longe dos 3.19€ apresentados.
Se usar a média do Niro 0.15€ X 13kWh/100km = 1.95€
Se fizer uma média dá 2.11€ por cada 100km em cheio. Mais uma vez longe dos 3.19€ apresentados para quem tem valor fixo na energia.
Quanto ao carregar na rede pública é aquilo que sabemos. Usando o melhor do modelo pode ficar pelos 6.15€ cada 100km (0.41€/kWh), mais uma vez longe dos tais 8.09€, usando o pior exemplo pode ficar a 15€ para ser simpático.
Quanto aos combustíveis fósseis nem vale a pena fazer contas neste momento porque as contas apresentadas no programa era com valores antes do que estamos a viver actualmente. Porque a fazer contas com os valores de hoje, a frase do Henrique em que diz que no combustível do carro elétrico não poupa nada e onde poupa é nas manutenções, no IUC e no estacionamento não faz qualquer sentido.
As contas são o que são, nem todos pagamos o mesmo por kWh, nem todos temos carros a fazer 13kWh/100km. Temos o azar de ter um modelo de carregamento público altamente complexo ainda em vigor, em que só o utilizador com um mestrado em carregamento público consegue ter preços atrativos. Era isto que era necessário explicar em reportagens como estas. E até sou da opinião que usando o mesmo tempo de antena se conseguia explicar os valores de forma mais clara . Ficamos sempre pela rama, nunca vamos a raiz.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- mjr
- Administrador do site
- Registado: 04 jan 2011, 14:55
- Data de Aquisicao: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Os dados devem ter sido tirados do observatório da mobilidade elétrica da UVE: https://observatorio.uve.pt/v1/custos.html
Como a reportagem já foi gravada há uns tempos, não sei de quando são os dados apresentados.
Os pressupostos para os cálculos estão aqui: https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
É um processo bastante mais complexo do que parece, para ser representativo do custo real da média dos veículos.
Como a reportagem já foi gravada há uns tempos, não sei de quando são os dados apresentados.
Os pressupostos para os cálculos estão aqui: https://www.uve.pt/page/quanto-custa-100-km/
É um processo bastante mais complexo do que parece, para ser representativo do custo real da média dos veículos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 62800km em 2025-12-20.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- civic
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
Ainda deu ontem no Jornal da noite na SIC, deixei de ver quando comparavam despesas de um ICE com a despesa mensal de um elétrico, só que a do EV contava também com a despesa da casa. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
94 000Km's
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
94 000Km's
- BrunoFonseca
- Registado: 16 jul 2018, 12:32
- Data de Aquisicao: 29 mai 2018
Os dados apresentados na reportagem são de Dezembro 2025. Janeiro e Fevereiro 2026 o cenário já era diferente. Agora com a guerra o preço do gasóleo está muito mais próximo da gasolina (só não ultrapassa porque o consumo l/100 km é mais baixo)mjr Escreveu: 19 mar 2026, 07:32 Os dados devem ter sido tirados do observatório da mobilidade elétrica da UVE: https://observatorio.uve.pt/v1/custos.html
imagem.png
- Nonnus
Só vejo duas hipóteses para isso ter acontecido.civic Escreveu: 19 mar 2026, 11:28 Ainda deu ontem no Jornal da noite na SIC, deixei de ver quando comparavam despesas de um ICE com a despesa mensal de um elétrico, só que a do EV contava também com a despesa da casa.![]()
1ª- o jornalista deve ter-lhe perguntado quanto é que ele poupava com o carro electrico e ele disse que com o carro a combustão gastava 400€/mês e desde que tem o carro electrico paga 200€ de electricidade. Conclusão, nunca fez as contas, possivelmente porque não as sabe fazer.
2ª- para dar mais ênfase a coisa. Agora paga 200€, mas com o consumo da casa lá metido.
Eu também posso dizer que tenho dois carros electricos que pago 140€ de consumo de electricidade. O que é que isto nos diz acerca do que poupo com os carros electricos? Nada, absolutamente nada. O individuo paga 200€ de electricidade, mas se ligar o forno todos os dias, muito desse consumo é do forno, não do carro electrico
Agora entrando na divagação mas que tem tudo a ver com este assunto.
Muito se fala em literacia financeira, mas ninguém fala sobre literacia energética. O problema vem de muito d´trás. Qualquer um de nós na escola só ouviu falar do kW, ou kWh já no final da escola obrigatória. Eu neste momento tenho um filho no 5º, outro no 11º e se perguntar a qualquer um deles o que é um kW, ou kWh nenhum sabe. Numa sociedade onde cada vez mais estamos dependentes da rede electrica (electricidade) a maioria da população não saber o que é um kW, ou um kWh, na minha opinião é grave. Se aprendemos desde muito novos outras unidades de medida como metro, litro, etc, porque raio as unidades de medida de energia não se aprende na mesma altura! Já lá vai o tempo que isto era apenas para profissionais. Como é que uma pessoa pode interpretar uma factura de eletricidade se não sabe o que lá esta escrito? Como é que uma pessoa pode comprar um eletrodomestico mais eficiente se não sabe interpretar a chapa que lá está. É A+, pronto, então maravilha. Mal comparado é a mesma coisa que quando vamos fazer analises e depois vem lá aqueles números todos bonitos (ou não) e nós não os sabemos interpretar. Porquê? Porque são números para os profissionais de saúde.
Isto é factual. Basta passar pelos grupos de autoconsumo e ver a quantidade de pessoas que querem ter um sistema fotovoltaico porque ouviram dizer que dá para poupar na factura da electricidade, mas depois não sabem interpretar uma factura de electricidade. Mais grave, não percebem que para um sistema fotovoltaico ter returno é preciso consumir a energia durante a exposição solar. Gastam o dinheiro e continuam a fazer maior parte do consumo durante a noite. Depois queixam-se que continuam a pagar o mesmo.
Existem pessoas a gastar 7000€, 8000€ em sistemas fotovoltaicos quando tem facturas de 70€/mês no inverno.
Existem pessoas a dimensionar sistemas fotovoltaicos a pensar em alimentar a casa e carregar um carro electrico. Há dias dei-me ao trabalho de fazer as contas e um sistema fotovoltaico dimensionado para carregar um carro electrico a 10A custa +/- 2000€ a mais. Fazendo as contas ao preço de carregar um carro electrico em bi-horario são precisos 133000km para ter retorno, sem contabilizar as perdas de carregar a 10A.
Mas depois dizem que andam de carro electrico a custo zero. Isto para dizer que a maioria das pessoas não sabe fazer as contas, nem sabe o que é e como funciona um carro electrico.
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- civic
- Registado: 06 jan 2011, 15:24
- Data de Aquisicao: 25 jul 2018
- Capacidade bateria: 115,5 Ah
Sendo uma reportagem para esclerecer o pessoal na compra de um EV deveriam fazer o mais rigoroso possivel, é isso que eu tenho do Pedro Andersson, se não é para ser rigoroso mais vale ficar pelo disso que disse, tal como dizer que carregar na rua é mais caro do que o combustivel fossil, tudo isto tem várias leituras e com uma reportagem destas ficas mais baralhado do que esclarecido.
Apresenta valores sem falar de que carros estão em causa, ou até consumos, não foi uma reportagem do Pedro de certeza, alguém fez aquilo por ele, e só deu a voz, esta é a minha opinião.
Apresenta valores sem falar de que carros estão em causa, ou até consumos, não foi uma reportagem do Pedro de certeza, alguém fez aquilo por ele, e só deu a voz, esta é a minha opinião.
Nissan LEAF 2018 40kWh
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
94 000Km's
166 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
94 000Km's