Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh '19 - Sonecas
Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh '19 - Sonecas
Olá a todos!
Depois de me ter apresentado há quase dois anos atrás, e ter ficado sem dizer nada, eis que estou de volta com novidades.
Faz amanhã 1 mês que fui buscar o meu 1º veiculo elétrico!
Como dá para perceber é um Kia e-Niro de 64kW, e tem sido uns bons dias de pequenos testes, ainda a fazer só carregamentos em casa na generalidade e fui testar um PCR, a ver se me entendia com a APP da Miio e até agora está tudo a correr bem e estamos a adorar o carro...
No dia 24 de Abril, de manhã saimos de Pegões com a bateria a 100%, fomos até ao Hipódromo dos Mourões, em Abrantes para mais uma prova de Agility com os dois cães, almoçamos em Tomar, e ainda fui visitar a minha avó numa aldeia da freguesia de Casais, a meio da tarde voltamos para casa, em Pegões, sem paragens para carregar.
Chegando a casa pensando que já não ia sair para lado nenhum coloquei o carro á carga, mas enganei-me 2 horas depois ainda tive de levar uma encomenda a Arraiolos.
No sábado passado, dia 7 de Abril fiz uma volta idêntica, mas com algumas diferenças, de manhã saimos de Pegões, fomos até cidade de Abrantes onde almoçamos, depois seguimos para o Campo de Futebol do Pego, no Pego, Abrantes para mais uma prova de Agility no final da tarde voltamos para casa, quando cheguei tive logo que sair com mais uma encomenda para Arraiolos, uma vez mais fiz estes trajetos sem paragens para carregar.
Confesso que não me lembro dos consumos nem com que autonomia cheguei a cada lado.
Eis a foto dele quando o fui buscar, Kia e-Niro de 64kW de Outubro de 2019 importado de França pelo stand onde o comprei, chegou ás minhas mãos com 15800Km.
Não sou muito bom a contar as coisas mas espero vir a contar mais e melhor sobre as nossas aventuras.
Estou para ir este sábado ao Fundão e talvez à Serra da Estrela, carregar em Castelo Branco no PCUR antes de chegar ao Fundão e depois da Serra da Estrela passar em Castelo Branco outra vez para dar um pouco mais de sumo antes de voltar para baixo.
Depois de me ter apresentado há quase dois anos atrás, e ter ficado sem dizer nada, eis que estou de volta com novidades.
Faz amanhã 1 mês que fui buscar o meu 1º veiculo elétrico!
Como dá para perceber é um Kia e-Niro de 64kW, e tem sido uns bons dias de pequenos testes, ainda a fazer só carregamentos em casa na generalidade e fui testar um PCR, a ver se me entendia com a APP da Miio e até agora está tudo a correr bem e estamos a adorar o carro...
No dia 24 de Abril, de manhã saimos de Pegões com a bateria a 100%, fomos até ao Hipódromo dos Mourões, em Abrantes para mais uma prova de Agility com os dois cães, almoçamos em Tomar, e ainda fui visitar a minha avó numa aldeia da freguesia de Casais, a meio da tarde voltamos para casa, em Pegões, sem paragens para carregar.
Chegando a casa pensando que já não ia sair para lado nenhum coloquei o carro á carga, mas enganei-me 2 horas depois ainda tive de levar uma encomenda a Arraiolos.
No sábado passado, dia 7 de Abril fiz uma volta idêntica, mas com algumas diferenças, de manhã saimos de Pegões, fomos até cidade de Abrantes onde almoçamos, depois seguimos para o Campo de Futebol do Pego, no Pego, Abrantes para mais uma prova de Agility no final da tarde voltamos para casa, quando cheguei tive logo que sair com mais uma encomenda para Arraiolos, uma vez mais fiz estes trajetos sem paragens para carregar.
Confesso que não me lembro dos consumos nem com que autonomia cheguei a cada lado.
Eis a foto dele quando o fui buscar, Kia e-Niro de 64kW de Outubro de 2019 importado de França pelo stand onde o comprei, chegou ás minhas mãos com 15800Km.
Não sou muito bom a contar as coisas mas espero vir a contar mais e melhor sobre as nossas aventuras.
Estou para ir este sábado ao Fundão e talvez à Serra da Estrela, carregar em Castelo Branco no PCUR antes de chegar ao Fundão e depois da Serra da Estrela passar em Castelo Branco outra vez para dar um pouco mais de sumo antes de voltar para baixo.
Última edição por Sonecas em 12 mai 2022, 17:54, editado 2 vezes no total.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - Sonecas
Impecável! Parabéns pela máquina e venha de lá esse relato da serra
Para ajudar a planear, nada como usar a app ou site abetterrouteplanner.com que é um excelente ponto de partida.
Para ajudar a planear, nada como usar a app ou site abetterrouteplanner.com que é um excelente ponto de partida.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - Sonecas
Obrigado!
O planeamento fiz mesmo com ajuda da APP ABRP
O planeamento fiz mesmo com ajuda da APP ABRP
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - Sonecas
Parabéns!
Fazer Pegões - Fundão com carregamento no PCUR de Castelo Branco é mesmo um planeamento ABRP.
Pegões - Fundão (238km) faz-se direto, sem necessidade de carregamentos.
https://goo.gl/maps/gqqFkMgiyCnnXh6K6
Carregas no Fundão, há 2 PCR, 1 na Repsol, outro no Intermarché.
Se fizeres direto Fundão - Pegões, dependendo do que carregares no Fundão, também não precisas de carregar.
Quando estiveres no Fundão, se quiseres ir à Serra da Estrela, são 39km, mais de metade a subir.
https://goo.gl/maps/vhvVu2jK6G1rs7A76
Deve ser o equivalente a 75km ou mais, o que vale é que a descer carrega-se sempre um bocadinho.
No Nissan Leaf gastei 29% a subir e carreguei 12% a descer.
O consumo desde o PCR da AS do Fundão até à Torre foi de 34,8kWh/100km, tinha feito um consumo de 17,5kWh/100km até ao referido PCR.
Quando cheguei ao PCR da AS do Fundão para carregar novamente, depois de vir da Torre, tinha um consumo de 14.6, consumo total da viagem até aí de 16,1, ou seja, apesar do consumo alto na subida, o consumo geral baixou.
Se fizeres Serra da Estrela - Pegões, aí sim, faz sentido carregar em Castelo Branco (são cerca de 80km da Torre ao PCUR), pois de Castelo Branco a Pegões é um deserto de PCRs.
https://goo.gl/maps/vhvVu2jK6G1rs7A76
Tens o PCUR e 2 PCR (Lidl e Auchan)
Fazer Pegões - Fundão com carregamento no PCUR de Castelo Branco é mesmo um planeamento ABRP.
Pegões - Fundão (238km) faz-se direto, sem necessidade de carregamentos.
https://goo.gl/maps/gqqFkMgiyCnnXh6K6
Carregas no Fundão, há 2 PCR, 1 na Repsol, outro no Intermarché.
Se fizeres direto Fundão - Pegões, dependendo do que carregares no Fundão, também não precisas de carregar.
Quando estiveres no Fundão, se quiseres ir à Serra da Estrela, são 39km, mais de metade a subir.
https://goo.gl/maps/vhvVu2jK6G1rs7A76
Deve ser o equivalente a 75km ou mais, o que vale é que a descer carrega-se sempre um bocadinho.
No Nissan Leaf gastei 29% a subir e carreguei 12% a descer.
O consumo desde o PCR da AS do Fundão até à Torre foi de 34,8kWh/100km, tinha feito um consumo de 17,5kWh/100km até ao referido PCR.
Quando cheguei ao PCR da AS do Fundão para carregar novamente, depois de vir da Torre, tinha um consumo de 14.6, consumo total da viagem até aí de 16,1, ou seja, apesar do consumo alto na subida, o consumo geral baixou.
Se fizeres Serra da Estrela - Pegões, aí sim, faz sentido carregar em Castelo Branco (são cerca de 80km da Torre ao PCUR), pois de Castelo Branco a Pegões é um deserto de PCRs.
https://goo.gl/maps/vhvVu2jK6G1rs7A76
Tens o PCUR e 2 PCR (Lidl e Auchan)
- pemifer
- Proprietário Kia Niro EV
- Mensagens: 3331
- Registado: 15 fev 2016, 16:34
- Data de fabrico: 27 mar 2018
- Capacidade bateria: 109,30Ah
- Localização: Lisboa
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - Sonecas
Já comparei algumas viagens que fiz com o planeamento do ABRP e, para a minha condução, a melhor configuração é a da imagem.
É natural que para condutores que tenham uma condução mais económica do que a minha o valor do Wh/km@110km/h até seja mais baixo.
É natural que para condutores que tenham uma condução mais económica do que a minha o valor do Wh/km@110km/h até seja mais baixo.
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh - Sonecas
Obrigado pela ajuda e feedback, sobre o planeamento, o planeamento que fiz é este: https://abetterrouteplanner.com/?plan_u ... 2847f86e36
O valor que tenho como consumo de referência é 182 Wh/km a 110km/h, é o valor que já estava predefinido.
No Fundão onde vou estar mais tempo, o carro não pode ficar a carregar, pois com vou para mais uma prova, desta vez de Dog Puller, o carro terá de servir de apoio a nós e aos caninos, sendo que no Parque Verde não há ali junto a ele nenhum carregador.
O valor que tenho como consumo de referência é 182 Wh/km a 110km/h, é o valor que já estava predefinido.
No Fundão onde vou estar mais tempo, o carro não pode ficar a carregar, pois com vou para mais uma prova, desta vez de Dog Puller, o carro terá de servir de apoio a nós e aos caninos, sendo que no Parque Verde não há ali junto a ele nenhum carregador.
- Nonnus
- Mensagens: 2999
- Registado: 10 set 2017, 04:43
- Data de fabrico: 01 jun 2017
- Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh '19 - Sonecas
Quando fizeres outa vez Pegões - Arraiolos toma nota de quantos Km de autonomia tens quando chegas a Arraiolos. Depois quando fizeres a viagem de volta e quando chegares a Montemor olha outra vez para autonomia do carro e vais ver a magia dos electricos acontecer.
Consegues fazer Arraiolos - Montemor e ter a mesma autonomia de quando abalaste de Arraiolos ao chegares a Montemor, depois de teres feito cerca de 30km.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh '19 - Sonecas
Isso ainda não consegui Nonnus, tenho a certeza, mas vou tomar atenção isso. Ainda não tenho o pé treinado.
-
- Mensagens: 38
- Registado: 21 ago 2021, 01:19
- Data de fabrico: 08 jun 2021
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh '19 - Sonecas
Parabens pela maquina , lá em casa tambem temos um Niro 64 , o nosso foi comprado novo e ja conta com 20 000 km e ainda nao tem um ano e a bateria dá autonomia de 500 km +/-
Quem anda com ele é a minha filha que sai de Guimarães ao domingo para estudar e passa a semana toda no Porto para ir para a faculdade e mais umas voltinhas (sim pq os amigos como sabem que o carro é electrico todos se penduram ) e regressa a sexta feira normalmente ainda com 150 Km de autonomia.
Ate hoje estou muito contente com a compra, em todos os carros so faço caregamentos lentos , raramente ligo a wallbox que tenho no trabalho se puder é a 2 KHh que carrego demora mais mas é melhor para a bateria.
Quem anda com ele é a minha filha que sai de Guimarães ao domingo para estudar e passa a semana toda no Porto para ir para a faculdade e mais umas voltinhas (sim pq os amigos como sabem que o carro é electrico todos se penduram ) e regressa a sexta feira normalmente ainda com 150 Km de autonomia.
Ate hoje estou muito contente com a compra, em todos os carros so faço caregamentos lentos , raramente ligo a wallbox que tenho no trabalho se puder é a 2 KHh que carrego demora mais mas é melhor para a bateria.
Andar a electrões é outro nivel
Kia E-Niro 64Kwh desde julho de 2021
Hyundai ioniq 28 Kwh desde março 2022
Kia E-Niro 64Kwh desde julho de 2021
Hyundai ioniq 28 Kwh desde março 2022
-
- Mensagens: 1169
- Registado: 29 jan 2014, 19:39
- Data de fabrico: 01 abr 2011
- Capacidade bateria: 49,5 Ah
Re: Diário de bordo - Kia e-Niro 64kWh '19 - Sonecas
Ter receio de carregar numa wallbox, onde na melhor das hipóteses o teu carro carregará a 7,4 ou a 11kW, é um dos maiores mitos urbanos.
11kW não fazem nem cócegas a essa bateria além de que será um carregamento muito mais eficiente.
Errado é carregares a 2kW em locais onde tens possibilidade de carregar a mais
11kW não fazem nem cócegas a essa bateria além de que será um carregamento muito mais eficiente.
Errado é carregares a 2kW em locais onde tens possibilidade de carregar a mais