Não é difícil estimar a capacidade útil da bateria. Carregar a 100%, reset ao CB e fazer uma viagem em velocidade constante, de preferência AE, até restar 10 ou 20% de SOC. Nesse momento retirar o consumo médio do DB e os km percorridos. O consumo médio vezes a distância indica os kWh gastos, e depois basta fazer a proporção ao SOC gasto para estimar a capacidade da bateria para 100%.pbaptista Escreveu: ↑15 fev 2022, 20:20Em relação às poupanças há mais 250€ do IUC que não paguei em 2021.
Sobre o calculo da degradação, as estimativas são as possíveis, obviamente que se as leituras do carro são incorretas não há muito a fazer a não ser levar à maquina
Eu sei quanto gasto, já comparei o gráfico do consumo da minha casa, visualizado no site da e-redes com o gráfico do carregador do APR e aquilo bate certo, as diferenças são residuais, assim se considerar o consumo médio nos últimos 3200 km, que o computador do carro indica que é 16,3 kWh/100 km e o que gastei a carregar (nesse intervalo de tempo nunca passei os 80% de SOC) tenho uma eficiência média nos carregamentos até 80% de SOC de 94%, parece-me credível mas digam de vossa justiça.
Usei este método para estimar a capacidade da bateria do meu EV antes de o comprar, e bateu certinho com os dados do Scan My Tesla quando instalei o leitor OBD.