Eu diria que será mais facil saber alguma coisa desse BMS através de uma oficina fora da rede, tipo EVolution ou outra...
Diário de bordo - 2Rs
Re: Diário de bordo - 2Rs
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's
- Nonnus
- Mensagens: 3668
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo - 2Rs
mjr Escreveu: ↑11 set 2024, 07:40
Face a toda a experiência que temos acumulada de lidar com os concessionários Nissan em Portugal, provavelmente só levando o carro ao Japão é que poderíamos obter mais informação. Acho que os concessionários nem sequer percebem o significado de ele parar o carro com células a 3.5V e não com 3.0V... Aliás, se o carro está com 3 barras de capacidade, para eles nem sequer deve valer a pena mexer alguma coisa. A bateria está em fim de vida e deve ser trocada de imediato.
Agora, a questão de poder ser um problema no LBC (aka BMS), isso sim já poderia ser avaliado por eles. Mas se no LS não mostra nenhum erro relacionado com o LBC, eles tb não o vão ver.
É como tudo. Há bons e maus profissionais. Eu não tenho nada apontar do concessionário onde o meu carro foi sempre assistido. Quando não sabiam perguntavam a Nissan Ibéria ligavam-se em tempo real e juntos tentavam perceber os problemas.
Claro que se não houver interesse por parte do concessionário chutam para canto. O meu carro quando foi para acionar a garantia foi lá 3 vezes porque a Nissan Holanda pediu por 3 vezes que o carro fosse ligado para eles retirarem mais dados.
Já escrevi isto várias vezes, vou voltar a escrever. A Nissan não olha para o carro como nós com o Leafspy.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- frankesousa
- Mensagens: 1415
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 46 Ah 7 barras
Re: Diário de bordo - 2Rs
Neste caso, parece-me que não se perdia nada em fazer um reset total ao BMS (sim ia voltar a ter as 12 barras de saúde "fictícias") e andar com o carro sabendo do real estado das baterias, ou seja, com cuidado e nunca fazer muito mais que 20km ou assim, e ver se o BMS recalculava a saúde mais por cima e talvez não manda-se desligar o carro "tão cedo".
O pior que podia acontecer é ficar novamente na estrada por má informação no display digo eu.
Se a ideia é "testar a coisa" era o que eu tentaria fazer.
O pior que podia acontecer é ficar novamente na estrada por má informação no display digo eu.
Se a ideia é "testar a coisa" era o que eu tentaria fazer.
Leaf Acenta 30kWh de 2016 - Abatido
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
10/2020 - 101.000km (10 Barras-78.6% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
01/2025 - 160.500 (7 Barras-57% SOH) (FIM!)
-
renateves
- Mensagens: 407
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jun 2012
- Capacidade bateria: 29.9 Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo - 2Rs
Novidades: mudei a bateria......... de 12v
Um pouco mais alta mas nada que interfira na sua instalação: Aproveitei e estive a "limpar" a produção de algas... lá se foi o sushi
Um pouco mais alta mas nada que interfira na sua instalação: Aproveitei e estive a "limpar" a produção de algas... lá se foi o sushi
# Ion 2012
[ Agosto/16 -> Jun/25 ]
17.500 kms -> 120.000kms
SOH: @30Ah (<35% deg)
# Leaf 2014
[Agosto/24 -> Maio/25]
SOH: 3 barras ( 75% deg)
«...em renovação...»
[ Agosto/16 -> Jun/25 ]
17.500 kms -> 120.000kms
SOH: @30Ah (<35% deg)
# Leaf 2014
[Agosto/24 -> Maio/25]
SOH: 3 barras ( 75% deg)
«...em renovação...»
-
renateves
- Mensagens: 407
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jun 2012
- Capacidade bateria: 29.9 Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo - 2Rs
Relativamente aos DTCs que não consigo apagar, de um deles encontrei isto:
DTC: P3180 000B
https://www.gm-volt.com/threads/2015-ni ... lt.343318/
https://www.reddit.com/r/leaf/comments/ ... nger_safe/
Deparei-me também esta explicação:
"Vive la resistence"

DTC: P3180 000B
https://www.gm-volt.com/threads/2015-ni ... lt.343318/
E o outro DTC é:P3180 (High voltage battery system)
VCM detects and error signal that is received from LBC via CAN communication for 0.02 or cons more.
Possible cause: Li-ion battery system
Diagnosis Procedure: Perform the Self-Diggnosis of LBC
Encontrei alguém com o mesmo cenário que o meu apresenta:P33D4 is just letting you know that the battery has very low Hx, meaning high resistance. The battery will convert more energy into heat instead of usable power both when charging and discharging accelerating the rate of degradation.
https://www.reddit.com/r/leaf/comments/ ... nger_safe/
Deparei-me também esta explicação:
Ou seja, o P3180 aparece por causa do P33D4 ....the P33D4 is "replace the Li-Ion battery because its internal resistance is going up" unfortunately. The P3180 is "there is an error code in the battery controller" i.e. the P33D4 code.
"Vive la resistence"
# Ion 2012
[ Agosto/16 -> Jun/25 ]
17.500 kms -> 120.000kms
SOH: @30Ah (<35% deg)
# Leaf 2014
[Agosto/24 -> Maio/25]
SOH: 3 barras ( 75% deg)
«...em renovação...»
[ Agosto/16 -> Jun/25 ]
17.500 kms -> 120.000kms
SOH: @30Ah (<35% deg)
# Leaf 2014
[Agosto/24 -> Maio/25]
SOH: 3 barras ( 75% deg)
«...em renovação...»
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9957
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Diário de bordo - 2Rs
É bem possível que seja, até mencionei essa possibilidade de com 3,5V na célula mais fraca em repouso ele em aceleração atingir o limiar dos 3.0V e abrir o contactor. Para verificar isto tens de carregar a bateria e fazer um teste de aceleração com log das tensões no LS. Tem é de ser um log de alta resolução temporal, tipo uma amostra por segundo. Pode ser numa estrada isolada fazer uma mini drag race 0-100km/h ou mais até (quanto mais,mais tempo de log para analisar teremos). Convém é ter o carro bem carregado, senão ele pode abrir o contactor (ou limitar a potência).
Com este log conseguimos até medir a resistência interna da bateria, se além das tensões das células também tiver a corrente da bateria.
Com este log conseguimos até medir a resistência interna da bateria, se além das tensões das células também tiver a corrente da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Diário de bordo - 2Rs
O melhor mesmo é um reset ao BMS e deixar o sistema adaptar-se por si, claro que isto não invalida os outros testes que podes ir fazendo. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's
-
renateves
- Mensagens: 407
- Registado: 05 mar 2014, 10:17
- Data de fabrico: 01 jun 2012
- Capacidade bateria: 29.9 Ah
- Localização: Veneza de Portugal
Re: Diário de bordo - 2Rs
Estava a ver anúncios de carros e baterias e coisas e tal... e deparei-me a olhar para as baterias de 24/40 da Env-200!! Tendo estas cooling de AC, e pelo que li, usa o memso compressor do AC (de cabine), não daria para "retrofit" no leaf?! Sendo células as mesmas, "apenas" teria que haver algum corta e cola para incluir o condensador+ventoinha no pack!!
Sim, se calhar estou a disparatar mas... para mim faz sentido. Embora nas pesquisas não tenha encontrado ninguém que o tenha feito... é mais ao contrário: Leaf -> eNv-200. Será a caixa da env-200 maior? Diferente é sem dúvida.
EDIT:
Já me vou responder a mim próprio... vai dormir
https://www.youtube.com/watch?v=ZgeQVhmm9mA

Sim, se calhar estou a disparatar mas... para mim faz sentido. Embora nas pesquisas não tenha encontrado ninguém que o tenha feito... é mais ao contrário: Leaf -> eNv-200. Será a caixa da env-200 maior? Diferente é sem dúvida.
EDIT:
Já me vou responder a mim próprio... vai dormir
https://www.youtube.com/watch?v=ZgeQVhmm9mA
- Anexos
-
- Bateria da Env-200
- env200.JPG (54.1 KiB) Visto 11623 vezes
# Ion 2012
[ Agosto/16 -> Jun/25 ]
17.500 kms -> 120.000kms
SOH: @30Ah (<35% deg)
# Leaf 2014
[Agosto/24 -> Maio/25]
SOH: 3 barras ( 75% deg)
«...em renovação...»
[ Agosto/16 -> Jun/25 ]
17.500 kms -> 120.000kms
SOH: @30Ah (<35% deg)
# Leaf 2014
[Agosto/24 -> Maio/25]
SOH: 3 barras ( 75% deg)
«...em renovação...»
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3107
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Diário de bordo - 2Rs
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Re: Diário de bordo - 2Rs
A caixa da fragoneta é maior e não cabe no LEAF, isso foi muito falado aquando do lançamento desta nova geração, de qualquer das formas parece que em termos de fiabilidade é pior o pack da Ev200 do que o do LEAF, relacionado com a homogeneidade termica, ou seja, tem arrefecimento mas mal concebido. 
Nissan LEAF 2018 40kWh
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's
162 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
80 000Km's