Expansão células Leaf 40kW.h

Discutir todas as questões relacionadas com a tecnologia avançada de baterias para automóveis.
civic
Mensagens: 2083
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 04 ago 2025, 11:41

Por acaso gostava de ver como fazem essa recristalização, parece-me mais banha da cobra que outra coisa.
E discordo completamente dos valores de tensão de carga, os 2V são sempre os mesmos não precisas de elevar 4V, seja numa bateria nova ou usada, o carregador não sabe o estado dela.
A degradação de uma celula não se dá pela corrente de fuga, isto é um sintoma não é a doença, a doença é a destruição dos iões do litio.
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3546
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por Nonnus » 04 ago 2025, 13:21

Era só para ter a certeza que tudo o que tenho lido não estava errado.

Entretanto o indivíduo apagou esse comentário depois de eu o ter confrontado que o texto era muito chatgpt e que continha muitos erros.

E na realidade esse texto não respondia aquilo que se estava a discutir. A minha questão é esse software tornar o uso do carro na sua plenitude.

Manda-se as coisas para o ar e quando se pede dados concretos recorre-se ao chatgpt. São isto pessoas com empresas do ramo. 😱
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

cfvp
Mensagens: 1919
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 04 ago 2025, 14:10

Pois essa empresa, a Acecitec, às vezes parece perceber do assunto, mas muitas outras vezes tem certos comportamentos questionáveis. Por acaso gostaria de saber se naquilo que interessa, por exemplo isolamento da bateria, é fiável ou não.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 47 000 kms

civic
Mensagens: 2083
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 04 ago 2025, 15:05

O isolamento da bateria é a coisa mais simples de reparar num pack, não confundas é isolamento de uma bateria com fugas internas das celulas.
O isolamento é a resistência das celulas em relação ao chassis da bateria, normalmente acontece por deformação das celulas ou da parte envolvente, as fugas internas têm a ver com a resistencia entre o anodo e o catodo, resistência interna. ;)

E sim, já vi vários posts dessa empresa que me parecem um bocadinho amadores, tendo em conta que mexem no material deviam ter um pouco mais de teoria em relação aos assuntos...
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's

cfvp
Mensagens: 1919
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 04 ago 2025, 15:51

Sim estava a pensar no primeiro isolamento que mencionas. É bom saber que é um procedimento simples. Recentemente houve alguém no facebook que fez uma publicação sobre o estado da sua bateria (com fotos da bateria aberta) e que por conselho de várias pessoas (supostamente entendidas), como o Jorge Rocha, fez preventivamente o isolamento da bateria. Além disso alertou para a situação de o BMS poder partir devido ao inchamento dos módulos. Acham que faz sentido fazer este procedimento preventivamente e será que o BMS pode mesmo partir?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 47 000 kms

civic
Mensagens: 2083
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 04 ago 2025, 16:00

Só vendo caso a caso, se fazes um procedimento desses só para ver como está a bateria, é facil de ver o que fazer a seguir, se não tens estruturas deformadas/celulas inchadas não vejo o que possas fazer, pois mantendo a mesma receita de uso o pack vai manter-se igual, certo? Se tens modulos deformados, sim, o melhor é desviar estruturas metálicas que possam tocar as celulas.
Podes colocar o link dessa publicação? Pode ser por Mp se achares melhor.
Nunca ouvi falar de BMS partido por inchamento das celulas, mas ultimamente o tempo tem sido escasso para ver o que se passa no mundo dos EVs. ;)

EDIT: Passei por lá e já vi, tem 196 000kms mas foi comprado com quase 80 000kms,o que não mostra como foi conduzido a vida toda.... Tem algumas celulas um pouco inchadas, eu se fosse o dono desse carro cortava a parte metalica superior das estruturas metalicas, só para não haver a possibilidade de intrusão do metal na celula, de resto não fazia mais nada.
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's

cfvp
Mensagens: 1919
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por cfvp » 04 ago 2025, 17:00

Sim é mesmo esse caso, obrigado. A minha dúvida é que eu não faço ideia de como está a minha bateria por dentro e estar a abri-la só para ver é capaz de não valer a pena. Nem sei que custo isso teria.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 47 000 kms

civic
Mensagens: 2083
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: Expansão células Leaf 40kW.h

Mensagem por civic » 04 ago 2025, 17:07

Na minha opinião, mexer só mesmo com algum problema, de resto é só deitar dinheiro fora, só mesmo para quem tiver uma oficina que o faça facilmente e sem custos, pois o problema nem é o abrir e ver a bateria, é mesmo retirá-la do carro. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
160 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
77 000Km's

Responder

Voltar para “Baterias e Carregamento”