Leaf 2 Tekna - MJR

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr »

Não tinha nada relevante com o carro até há semana, foi sempre carregar e andar.

Mas no último fds, a minha mulher estava a preparar-se para sair e chamou-me a dizer que o carro não andava. Quando lá cheguei estava com a mensagem "falha no sistema EV". Tentei desligar e voltar a ligar várias vezes mas nada, o contactor não fechava e dava sempre essa mensagem. Tentei colocar a carregar e também não iniciava a carga, mas reparei em algo estranho. O som do fecho do cabo no tomada estava diferente, mais lento.

Nesse momento fez-se luz: é a bateria de 12V! A velha culpada de tudo.

Peguei no multímetro para verificare lá confirmou-se: 9V! coloquei em paralelo uma pequena bateria de 12V de LFP e o contactor fechou ao iniciar a carga. Ufa! Confirmado.

No dia seguinte fui à Norauto trocar a bateria de 12V, 70€ com MdO.

A pergunta é: sabendo que o carro mede a tensão na bateria de 12V, e sabendo que com 9V nunca seria possível fechar o contactor (até porque aninha mais a tensão nessa situação), porque raio diz falha no sistema EV quando o problema é claramente na bateria de 12V??? Enfim...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
cfvp
Mensagens: 1983
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp »

EVgate? :mrgreen:
Quantos kms já tem o carro? Como é que estão as informações do LeafSpy?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr »

O carro está com ~65k km, 87% SOH no LS, 12 barras de capacidade, e 7 anos e meio de vida.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3702
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por Nonnus »

Há algo estranho na maneira como os VE carregam a bateria de 12V.

Como relatei, à dias o meu Niro ficou sem bateria de 12V, ficou completamente morto. Nesse dia a tarde dou um encosto com outra bateria o carro ganha vida e não é que agora passado duas semanas o carro continua com a mesma bateria e a bateria não perde tensão. Ainda hoje medi antes de ligar o carro, depois de mais de 12H estar parado e estava com 12.4V com o carro desligado. Conclusão, comprei uma bateria nova para evitar ficar a pé e aparentemente a bateria esta boa.

A questão que agora tenho é porque raio o carro naquele dia deixou cair a tensão de maneira que o carro ficasse morto. Independentemente da bateria estar lixada, se a tensão cai o carro devia de tentar manter a tensão, mas aparentemente estando em standby não é isso que acontece. Já ligado sobe a tensão para os 14.4V.

NOTA: no Niro não deu qualquer erro. Simplesmente não tinha corrente nenhuma. No Leaf, o carro com a bateria fraca acendeu tudo o que são luzes do quadrante.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
civic
Mensagens: 2208
Registado: 06 jan 2011, 15:24
Data de Aquisicao: 25 jul 2018
Capacidade bateria: 115,5 Ah

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por civic »

Deve ter a ver com a forma que a bateria morre, o meu LEAF não deu qualquer sinal, foi chegar de manhã ao carro e estava completamente off.
Nissan LEAF 2018 40kWh
163 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
85 000Km's
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9980
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr »

Aí ainda percebo. Mas quando a tensão logo após desligar o DC/DC baixa para 9-10V, indicia que algo não está bem. Neste caso claramente uma célula danificada da bateria de 12V. Mas fora isso aparantemente tudo parece estar OK. as luzes ligam os ecrãs funcionam, etc. Até que um dia já não conseguiu ligar o contactor da bateria principal e deu o erro enganador de falha no sistema EV.

No meu TM3 quando falhou a bateria de 12V o carro avisou e até informou que alguns sistemas podiam não funcionar corretamente. Foi algo muito semelhante, perdeu tensão ou seja uma célula danificada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
cfvp
Mensagens: 1983
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por cfvp »

mjr Escreveu: 23 nov 2025, 19:36 O carro está com ~65k km, 87% SOH no LS, 12 barras de capacidade, e 7 anos e meio de vida.
E o Hx? Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”