EVSE inteligente

Fórum para a discussão do EVSE colaborativo e do sistema de monitorização de energia Open Energy Monitor.
Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 01:29
Data de Aquisicao: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: EVSE inteligente

Mensagem por Apr »

Nonnus Escreveu: 29 dez 2025, 07:16 Continuo com o mesmo erro no EVSE em que muitas vezes o EVSE não assume os amperes definidos por mim na programação e carrega não sei porque motivo a 13A. Acontece com mais frequência no Peugeot, mas á semana passada aconteceu no Niro.

Hoje voltou acontecer no Peugeot. EVSE programado para iniciar as 3 da manhã, seleccionado 32A, onde selecionei várias vezes para ter a certeza que assumia os 32A e qual é o meu espanto que as 6:40 abro o browser e vejo que está a carregar a 13A. Conclusão, quase 4 horas de carregamento e apenas 12kWh carregados quando devia ter carregado perto de 26kWh.

Notei que no canto superior direito em vez de aparecer $SC:32 aparece RAPI, volto a selecionar os 32A, assume os 32A e aparece $SC:32
Boas

Sem bot telegram não tenho acesso a nenhum log, partilha as configs do EVSE aqui, em particular as seccoes EVSE e SCENE. Sugiro programar uma carga de dia, acompanhar em tempo real o inicio e colocar aqui os resultados para poder tentar ajudar. O EVSE não tem 13A "hard-coded" em lado nenhum pelo que tem que se descobrir de onde esse valor aparece e porque.

cmps
Nonnus
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Mensagem por Nonnus »

Estou acordado (1H00) para ver o acontecia com o carregamento visto que ontem o carregamento não iniciou apesar de ter tudo configurado como hoje. Mas hoje como muitas vezes voltou acontecer o iniciar o carregamento a 13A quando estava configurado em Power para 32A. Só assumiu a configuração Power depois de eu ir a configuração dos amperes e mudar para 25A e ele depois fez a leitura da casa e mudou para os 19A.

Neste momento a casa está consumir daí ele ter ajustado para os 19A.

Fica as imagens:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

No canto superior direito inicialmente fica Rapi, depois de eu ter forçado a mudança de amperes aparece os amperes.

No canto superior esquerdo inicialmente aparece em house 23A e depois do forçar aparece 29.7A.

Parece-me a mim que o EVSE inicialmente não assume as configurações do Power embora esteja tudo configurado e, só depois do carregamento iniciar e, eu voltar a forçar é que ele assume a configuração Power.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Passadas 5h30 estava assim:

Imagem

Outra coisa que acontece com alguma frequência quando carrego o Peugeot é isto, nunca dei por acontecer com o Niro:

Imagem

Interrompe o carregamento e volta a iniciar. Está noite fez 4 vezes.
- 6 anos depois 160000km
Apr
Proprietário Leaf
Registado: 22 fev 2014, 01:29
Data de Aquisicao: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Mensagem por Apr »

Consigo ver esse comportamento claramente no gráfico do emoncms, e parece que é recorrente, O que me parece é que é que o carro começa a carregar com o valor que "quer", desde que seja inferior ao que o EVSE reporta e só aceita carregar mais apos a primeira mudança de amperes após inicio de carregamento. Tambem vejo que numa das vezes o carro começou nos 20A, com o EVSE nos 32A, por isso a teoria dos 13A como valor por omissao também está de parte, será que é o ultimo valor com que carregou? Experimenta o seguinte: quando chegares a casa, antes de ligar a ficha ao carro, regula o EVSE para 6A e por o carro a carregar, confirma que o carro cumpre e desliga. Prepara tudo como se fosse um dia normal e nao mexas mais no carro nem no carregador, para o carro adormecer. Antes de dormir, vai ao EVSE, coloca-o em MASTER muda os amperes para 20A e inicia a carga. Verifica o que acontece, o carro acompanha? carrega 6A? carrega 13A?
screenshot-2026-01-21_09-39-12.png
screenshot-2026-01-21_09-32-22.png
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Apr Escreveu: 21 jan 2026, 10:07 Tambem vejo que numa das vezes o carro começou nos 20A, com o EVSE nos 32A, por isso a teoria dos 13A como valor por omissao também está de parte, será que é o ultimo valor com que carregou?
Respondendo a tua pergunta, não. Eu nunca programo o carro para carregar a 13A. Uso sempre a configuração Power 32A e deixo o EVSE fazer o resto.

Hoje lembrei-me de um pormenor. Os carros da Stellantis são daqueles que quando detectam uma GreenUP permite carregar a 13A com o EVSE de origem, não será coincidência o carro definir este valor. Não haverá qualquer coisa no EVSE que faça o carro "pensar" que esta ligado a uma GreenUP e assim definir os 13A?
- 6 anos depois 160000km
Nonnus

Mensagem por Nonnus »

Para efeito de comparação um print de um carregamento feito esta noite pelo Niro com exactamente as mesmas configurações.

Começou a hora estipulada (00H00), assumiu o Power ajustando a potência de carregamento a casa, quando deixei de carregar a bateria do sistema fotovoltaico, subiu os amperes para os 29A, e não houve qualquer interrupção durante o carregamento.

Imagem

O teste que me pediste será feito no fim de semana.

Um dado interessante que serve para despiste. Já mencionei aqui varias vezes que a tensão na minha casa durante a noite muitas vezes situava-se nos 250V, o que me levou a pensar que podia ser um dos motivos do carro abortar os carregamentos. Pois bem, há duas semanas atrás começaram abrir uma vala na minha rua que vai dar ao PT que se encontra junto ao Continente. Ontem perguntei para que era a vala, foi-me dito que vai servir para alimentar o PT (situa-se a 200mt da minha casa) com uma linha de média tensão, porque a linha existente por via área já não tem capacidade para alimentar a zona.

Mais uma vez, coincidência, a tensão agora anda pelos 230V, as vezes abaixo deste valor, como mostra o print. Daqui também já sabemos que não é. Desde que tenho o EVSE (e já o tenho há muitos anos), não me lembro de ver a tensão abaixo dos 230V.
- 6 anos depois 160000km
Responder

Voltar para “EVSE Inteligente / Open Energy Monitor”