mjr Escreveu: 25 mai 2020, 11:31
Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.
Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Muito bem, óptimas notícias.
O problema das cargas rápidas deduzo que seja só por causa da temperatura ou é mais alguma coisa?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms
Especialmente a temperatura, mas há também um efeito de estar continuamente a carregar a correntes elevadas que provoca degradação por alguns iões não se conseguirem intercalar no ânodo e ficarem lá depositados, reduzindo o lítio disponível e criando dendrites. Esse efeito é muito reduzido atualmente, até porque o aquecimento favorece a intercalação. Eu diria que é um problema maior com cargas rápidas em temperaturas baixas.
Por isso sim, é praticamente só a temperatura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
mjr Escreveu: 25 mai 2020, 11:31
Para mim são resultados excecionais e mostram uma enorme evolução na qualidade dos packs que a Nissan coloca nos carros. Estamos a falar de menos de 5% de degradação em 2 anos.
Para isto tem naturalmente contribuído o facto de não fazer cargas rápidas, andar poucos km e ter um SOC médio baixo (tem feito ciclos de 15% a 50% +/-).
Muito bem, óptimas notícias.
O problema das cargas rápidas deduzo que seja só por causa da temperatura ou é mais alguma coisa?
Por si só as temperaturas que o pack atinge numa carga rápida entre os 20 e os 80%, por exemplo, não são nada problemáticas na minha opinião. A coisa complica-se quando à temperatura elevada se junta voltagens elevadas nas células, daí que se deva evitar este binómio em simultâneo sobretudo durante muito tempo.
Proprietário Nissan Leaf 24kwh 10/2015 desde Abril 2019.
Proprietário Nissan Leaf 30kwh 03/2017 desde Abril 2020.
Exacto, esse caso que referi de um táxi poucas cargas rápidas faz, embora faça praticamente todos os dias ciclos completos, ou seja, o valor dado pelo LS não deve fugir muito à da realidade.
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Eu até agora ainda não. Acho que o meu é do mesmo ano do teu. 2018.
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Já não sei ao certo qual era o código, mas quase de certeza que foi esse problema. Portanto sim, a mim já me contactaram e supostamente já aplicaram a reprogramação.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 51 000 kms
Perguntei a um familiar que tem um leaf 40 e diz-me que da ultima vez que foi à Nissan fazer um diagnóstico (da avaria da tranca da porta de carga, portanto nada relacionado) pediram autorização para fazer esse "update".
Acabaram de contactar um amigo que comprou o Leaf na mesma altura do meu.
Vou tentar reproduzir a situação, nunca me tinha apercebido desta "aceleração não solicitada". Parece ser um bug em que nestas condições o cruise control é de novo "ativado", nos tais 8 segundos após desativar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
On vehicles with affected VCM software, there is a risk of sustained motor torque if a driver takes both of
the following actions within 8 seconds after deactivating cruise control, Intelligent Cruise Control or
ProPILOT Assist functions: (a) switches driving mode (i.e. from ‘D’ to ‘B’ position, or ‘ECO’ mode, or e-Pedal
‘ON’); and (b) then applies and releases the accelerator pedal. If this condition occurs, in certain operating
conditions the vehicle may continue acceleration unless the brake is applied or may not slow down as
expected following release of the accelerator, which may increase the risk of a crash
Mais alguém foi contactado?
Eu fui contactdo, e até já fui fazer a atualização do meu (demorou 1 horita)... Até agora não notei diferença nenhuma quando saio do cruise control... Mas sendo honesto nunca tentei executar exactamente aqueles passos só para testar.