Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 11 set 2025, 13:31

rjspedition Escreveu:
Vai ganhar agora duas semanas de descanso, já que vamos dar um salto à Catalunha Francesa mas movidos a diesel.
Parece que.... Não. :|

Sempre tivemos de vir ao pão de eléctrico... Para não variar.

PSX_20250911_142618.jpg
Relato a viagem assim que o pão for mais perto de casa. :mrgreen:

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Nonnus
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por Nonnus » 11 set 2025, 17:12

:lol: :lol: :lol:

Muito bom.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
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civic
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por civic » 11 set 2025, 17:30

Então? O gasoil adoeceu?
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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 00:09

Bem... sim!

E felizmente ainda em território nacional a pouco mais de duas horas do ponto de partida.

Pela primeira vez tive de activar a assistência em viagem de um seguro para rebocar o carro e voltar a casa, algo que tinha sido mais simples não fosse o caso de estar a viajar com uma V70 com bicicletas atrás, mala até ao tecto, e roofbox também bastante cheia. Feito o transbordo do pessoal e das bagagens para um táxi de 9 lugares, chegamos a casa às 21h com os miúdos para jantar, banho e deitar, com as malas à porta e um puzzle gigante entre deixar coisas para trás e tentar encaixar tudo no Model 3.

Felizmente consegui cancelar o hotel do dia a 30 minutos do deadline (hotéis que dão para cancelar tarde são um must have para estes dias) e reservámos algo por Zaragoza, a arrancar de manhã a 100%.

Estimativa da APP ainda de véspera: 3 paragens para 950km, vamos a isso.
001arg.jpg

Primeiro carregamento em Mérida após viagem com paragem em Montemor para um pequeno almoço, previsão de 26% na APP mas o carro chega com 12%. Não é difícil de perceber, a mala vai cheia, a frunk ainda mais, no lugar do pendura vão duas mochilas aos pés, e entre as cadeiras dos miudos vai um saco e uma mochila no chão. O cabo de carregamento viaja por baixo do meu banco aos pés do mais velho, e o outro lado também vai com alguma tralha: Em resumo, o nosso Model 3 nunca viajou tão pesado, e a estimativa deve ter assumido as médias anteriores.

002arg.jpg
Com apenas 1 Tesla de matrícula espanhola, todos os restantes veículos eram PT.
Chegamos com 314 km feitos, e uma bela média de 17,1/100.
Dos 7 minutos previstos, o carregamento acabou por durar 13.


Seguindo para o próximo, Almaraz, quando começo a fazer contas aos valores apresentados e algo não bate certo:
003arg.jpg
(Sim, o carro não foi limpo, a atenção nessa semana foi toda para a carrinha :lol: )

126 para 1:02 dá uma velocidade média acima do máximo legal de 120. :think: :?
Na página de consumo a indicação da amostra deste troço era a 130, e efetivamente o trânsito rodava de uma forma bastante rápida. A previsão a usar dados "reais" ao invés de velocidades máximas do percurso?

Chegada a Almaraz com um média a rondar os 122/hora e 17,4/100, tendo optado por almoçar aqui e carregar até 100%, já que o carregamento iria ser longo de qualquer das maneiras.


Saída até Torija em modo sem paragem, feitos 280km a 17,0/100 e novo carregamento curto de meros 16 minutos, sempre a torrar ao sol. Depois de ver fotos dos novos SUC e outros HUBs em França e nos Países Baixos, fica sempre um amargo de boca estes postos Espanhóis sem uma cobertura sequer e sem grandes comodidades. :D
004arg.jpg

Em Zaragoza fomos repostar el coche no Puente Venezia até aos 100% para prepar o dia seguinte, enquanto se jantava antes de ir até ao hotel. Por não ter verificado o telemóvel, o carro acabou por ficar no posto 15 minutos além dos 100%, e apesar dos avisos da Tesla felizmente não foram cobradas taxas de ocupação: O posto estava literalmente vazio, com excepção de um VW Golf a gasóleo à minha chegada.

Ainda sobre este Golf, e sei que uma andorinha não faz a primavera, mas foi positivo ver o carro da polícia local passar, ver, e voltar para estacionar ao lado do carro para o multar. :mrgreen:

O dia acabou com este belo número:
005arg.jpg

Nada mau para algo sem qualquer planeamento que não inserir um destino na APP de véspera, encaixar tudo no nosso Model 3 de 2019 e simplesmente seguir. Com os SUC tudo se torna aborrecidamentesimples e sem cálculos para estes dias onde o que interessa é chegar rapidamente ao destino.

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rjspedition
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Re: Diário de bordo Model 3 '19- "Ausländer"

Mensagem por rjspedition » 16 set 2025, 00:41

No post anterior além da condicionante carga, faltou referir uma segunda: Estávamos com pressa para recuperar algum tempo, logo a apertar um pouco mais com a velocidade. :D

O segundo dia foi bem mais curto com carregamento único num SUC algo singular: Sallent, com paragem após 300km feitos com média de 16,3/100.
006arg.jpg
Tesla e Ionity, e curiosamente, ambas com espaço preparado para duplicar os postos assim que necessário.
Além dos dois hubs, também existe (existia?) um Destination Charger, e duas tomadas 2P+T simples. Mais variedade era díficil. :mrgreen:

Notar a diferença de preço para terceiros: Ionity 0,66 e Tesla 0,51. Já com assinaturas o preço era exactamente igual: 0,37
008arg.jpg

Chegada ao campismo sem qualquer plano prévio para onde carregar, mas como qualquer parque decente tem locais próprios não ia com preocupação alguma.
A única questão era agora o preço, e os pontos estavam a cargo da Freshmile: 0.29/kWh + 0.05 por minuto, o que se percebe no local que é para evitar carros "esquecidos", mas... passo! Fui verificar a Electroverse e tem tarifa plana de 0,30: Maravilha, mas activar por app não dá, apenas por cartão, que com tanta confusão de véspera, ficou em casa. :shhh:


Plano B: Izivia ao lado do Intermarché local, que acabou por ser utilizado sempre que ia às compras.
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Pagamento com cartão a 0,35 e carregador a 180kW é impecável, mais barato do que qualquer SUC espanhol até à data. Com Electroverse fica também a 0,30 mas novamente, apenas com cartão, a app não dá. :doh: :doh:


Pequenas curiosidades: Dá para escolher previamente o valor da cativação bancária e CGD e Revolut o acerto é feito na hora após terminar.
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E por baixo de cada conector, está um contador visível. :mrgreen:
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E de carregamentos por França durante a estadia, ficámos resolvidos.

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