Kia?
Miio vs outros CEMEs
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de Aquisicao: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
Re: Miio vs outros CEMEs
Não são um EMSP em Portugal. Desculpem mas não são.
São um CEME, que regista na BD da EGME TODOS os cartões/dados de acesso dos seus clientes europeus.
Não é assim que funcionam os EMSP, digamos... No mundo
São um CEME, que regista na BD da EGME TODOS os cartões/dados de acesso dos seus clientes europeus.
Não é assim que funcionam os EMSP, digamos... No mundo
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Acho que a pergunta que se deve fazer a miio é o quanto é difícil recolher essa informação em tempo real dos carregadores de outros países sem o uso de uma EGME ao estilo português?
Em discussões anteriores tantas vezes se falou na necessidade da mobi.e para mostrar a mais valia da mesma para este fim, e não sei como a miio consegue apresentar carregadores espanhóis e franceses
Em discussões anteriores tantas vezes se falou na necessidade da mobi.e para mostrar a mais valia da mesma para este fim, e não sei como a miio consegue apresentar carregadores espanhóis e franceses
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
- 6 anos depois 160000km
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Até vou "colar" aqui o que disse há pouco noutra freguesia
Esta entrada da Miio em França mostra bem a falência do modelo português. Milhões e milhões do erário público, protocolos proprietários, reinvenção da roda, a última bolacha do pacote.
Chega uma pequena empresa portuguesa ao mercado francês, pufffffff acesso a 50.000 postos. Lá se foi o cartão único♂
Andamos há anos a ouvir "Espanha, Espanha" para justificar o modelo. Afinal chega-se a um mercado mais maduro e bem se vê que a interoperabilidade existe e bem. 50.000 postos online, preços conhecidos, estado e disponibilidade, tudo o que parecem fazer crer que só há cá.
- t3lmo
- Registado: 04 ago 2012, 13:29
- Data de Aquisicao: 31 out 2014
- Capacidade bateria: 36,8Ah + 60Ah
A Miio só chegou a +300 postos em Espanha (e +3000 em breve) e os +50.000 em França porque se ligou a uma única entidade: Gireve.
Da mesma forma que os eMSP europeus acedem aos +2600 postos em Portugal porque se ligaram na EGME nacional.
Da mesma forma que os eMSP europeus acedem aos +2600 postos em Portugal porque se ligaram na EGME nacional.
ekoway · Dez-2011 · 34.333km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
PHEV · Dez-2014 · 80.000km
C-Evo · Set-2015 · 85.000km
iOn · Jan-2017 · 65.00km
Kauai · Jul-2019 · 46.000km
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de Aquisicao: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Pois é, há muita gente que quer passar essa ideia de que lá fora são todos uns "atrasados" e afinal quando se vai a ver até estão bem, mesmo tendo seguido uma estratégia diferente da nossa.Nonnus Escreveu: 02 ago 2022, 00:21 Acho que a pergunta que se deve fazer a miio é o quanto é difícil recolher essa informação em tempo real dos carregadores de outros países sem o uso de uma EGME ao estilo português?
Em discussões anteriores tantas vezes se falou na necessidade da mobi.e para mostrar a mais valia da mesma para este fim, e não sei como a miio consegue apresentar carregadores espanhóis e franceses![]()
Apesar de termos começado muito bem, com uma rede nacional e de tudo parecer muito simples, a realidade é que a nossa "fixação" em querer controlar tudo, baseada numa burocracia incompreensivel, faz com que as coisas não sejam assim tão simples como parece, que o diga a Electromaps (1ª entidade o mais próximo de eMSP que mostrou interesse em intergrar a nossa rede).
Nós temos a informação toda "centralizada" há anos e mesmo assim vejam quantas empresas tecnológicas estrangeiras operam cá em Portugal - ZERO - Só agora em 2022 é que se começa a falar de cá para lá
Não tarde nada começam as conversas em "aspiral" de que o meu modelo é melhor que o teu e de quem copiou quem, se calhar até neste aspecto vão dizer que somos pioneiros, mesmo quando outros já o faziam lá fora, mas com bases diferentes.
Antes do aparecimento da GIREVE, já a DSC cobria a rede de carregamento em diversos países da Europa (negociava OPC a OPC, logo sem cobrir a rede do país a 100%), permitindo usar a sua aplicação para carregar.
Só em Portugal é que teve de se tornar CEME para oferecer o mesmo serviço que fornecia lá fora, para evitando que os clientes Portugueses fossem clientes de 2ª, mesmo que a app não pudesse ser usada e fosse substituida pelo cartão maravilha!
Mais recentemente entidades como a Gireve, estão a tornar a globalização muito mais simples, sem necessidade de EGME burocraticas que cheiram a mofo!
Em "meia duzia de segundos" a Girene permite que eMSP passam a disponibiliar nas suas plataformas carregamentos em diferentes países da Europa, de forma perfeita e a cobrir 100% dos postos? Claro que não, mas quem procura complicar já sabemos - ou melhor a mobi.e - sabe como vai terminar!
Fundamental é que aparecem mais e mais alternativas, de forma a que exista mais concorrência de forma a que o acesso a estes serviços sejam mais baratos.
- Nonnus
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de Aquisicao: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Tinha ideia que até ai fomos pioneiros, a ver pelas muitas vezes que foi mencionado (até pela própria CEO da miio) que o nosso modelo é cobiçado lá fora.rimsilva Escreveu: 02 ago 2022, 14:55 Não tarde nada começam as conversas em "aspiral" de que o meu modelo é melhor que o teu e de quem copiou quem, se calhar até neste aspecto vão dizer que somos pioneiros, mesmo quando outros já o faziam lá fora, mas com bases diferentes.
Pois isto quase que dá uma história do tipo do capuchinho vermelho no caso da miio.rimsilva Escreveu: 02 ago 2022, 14:55 Só em Portugal é que teve de se tornar CEME para oferecer o mesmo serviço que fornecia lá fora, para evitando que os clientes Portugueses fossem clientes de 2ª, mesmo que a app não pudesse ser usada e fosse substituida pelo cartão maravilha!
Era uma vez uma empresa muito pequenina, que queria ser uma empresa de software na mobilidade electrica, mas houve um lobo mau que lhe disse: - se queres entrar na ME tens de tornar CEME, e para ser CEME tens de ser OPC. A empresa pequenina para ser grande teve de se sujeitar a essas imposições, quando na realidade só queria vender fees na sua aplicação e tornar o acesso a ME mais simples para todos.
Que filme de terror que pode ser criar uma app em Portugal.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 6 anos depois 160000km
- rimsilva
- Proprietário i3
- Registado: 31 mar 2016, 14:40
- Data de Aquisicao: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
Nonnus Escreveu: 02 ago 2022, 18:38
Tinha ideia que até ai fomos pioneiros, a ver pelas muitas vezes que foi mencionado (até pela própria CEO da miio) que o nosso modelo é cobiçado lá fora.
Naturalmente que tivemos algumas boas iniciativas em Portugal, já disse e defendi isso mesmo.
Só que, este deslumbramento de que "somos os maiores" e que toda a gente nos quer imitar, de não querer ouvir ninguém, tem sido prejudicial.
Ter todos os postos "mapeados" com info centralizada num local é inequivocamente algo fantástico, pelo menos para mim é, só que isso não chega, porque se depois só complicas com burocracias, "ninguém" vai querer saber de um país periferico e complicado.
Este é só mais um exemplo, de como as coisas estão a evoluir bem lá fora, mesmo sem a brilhante ideia de terem criado uma "rede publica".
Está ainda longe de ser perfeito (basta olhar para a cobertura de Espanha e França pela Gireve), mas a diferença está na vontade dos players estarem presentes nesta plataforma ao contrário daquilo que se passa em Portugal, que em vez de aproximar, só afasta os players (eu sei que a propaganda pró modelo esforça-se para mostrar o contrário, mas é tudo facchada) há vários exemplos, mas veja-se o que se passa lá fora com a Tesla e em Portugal.
Última edição por rimsilva em 03 ago 2022, 11:23, editado 1 vez no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
Mas essa entidade não custou e continua a custar milhões ao erário público Francês e Espanhol. Essa entidade opera em vários países com a mesma plataforma, igual para toda a gente. Não é uma reinvenção da roda que existe cá em em mais lado nenhum.t3lmo Escreveu: 02 ago 2022, 09:55A Miio só chegou a +300 postos em Espanha (e +3000 em breve) e os +50.000 em França porque se ligou a uma única entidade: Gireve.
Quando a Miio quiser (e lhe fizer sentido), passa ter acesso a mais milhares de postos noutro país, e noutro, e noutro. Qualquer CPO ou EMSP que queira trabalhar em Portugal tem de reinventar backoffices para ser compatível com o que se faz cá.
Até à data, os EMSP europeus não operam em Portugal "porque se ligaram na EGME nacional", porque não podem. Têm de ter um CEME do lado de cá, próprio ou em parceria. Para o fazerem têm de implementar a reinvenção da roda do lado deles. Não é assim que os EMSP trabalham e não é assim que a Miio teve acesso a 50.000 postos do dia para a noite: liga-se à GIREVE, tem acesso aos postos todos e cobra uma fee pelo serviço prestado. A operação do posto (que obviamente inclui o "sumo" que ele debita) continua a ser totalmente da responsabilidade do CPO.
Eu olho para o mapa da Miio em França e não vejo diferença nenhuma para o mapa de Portugal. Localização, disponibilidade, estado dos postos, tudo existe. O que também existe? Preços claros. E preços altos, preços baixos, postos que cobram por tempo, outros por energia, outros mistos...
O que esta integração fez, além da brutal mais valia prestada pela Miio (mais uma!) aos utilizadores, foi mostrar a realidade num mercado maduro e diverso. Andámos anos a ouvir "Espanha, Espanha" para justificar como na teoria o nosso modelo e a existência de uma EGME traziam vantagens únicas, afinal a realidade é que a maioria de nós nunca soube como é que funcionam mercados mais maduros e como tal resignámo-nos à realidade Espanhola que era a única que quem até sabe nos ia apresentando. Vai-se a ver e há um mundo lá fora.
Faltam alguns pormenores de regulação que o regulamento europeu prevê (nomeadamente tentar prevenir as taxas absurdas de alguns CPO como é normal em Espanha, bem como tornar obrigatório a adesão a plataformas de roaming - obrigatório é diferente de exclusivo), mas o que vejo é que nós continuamos agarrados a 2010 quando o modelo foi pensado, e lá fora o mercado e a evolução continuam a acontecer.
Curiosamente, apesar de ter um impacto muitíssimo maior, a Miio não foi a primeira empresa Portuguesa a fazer isto. A EVIO já permite acesso a muitos milhares de postos por essa Europa fora há pelo menos vários meses. A Miio tem o destaque que tem, naturalmente, porque é incontornável no nosso dia a dia.