
Expansão células Leaf 40kW.h
Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Por acaso gostava de ver como fazem essa recristalização, parece-me mais banha da cobra que outra coisa.
E discordo completamente dos valores de tensão de carga, os 2V são sempre os mesmos não precisas de elevar 4V, seja numa bateria nova ou usada, o carregador não sabe o estado dela.
A degradação de uma celula não se dá pela corrente de fuga, isto é um sintoma não é a doença, a doença é a destruição dos iões do litio.
E discordo completamente dos valores de tensão de carga, os 2V são sempre os mesmos não precisas de elevar 4V, seja numa bateria nova ou usada, o carregador não sabe o estado dela.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Era só para ter a certeza que tudo o que tenho lido não estava errado.
Entretanto o indivíduo apagou esse comentário depois de eu o ter confrontado que o texto era muito chatgpt e que continha muitos erros.
E na realidade esse texto não respondia aquilo que se estava a discutir. A minha questão é esse software tornar o uso do carro na sua plenitude.
Manda-se as coisas para o ar e quando se pede dados concretos recorre-se ao chatgpt. São isto pessoas com empresas do ramo.
Entretanto o indivíduo apagou esse comentário depois de eu o ter confrontado que o texto era muito chatgpt e que continha muitos erros.
E na realidade esse texto não respondia aquilo que se estava a discutir. A minha questão é esse software tornar o uso do carro na sua plenitude.
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Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Pois essa empresa, a Acecitec, às vezes parece perceber do assunto, mas muitas outras vezes tem certos comportamentos questionáveis. Por acaso gostaria de saber se naquilo que interessa, por exemplo isolamento da bateria, é fiável ou não.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
O isolamento da bateria é a coisa mais simples de reparar num pack, não confundas é isolamento de uma bateria com fugas internas das celulas.
O isolamento é a resistência das celulas em relação ao chassis da bateria, normalmente acontece por deformação das celulas ou da parte envolvente, as fugas internas têm a ver com a resistencia entre o anodo e o catodo, resistência interna.
E sim, já vi vários posts dessa empresa que me parecem um bocadinho amadores, tendo em conta que mexem no material deviam ter um pouco mais de teoria em relação aos assuntos...
O isolamento é a resistência das celulas em relação ao chassis da bateria, normalmente acontece por deformação das celulas ou da parte envolvente, as fugas internas têm a ver com a resistencia entre o anodo e o catodo, resistência interna.

E sim, já vi vários posts dessa empresa que me parecem um bocadinho amadores, tendo em conta que mexem no material deviam ter um pouco mais de teoria em relação aos assuntos...
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Sim estava a pensar no primeiro isolamento que mencionas. É bom saber que é um procedimento simples. Recentemente houve alguém no facebook que fez uma publicação sobre o estado da sua bateria (com fotos da bateria aberta) e que por conselho de várias pessoas (supostamente entendidas), como o Jorge Rocha, fez preventivamente o isolamento da bateria. Além disso alertou para a situação de o BMS poder partir devido ao inchamento dos módulos. Acham que faz sentido fazer este procedimento preventivamente e será que o BMS pode mesmo partir?
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Só vendo caso a caso, se fazes um procedimento desses só para ver como está a bateria, é facil de ver o que fazer a seguir, se não tens estruturas deformadas/celulas inchadas não vejo o que possas fazer, pois mantendo a mesma receita de uso o pack vai manter-se igual, certo? Se tens modulos deformados, sim, o melhor é desviar estruturas metálicas que possam tocar as celulas.
Podes colocar o link dessa publicação? Pode ser por Mp se achares melhor.
Nunca ouvi falar de BMS partido por inchamento das celulas, mas ultimamente o tempo tem sido escasso para ver o que se passa no mundo dos EVs.
EDIT: Passei por lá e já vi, tem 196 000kms mas foi comprado com quase 80 000kms,o que não mostra como foi conduzido a vida toda.... Tem algumas celulas um pouco inchadas, eu se fosse o dono desse carro cortava a parte metalica superior das estruturas metalicas, só para não haver a possibilidade de intrusão do metal na celula, de resto não fazia mais nada.
Podes colocar o link dessa publicação? Pode ser por Mp se achares melhor.
Nunca ouvi falar de BMS partido por inchamento das celulas, mas ultimamente o tempo tem sido escasso para ver o que se passa no mundo dos EVs.

EDIT: Passei por lá e já vi, tem 196 000kms mas foi comprado com quase 80 000kms,o que não mostra como foi conduzido a vida toda.... Tem algumas celulas um pouco inchadas, eu se fosse o dono desse carro cortava a parte metalica superior das estruturas metalicas, só para não haver a possibilidade de intrusão do metal na celula, de resto não fazia mais nada.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Sim é mesmo esse caso, obrigado. A minha dúvida é que eu não faço ideia de como está a minha bateria por dentro e estar a abri-la só para ver é capaz de não valer a pena. Nem sei que custo isso teria.
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Na minha opinião, mexer só mesmo com algum problema, de resto é só deitar dinheiro fora, só mesmo para quem tiver uma oficina que o faça facilmente e sem custos, pois o problema nem é o abrir e ver a bateria, é mesmo retirá-la do carro. 

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- BrunoAlves
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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Sim abrir só depois do problema ocorrer. Até porque antes disso é muito difícil o diagnóstico. Depois de estar com o defeito de isolamento é "só" encontrar o módulo com defeito de isolamento e é "só" encontrá-lo (o multímetro a fazer "piiiiiiii" é suficiente).
Antes de o problema ocorrer pode nem haver ainda nenhuma medição que indique o problema.
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

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Re: Expansão células Leaf 40kW.h
Mas pelo que percebi, segundo o autor do post foi exactamente o contrário que aconselharam. E pelos vistos foram todos da mesma opinião. Se o carro não tinha sintoma nenhum como é que sabiam que se encontrava naquele estado e que havia risco do bms partir?
Estou como o cfvp, já não é a excepção, é a regra. Abrir antes que.
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Só não percebi é quem é que fez a suposta reparação, ou neste caso prevenção.Jorge Rocha
Ricardo Ferreira se tivesse sido feito mais cedo não era necessário tanta mão de obra. Pelo menos quando já está muito inchado o pack de trás, depois de o retirar, é muito difícil voltar a colocá-lo com todos os seus pontos de fixação exatamente no mesmo lugar.
Há outras formas de acomodar o BMS, deixando-o no mesmo lugar, sem que fique a fazer o esforço que o leve a partir.
Aproveita para cortar as pontas do vértice de cima, que segura o BMS, para o mesmo não furar a tampa da caixa da bateria, se é que já não está furada...
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