Nonnus Escreveu: ↑11 set 2025, 22:07Nada do que escreveste é novidade. Aliás eu noutros posts aqui no fórum já mencionei isso.
Qual é mesmo a novidade que eles fazem esse negócio com o IVA?
A pessoa que vendeu o Peugeot faz exactamente o mesmo. Enquanto estávamos a espera para mudar o carro para meu nome, indiretamente disse-me que o fazia e na realidade não estava a cometer nenhum crime, porque a lei permite. Acabou por dizer que tinham que vender o carro antes do final do ano porque tinham de fechar a contabilidade. É o negócio deles, cabe a nós perceber o quanto é vantajoso para nós. No meu caso, como já mostrei, comprei os dois carros abaixo do preço de mercado.
Se fosse eu a comprar directamente ao concessionário francês o preço que ia pagar era o anunciado, ponto. 20990€ + as despesas de trazer o carro. Todos carros a venda não é X + IVA. É preço final e como não tenho empresa não posso fazer esses cambalachos.
Mas afinal o problema começou por dizeres que há probabilidade de ser enganado, número de km, falta de garantia, carros estafados, e agora o problema já é as empresas que trazem os carros!
Eu não fui enganado em nada, comprei um carro no mínimo por menos 4000€ dos valores praticados em Portugal por muitos vendedores que usam o mesmo esquema. Se achas que fui enganado, imagina se tivesse dado os 26000€/28000€ pedidos em Portugal por carros iguais ao meu por vendedores que usam o mesmo esquema.![]()
Não existe nada demais em comprar um carro usado num stand Nacional
E´uma venda Nacional aplica-se as leis de de cá.
Tem garantia de 3 anos obrigatória pelo stand Nacional
O problema é este :
A importrust NIF 515824747 tem CAE 74992 - Outras atividades de consultoria, cientificas, técnicas e similares, diversas, n.e., exceto agentes de profissionais desportivos...
Importrust não tem CAE 45110 e 45190 comercio automóvel, mas tu tens a fatura de compra do automóvel
Quando o cliente que procura um carro e opta por estas empresas que actuam como dropshipper (vendem sem ter stock) não são apenas intermediários, sao também um stand de vendas nacional, e sem este CAE 45110 não sei.
Nem faço ideia que salganhada de contas devem se passar nesse comerciante.
As contas quando dizes que o carro custava
20.990€...presumo que esse valor ja tem IVA de 21%
desconto 1000€
19990 - 21% = 15792€ ( iva frança)
15792 X 1.23 = 19424€ (iva portugal)
https://europa.eu/youreurope/citizens/v ... ess-used-1Quando compra um automóvel usado a um concessionário, o IVA pode ou não ser cobrado e referido separadamente na fatura.
Tal depende do modo como o vendedor opta por calcular o IVA sobre o automóvel em questão. Para mais informações, consulte as regras aplicáveis em matéria de IVA ou as autoridades competentes em matéria de IVA do país onde está a comprar o automóvel.
Quando compra um automóvel usado e o leva para outro país da UE, não tem de pagar o IVA. Todavia, tem de registar o automóvel, bem como pagar as taxas de registo e o imposto de circulação, no país da sua residência permanente.