Vou só deixar aqui (novamente) a minha experiencia em 2 semanas a andar de VE na Noruega sem possibilidade de carregar em "casa".
- Não existe nem me parece que vá existir nenhuma app que mostre os postos de vários operadores, nem de pagar em vários operadores.
- Efetivamente há informação em todos os postos sobre como carregar, no limite por SMS (pagando um preço adhoc muito mais caro).
- Muito facilmente se instala a app do operador e em 5 min estamos a carregar com o Cartão de credito lá configurado, mesmo sem morada ou dados noruegueses.
- Está a aparecer por lá "OPC's" que permitem "CEME" lá carregar, embora, sem surpresa, o operador original desses postos tenha condições porreiras nesses postos.
-
Carreguei 1x na IONITY e foi a carga mais barata de todas a 0.45€/kWh sem minutos nem contas difíceis, utilizando os nossos vizinhos Move.On EDP, que na noruega apenas funcionam na Ionity. Sendo verdade que já tinha "contrato" com eles, usei a APP para ativar o posto sem problemas.
- O normal por lá, seja em PCR ou PCN é um misto de €/min + €/kWh, com possibilidades de subscrições mensais para ter acesso a preços puramente €/kWh.
Resumindo, o problema de não ter informação consolidada de postos e disponibilidades num só sitio/App , chato para mim que estou habituado ao sistema central, é totalmente ultrapassado por dezenas de postos por km2 e uma aparente utilização muito baixa se considerarmos o numero estupido de VEs na estrada!
Fica a fatura, recebida 5 min depois da carga.