APP Electroverse

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2696
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: APP Electroverse

Mensagem por alexmol » 07 jul 2025, 21:27

BrunoFonseca Escreveu:
07 jul 2025, 10:45
Ficou apenas um contacto para a galp e outro para a electroverse para saber quem está a bloquear o acesso.
Como a futura lei ainda n está em vigor, era bom que todos cumprissem a actual (em vigor)
Enquanto utilizador não tenho que saber quem está a bloquear o quê.
Enquanto utilizador abri um pedido de suporte na Electroverse do qual aguardo resposta. Mas não espero que me revelem o que se passa nos bastidores.

Quem se devia preocupar com estas questões é a entidade GESTORA da rede, que devia detectar situações destas de forma automática através de KPI's.

Eu sou frontalmente contra a actual lei, como é sabido, mas se está em vigor e é para todos não se pode apelidar algumas redes de conflituosas e depois fechar os olhos a possíveis boicotes.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1249
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: APP Electroverse

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2025, 00:16

alexmol Escreveu:
07 jul 2025, 21:27
BrunoFonseca Escreveu:
07 jul 2025, 10:45
Ficou apenas um contacto para a galp e outro para a electroverse para saber quem está a bloquear o acesso.
Como a futura lei ainda n está em vigor, era bom que todos cumprissem a actual (em vigor)
Enquanto utilizador não tenho que saber quem está a bloquear o quê.
Enquanto utilizador abri um pedido de suporte na Electroverse do qual aguardo resposta. Mas não espero que me revelem o que se passa nos bastidores.

Quem se devia preocupar com estas questões é a entidade GESTORA da rede, que devia detectar situações destas de forma automática através de KPI's.

Eu sou frontalmente contra a actual lei, como é sabido, mas se está em vigor e é para todos não se pode apelidar algumas redes de conflituosas e depois fechar os olhos a possíveis boicotes.
Enquanto utilizador tens razão, mas a partir de um momento que publicas um vídeo, não és um mero utilizador. És um "influencer", estás não só a informar como a criar um percepção, ou um juízo.
O título do vídeo não é inocente e remete para uma conclusão errada. É claro que dá mais cliques, mas o que é que pretendes com o vídeo? Cliques ou informar? Se é informar, então falta a parte da validação de informação, e aí deverias consultar as marcas envolvidas.
Lembro-me de aprender no 5º ano que um texto informativo deveria sempre responder a "Onde", "O quê", "Quem", "Como" e "Porquê".
Soubeste quem bloqueou quem? É a Electroverse que não quer que o seu cartão seja utilizado nos postos da Galp (se calhar perdem dinheiro nesses carregamentos) ou foi a Galp a bloquear (coisa que, sendo possível, não faria muito sentido pois enquanto OPC recebia sempre o valor indicado no posto)? Note-se que quando referes "possíveis boicotes" estás a assumir que existe uma ação deliberada de alguém. Isso está provado? Apenas (e bem) constataste que o cartão da Electroverse não funciona em postos Galp. Falta aqui responder ao "Porquê", ou se não consegues, não tires conclusões.

Numa coisa estamos de acordo, concorde-se ou não com a lei em vigor (eu concordo, nomeadamente a nível da interoperabilidade) embora reconheça necessite ser melhorada), esta tem de ser cumprida, mas o problema é que não está, e há concorrência desleal por parte de quem não cumpre a lei. Mais, com o burburinho de que vem aí uma nova lei (e que ainda não se sabe a sua redação final), já se nota vários players a tomar ações (que são contrárias à lei actual), o que leva a um clima de vale tudo.

Quanto à EGME, sim, deveria ter um papel mais activo em tudo aquilo que diz respeito à qualidade da rede.

Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9935
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: APP Electroverse

Mensagem por mjr » 08 jul 2025, 11:18

Alexmol, sabes se com a App Electroverse o problema com a Galp também acontece?

Regra geral nestas coisas será um erro técnico qualquer e não um boicote deliberado, mas isto é só um feeling.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3516
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: APP Electroverse

Mensagem por Nonnus » 08 jul 2025, 12:07

BrunoFonseca Escreveu:
08 jul 2025, 00:16
Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.
Certo.

Mas no contexto actual do cartão único vamos imaginar um utilizador que só tem a electroverse.

No futuro é do interesse do operador do posto arranjar solução em tempo real para se carregar, o que no caso não há. Se não tiver essa solução perde dinheiro todos os dias.

Acho que acima de tudo é isto que o alexmol quis mostrar.

O cartão único é uma das "bandeiras" do modelo actual portanto se existe um cartão único a ser bloqueado seja de que lado for algo não está correcto.

@Alexmol quando vi o vídeo também pensei na APP. Aconteceu-me no início não conseguir com o cartão e conseguir com APP. Hoje consigo com os dois embora nunca tenha usado carregadores da Galp. Isto não invalida que algo está errado porque se nos outros OPC o cartão funciona também devia funcionar nos da Galp.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1249
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: APP Electroverse

Mensagem por BrunoFonseca » 08 jul 2025, 14:06

Nonnus Escreveu:
08 jul 2025, 12:07
BrunoFonseca Escreveu:
08 jul 2025, 00:16
Por último... o que vivenciaste será, muito possivelmente, o futuro da mobilidade em Portugal, isto é, redes fechadas.
Certo.

Mas no contexto actual do cartão único vamos imaginar um utilizador que só tem a electroverse.

No futuro é do interesse do operador do posto arranjar solução em tempo real para se carregar, o que no caso não há. Se não tiver essa solução perde dinheiro todos os dias.

Acho que acima de tudo é isto que o alexmol quis mostrar.

O cartão único é uma das "bandeiras" do modelo actual portanto se existe um cartão único a ser bloqueado seja de que lado for algo não está correcto.

@Alexmol quando vi o vídeo também pensei na APP. Aconteceu-me no início não conseguir com o cartão e conseguir com APP. Hoje consigo com os dois embora nunca tenha usado carregadores da Galp. Isto não invalida que algo está errado porque se nos outros OPC o cartão funciona também devia funcionar nos da Galp.
Aguardaremos pelas conclusões finais.

Responder

Voltar para “Carregamento”