Carregamento em garagem

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp »

Olá,

Ontem fui ver um apartamento com garagem. A garagem tem tomada elétrica e existe um interruptor no disjuntor dentro do apartamento que é referente à garagem. Portanto deduzo que a eletricidade está ligada ao apartamento, o que é menos um problema. Agora queria confirmar se é possível carregar lá a 10A. Pelo o que vi no interruptor dizia C16, o que assumo que permita potências até 16A. Alguém confirma?

Se for preciso mais informações também posso dar. Obrigado.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3503
Registado: 13 jan 2011, 19:27
Data de Aquisicao: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por RJSC »

Dá para carregar com toda a segurança mesmo a 16A, basta colocar uma tomada CEE ou uma wallbox.
Para carregar com o EVSE de origem convém ver se a tomada que lá existe não está envelhecida e com as molas frouxas.
Na dúvida, uma tomada nova também custa menos de 5€.
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp »

Obrigado. Os 10A chegam-me, mas é bom saber que posso usar os 16A tranquilamente.
A tomada pareceu-me boa.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
Giugiaro
Mensagens: 28
Registado: 14 out 2021, 18:04
Data de Aquisicao: 01 jan 2015
Capacidade bateria: 22kWh, SOH 98%
Localização: Valongo

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por Giugiaro »

Aproveitando o tópico, deixo também a minha questão.

Tenho em construção uma garagem num terreno detido por nós, afastado de casa. Toda a construção será nova, incluindo o fornecimento elétrico.

Considerando que tenho um Renault Zoe R240 de carga máxima a 22kW trifásico, e não consumindo mais que 4kWh por dia de bateria nos dias mais gélidos, qual será a melhor opção para instalação?

Para já estava a considerar uma Schuko para combinar com o carregador que já vinha incluído com o veículo, que carrega no máximo a 1,7kW.
Mas se considerarem que devo optar por outro equipamento e maior potência, também a pensar no longo prazo, agradecia as sugestões. ;)
Imagem
Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2323
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de Aquisicao: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por rnlcarlov »

Se é um Zoe, o carregador deve dar até 16A (3,7kW) com as tomadas Green Up ou um íman a simular o mesmo efeito. Pelo menos é o que costuma vir de origem.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9981
Registado: 04 jan 2011, 14:55
Data de Aquisicao: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por mjr »

Eu no Zoe não consideraria carregar nunca a menos de 16A em monofásico. A eficiência da carga cai a pique abaixo disso, tornando muito mais caro o uso do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 190000 km em 2025-11-23.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 162000 km em 2025-11-23.
Associado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp »

Já agora, na garagem também tinha um disjuntor com um interruptor C10 e outro C16. Alguém faz ideia porque está assim?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3706
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de Aquisicao: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por Nonnus »

C10 iluminação C16 tomadas.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.
Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024
Proprietário de Peugeot e2008 desde: 07 de dezembro 2024
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 15:34
Data de Aquisicao: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por pemifer »

Eu não carregaria a 16A numa tomada normal. Já o fiz e derreteu-se a ficha.
O Nissan Leaf, quer o 24, quer o 40, carregam bem a 6A.
Em casa, usei sempre o EVSE Nissan que carregar a 10A.
Nunca precisei de mais.
cfvp
Mensagens: 1987
Registado: 11 nov 2017, 22:14

Re: Carregamento em garagem

Mensagem por cfvp »

pemifer Escreveu: 24 jun 2022, 17:57 Eu não carregaria a 16A numa tomada normal. Já o fiz e derreteu-se a ficha.
O Nissan Leaf, quer o 24, quer o 40, carregam bem a 6A.
Em casa, usei sempre o EVSE Nissan que carregar a 10A.
Nunca precisei de mais.
Certo, obrigado. Se fosse carregar a 16A colocaria, sem dúvida, uma tomada CEE. ;)
Para mim os 10A também seriam suficientes.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 2019 com 52 000 kms
Responder

Voltar para “Carregamento”