DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
cfvp
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 21 jun 2025, 00:20

civic Escreveu:
20 jun 2025, 19:44
Obviamente que se não houvesse imensos LEAFs a terem problemas esta conversa nem existia, mas posso dizer-te que por norma estou atento a estas coisas, seja em que marca for.
E todas elas dão prolemas, a questão é que tirando a Tesla, não tens marcas em Portugal com um volume de vendas parecido ao LEAF, a diferença entre estas duas é que a Tesla trata logo do assunto quando ele aparece e têm TMS, que muda logo a equação toda....
Então mas de há uns para cá tem-se vendido muitos carros por exemplo da Peugeot. Em termos de volume não equivale ao Leaf?
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2025, 06:23

civic Escreveu:
20 jun 2025, 15:50
Vou-te fazer umas questões que o Nonnus deve saber responder-te, pois para ele está tudo dito:

No teu caso sabes que tens celulas defeituosas e vais trocá-las, como sabes que não estão todas defeituosas? Como é possivel teres umas defeituosas e outras não? Foi erro de fabrico? São todas más? Como é possivel, sendo elas tão más, haverem carros com pior trato durarem muito mais que o teu sem problemas? Já agora pergunta-lhe também, qual a percentagem de carros com problemas e com bons tratos?
Aguardo estas respostas e depois ficarei satisfeito. ;)
Aí eu...

Como é que foi possível eu ter a célula 35 e 66 com degradação acentuada (estou me a esquecer não é degradação, é avaria) e as restantes 94 células estarem com degradação homogénea.

Como é que é possível haver Leafs de 2017 ainda com 10 barras e todas as células homogéneas. Eu o frankesousa e as centenas de pessoas que tiveram este problema no carro sonharam, não é possível haver degradação de uma ou duas células que limitam o uso do carro.

Já tu certamente sabes a percentagem de carros que não deram problemas desses 650000 carros. 🤦 É que se souberes conseguimos saber o inverso.

Mas vamos ter calma. A procissão ainda agora começou. Nos próximos meses pelo andar da coisa vai ser interessante. Principalmente quando chegar o inverno.

O teu discurso mais recente mostra bem que tu não fazes a mínima ideia do que é e como se comporta o carro com este problema de degradação acentuada em determinadas células. Mas se não sabes é porque não queres. Porque tanto eu como o frankesousa fizemos questão de demonstrar o que é e como se manifesta neste fórum de carros eléctricos e, não num Facebook qualquer. 😉
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 21 jun 2025, 10:24

Eu apenas estou a falar do LEAF 2ª geração, que como sabes tem uma quimica completamente diferente da do LEAF 1ª geração, esses sei que a degradação é acentuada em todas, por isso podes ter pack completamente balanceados e a degradação nas couves.

E claro que não faço ideia de nada, o meu discurso foi sempre este, em vez de vir para aqui mandar umas chalaças como se faz no facebook prefiro tentar saber o que se passa, começas a chegar lá, por isso questiono não venho para aqui com verdades absolutas e futurologia, tento ver caso a caso , tentar saber o que se passa separando os casos pelos sintomas e pelas resoluções, tu é que vais quantificando conforme te dá jeito, e nem sei que jeito é esse...
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 21 jun 2025, 12:53

O que tu não queres aceitar é que o Leaf de 2° geração apesar de ter uma química diferente sofre do mesmo mal dos outros. O comportamento de um Leaf de 2° geração com células com degradação acentuada é o mesmo dos Leaf de 1°.

Se não queres aceitar isto, não sei porquê, estás no teu direito, como está no meu que experiênciei o problema e sei que é exactamente o mesmo em qualquer Leaf, dai afirmar que é uma questão de tempo e não de ter o dono x, y ou z para o problema se manisfestar na grande maioria dos carros.

Mas estamos cá para ver...
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 21 jun 2025, 13:02

Nonnus Escreveu:
21 jun 2025, 12:53
O que tu não queres aceitar é que o Leaf de 2° geração apesar de ter uma química diferente sofre do mesmo mal dos outros. O comportamento de um Leaf de 2° geração com células com degradação acentuada é o mesmo dos Leaf de 1°.

Se não queres aceitar isto, não sei porquê, estás no teu direito, como está no meu que experiênciei o problema e sei que é exactamente o mesmo em qualquer Leaf, dai afirmar que é uma questão de tempo e não de ter o dono x, y ou z para o problema se manisfestar na grande maioria dos carros.

Mas estamos cá para ver...
Nada tem a ver com aceitar ou não aceitar, como já te disse várias vezes estou a cagar-me de alto para a Nissan, já o disse que nunca mais, apenas pretendo saber o maximo de informação sem entrar em populismos baratos, pretendo saber tecnicamente o que realmente se passa, pois tenho um e esta informação pode ser-me util um dia, fazer o que tu fazes é só ir ao facebook para descobrir uma mão cheia de nada.

Se quisseres discutir tecnicamente o que realmente se passa estou cá para trocar ideias, discutir medição de pilinhas, escolhe outro. ;)

Tu podes estar cá para ver, eu pretendo mais do que isso, se eu estivesse na situação do autor deste topico estaria bem complicado, pela tua ordem de ideias ele não deve fazer o que pretende fazer, pois para ti as celulas são todas iguais e ele vai apenas torrar dinheiro, não é isto que achas?
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2025, 07:18

civic Escreveu:
21 jun 2025, 13:02

Tu podes estar cá para ver, eu pretendo mais do que isso, se eu estivesse na situação do autor deste topico estaria bem complicado, pela tua ordem de ideias ele não deve fazer o que pretende fazer, pois para ti as celulas são todas iguais e ele vai apenas torrar dinheiro, não é isto que achas?
A pergunta que me devias fazer se o fazia da mesma maneira. Não, não o fazia. Para o fazer tinha de ter a certeza que as restantes estavam homogéneas com as novas.

Nesta situação mais depressa tentava identificar as células lixadas e retirava. Na teoria o carro ficava com menos autonomia, mas na prática ficava com mais porque as células que limitam o uso do carro deixavam de limitar.

Tendo ele agora o Niro como carro principal era isto que eu fazia. Cheguei a equacionar fazer isso no meu, caso a coisa não chegasse a bom porto com a Nissan. Ficava com um carro para fazer casa/trabalho por um bom par de anos.

A ideia dele é tão válida como outra qualquer desde que bem feita.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 22 jun 2025, 07:40

É exactamente isso que penso em relação a todos, se soubesse realmente o que se passa tomava uma decisão ou dizia-o abertamente, mas não sei, e tu também não, portanto o que tens dito até aqui é conversa de facebook, um punhado de nada.
Isso que dizes de tirar algumas celulas é uma treta pegada pela falta de informação, tiras 1, tiras 10 tiras 50,..... ;)
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2025, 21:57

Mas qual conversa do Facebook, tu consegues ver quais são as células que estão danificadas. Esta difícil de perceber isto...

Para ti tudo é conversa de Facebook, parece que andamos cá todos por ver andar os outros e não tivemos já experiencias reais de como os problemas se manifestam e se conseguem identificar. Pelo que dizes então não há solução, é tudo conversa de Facebook, portanto não dá para resolver.

Isso é que é conversa de Facebook, queres mandar o carro para o lixo. Criticas tanto a Nissan por não ter uma solução de repor células e a única solução é pôr um pack novo, ou mandar o carro para o lixo e no fim parece que tens o mesmo tipo de opinião.

Se me disseres que não é qualquer um que abre o pack e o faz, estamos de acordo, agora que é "fácil" identificar as células que limitam o uso do carro isso é. Tal como é "fácil" ver se as células novas têm a mesma capacidade das antigas. Tu com esse tipo de discurso de fazer uma tempestade de um copo de água, quando tu melhor que muitos de nós sabes bem que não é nada disso. Isso é que é conversa de Facebook.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 22 jun 2025, 22:17

Não é tão facil assim, se estivesses mais atento ao que é um pack de baterias de um LEAf 40 e menos ao Facebook saberias como é composto um pack, mas eu vou elucidar-te, um pack de um LEAF 40 tem 192 celulas, 96 modulos em serie com 2 celulas de 55Ah em paralelo, o que tu vês no LEAFSPY é o grupo de modulos, não consegues ver cada uma das celulas, aí é que reside o problema, pois para teres a certeza do que se passa deves ver celula a celula, uma coisa é veres um modulo em falência completa, como acontece num LEAF de um TVDE onde as celulas arrebentam com a estrutura, outra coisa bem diferente é teres um pack com as coisas muito parecidas, onde tens um problema como o deste tópico em que a diferença entre celulas no pack todo anda pelos 200mV, consegues ver a dificuldade em dizer o que realmente acontece?

Ainda não percebeste com esta conversa toda que eu não tenho opinião nenhuma, estou a tentar perceber o que se passa, tu é que tens tal como aquela malta que diz para mandar logo o carro para o lixo, só estou a tentar ajudar alguém que vai investir algum dinheiro para tomar a melhor decisão, mas eu não faço ideia do que se passa, já tu, tens todas as respostas, até achas facil dizer quais as celulas a substituir... Força...

Para saberes quais a celulas que mandam abaixo o pack numa situação destas só tens uma forma de o fazer, é abrir o pack e testar todas as 192 celulas, de outra forma podes estar a ser enganado em alguma das series, é como disse, um modulo com as duas celulas nas couves é facil de detetar, já um com apenas uma é muito dificil, se forem vários ainda pior, depois metes a degradação à mistura... Agora imagina isto numa escala Tesla, onde as series são às dezenas e nos primeiros casos só sabias da falência de algumas celulas quando esse paralelo já estava praticamente todo nas couves.
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Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por Nonnus » 22 jun 2025, 22:41

Mas há quem o faça não há?

Então onde é que esta mesmo o problema?
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