DB Flecha Prateada

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 40kW.h.
civic
Mensagens: 2008
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 15 mai 2025, 12:14

mafgod Escreveu:
15 mai 2025, 11:37
O LeafSpy também é um pouco lento no update dos dados lidos... não será isso?
Não me parece, vê-se perfeitamente ele a atualizar valores de SoC mas sempre muito diferente do display do carro, também pensei nisso mas já vi várias vezes o video e não faz sentido, até a quebra das celulas piores não faz qualquer sentido na quebra de SoC do display, que chega a 0, enquanto no LS não baixa de 40%, isto são minutos com diferenças de mais de 40%.

Depois há outra coisa, essa tensão a 63% está muito baixa, 346V onde deveria estar acima dos 375V... Mesmo com uma diferença de celulas nos 60mV continuas a ter a tensão demasiado baixa, não percebo, parece-me que todo o pack está demasiado baixo, ou descalibrado...

Já experimentaste carregar a 100% até ele desligar?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Mensagens: 842
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 15 mai 2025, 12:51

civic Escreveu:
15 mai 2025, 12:14
mafgod Escreveu:
15 mai 2025, 11:37
O LeafSpy também é um pouco lento no update dos dados lidos... não será isso?
Não me parece, vê-se perfeitamente ele a atualizar valores de SoC mas sempre muito diferente do display do carro, também pensei nisso mas já vi várias vezes o video e não faz sentido, até a quebra das celulas piores não faz qualquer sentido na quebra de SoC do display, que chega a 0, enquanto no LS não baixa de 40%, isto são minutos com diferenças de mais de 40%.

Depois há outra coisa, essa tensão a 63% está muito baixa, 346V onde deveria estar acima dos 375V... Mesmo com uma diferença de celulas nos 60mV continuas a ter a tensão demasiado baixa, não percebo, parece-me que todo o pack está demasiado baixo, ou descalibrado...

Já experimentaste carregar a 100% até ele desligar?
Sim, ainda a semana passada carregou até 100%.

De facto, uma das empesas para a qual ligue, a pessoa com quem falei, disse-me para fazer o teste de deixar o carro ir até a tartaruga, fazer reste a todas as médias e depois deixar o carro a carregar durante 24h.

Vou ver se no fim-de-semana faço isso.

civic
Mensagens: 2008
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 15 mai 2025, 13:45

Faz isso mas com o pack o mais balanceado possivel. ;)
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

kony76
Mensagens: 842
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 jun 2025, 14:52

Ora bem, duas decisões tomadas.

1 - Importei um E-Niro para substituir o carro a combustível que ainda sobrava. Desta forma o Leaf vai passar a ser o 2º carro da casa e este o primeiro. Abri o DB: viewtopic.php?f=63&t=8900;

2 - Vou avançar com a reparação do Leaf, por causa do problemas referido nos posts anteriores. Vou fazer a substituição de alguns módulos e o isolamento. Com isto, espero ficar com carro para muitos mais anos, ainda para mais, passando a ser o 2º carro da casa e, por isso, andar menos. A intervenção está marcada para o inicio de Julho.

Andei a ver o mercado e, de facto, os Leaf estão bastante desvalorizados. Pelo preço que estão, prefiro investir algum e ficar com ele. O carro continua a ser um excelente carro, confortável, tecnologicamente evoluído e mito agradável de se conduzir e justifica claramente o investimento a fazer, desde que fique bom.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1296
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por mafgod » 11 jun 2025, 15:07

Podes referir a empresa onde vai ser intervicionado o Leaf?

civic
Mensagens: 2008
Registado: 06 jan 2011, 16:24

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por civic » 11 jun 2025, 15:18

Boa sorte com a reparação, tens algum diagnostico?
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
72 000Km's

cfvp
Mensagens: 1878
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por cfvp » 11 jun 2025, 16:19

Qual será o custo da reparação no Leaf?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 45 000 kms

kony76
Mensagens: 842
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 jun 2025, 16:46

mafgod Escreveu:
11 jun 2025, 15:07
Podes referir a empresa onde vai ser intervicionado o Leaf?

Na Second Cycle, em Torres Vedras.
Última edição por kony76 em 11 jun 2025, 16:52, editado 1 vez no total.

kony76
Mensagens: 842
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 jun 2025, 16:49

civic Escreveu:
11 jun 2025, 15:18
Boa sorte com a reparação, tens algum diagnostico?
Sim, já foi feito o diagnóstico. São 4 ou 5 módulos danificados.
Segundo a oficina, substituindo esses módulos, o carro fica ótimo, inclusive com mais SOH, porque o SOH atual, está a ser influenciado em baixa por estes módulos danificados.

kony76
Mensagens: 842
Registado: 25 mai 2018, 20:06
Data de fabrico: 12 nov 2001
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: DB Flecha Prateada

Mensagem por kony76 » 11 jun 2025, 16:50

cfvp Escreveu:
11 jun 2025, 16:19
Qual será o custo da reparação no Leaf?
Será algo a rondar os 2.500/3.000€. Depende do número de módulos necessários.

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 40 kW.h e 60 kW.h”