Estamos a falar de 120.000km / ano ?!
Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Utilização óptima de um grande veículo!
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Caro amigo,
No início de 2022 serei, assim o espero, mais um dos felizes proprietários de um Kia e-niro 64kWh!
Em primeiro lugar, obrigado pela partilha dos teus conhecimentos sobre a utilização da VE neste teu diário de bordo. Tenho algumas questões a colocar-te: 1ª - Que APP recomendas para o registo dos carregamentos/consumos de electricidade? 2ª - As baterias do Kia devem ser carregadas a 100% ou abaixo disso, para garantir uma maior longevidade das mesmas? E relativamente ao mínimo desejável: 20% ? 3ª - Recomendas alguns tapetes de borracha para os passageiros da frente, de trás e da bagageira? 4ª Tens outras dicas ou recomendações que me queiras fazer antes de levantar o Kia no concessionário?
Boas Festas e muitos e bons kms ao volante do teu Kia!
No início de 2022 serei, assim o espero, mais um dos felizes proprietários de um Kia e-niro 64kWh!
Em primeiro lugar, obrigado pela partilha dos teus conhecimentos sobre a utilização da VE neste teu diário de bordo. Tenho algumas questões a colocar-te: 1ª - Que APP recomendas para o registo dos carregamentos/consumos de electricidade? 2ª - As baterias do Kia devem ser carregadas a 100% ou abaixo disso, para garantir uma maior longevidade das mesmas? E relativamente ao mínimo desejável: 20% ? 3ª - Recomendas alguns tapetes de borracha para os passageiros da frente, de trás e da bagageira? 4ª Tens outras dicas ou recomendações que me queiras fazer antes de levantar o Kia no concessionário?
Boas Festas e muitos e bons kms ao volante do teu Kia!
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Existem utilizadores mais experientes que eu em VE, as minhas escolhas baseiam-se em facilidade de utilização.AJCaiado Escreveu: ↑22 dez 2021, 01:46Caro amigo,
No início de 2022 serei, assim o espero, mais um dos felizes proprietários de um Kia e-niro 64kWh!
Em primeiro lugar, obrigado pela partilha dos teus conhecimentos sobre a utilização da VE neste teu diário de bordo. Tenho algumas questões a colocar-te: 1ª - Que APP recomendas para o registo dos carregamentos/consumos de electricidade? 2ª - As baterias do Kia devem ser carregadas a 100% ou abaixo disso, para garantir uma maior longevidade das mesmas? E relativamente ao mínimo desejável: 20% ? 3ª - Recomendas alguns tapetes de borracha para os passageiros da frente, de trás e da bagageira? 4ª Tens outras dicas ou recomendações que me queiras fazer antes de levantar o Kia no concessionário?
Boas Festas e muitos e bons kms ao volante do teu Kia!
1- shelly EM para consumo do que sai da rede + app kia connect (modelos de 2022)
https://shelly.cloud/products/shelly-em ... on-device/
Ps: uma EVSE wallbox inteligente acho que substitui as 2 apps.
2- tenta carregar ate max 80% e usa ate 20% minimo…evita cargas rapidas e carrega o mais lento possivel ate aos 80%
3- os 4 tapetes de borracha kia sao bons, so uso a frente, atras tenho outros, tipo isto https://www.ebay.co.uk/itm/194222101811 ... Sw4Zlg3FHc
Procura no ebay Tailored made rubber mat for kia niro
4- faz uma instalação eléctricas CERTIFICADA em casa antes de teres o carro, se fizeres uns 100km por dia a EVSE da Kia é suficiente.
No caso da instalação electrica procura um bom profissional, estamos a carregar “brinquedos dispendiosos” e quando as coisas dao para o torto alguém tem de se chegar a frente.
Antes de tudo Aumenta a potência da EPD para pelo menos 6.9kVa 30A e tarifa bi-horaria diaria ou semanal.
A EVSE da kia carrega a um maximo de 12A
Usa este site e simula o tempo e a potencia de carregamento para os km estimados.
https://evcompare.io/charging-calculator/
Para manteres um registo dos consumos mais detalhado usa a app gratis sprintmonitor.
https://www.spritmonitor.de/en/
Para verificar o estado da bateria diariamente uso app evwatchdog (versao paga) para android.
https://evwatchdog.net/index.php
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Actualizando o Diario de Bordo
Neste momento o E-Niro conta com 17.925km em apenas 49 dias, o que da uma media de 365km por dia.
A viatura tem cumprindo o que tem sido estipulado, a autonomia ronda entre os 490km e os 510km a 100%, dependendo do consumo dos dias anteriores
No dia 29 de dezembro tive um pedido viagem longa de 400km para levar uma encomenda connect a vila de Aves , eram 11.35am e tinha 64% de bateria ou aproximadamente 345km (não me recordo bem) o que significa que teria de carregar para chegar ao destino.
Uma ajuda preciosa de uns membros do grupo telegram kia e-niro portugal, indicaram-me os postos mais baratos para carregar na A1 e um Hub ultra rápido grátis em Leiria.
Cruise control a cerca de 110km as vezes a 120km sempre em AE
IDA
Saida da lagoa de albufeira (sesimbra ) com 64% por volta das 11.45am
Paragem para almoço de cerca de 1h no hub ultra rapido de leiria, posto disponível estava limitado a 25kW ( carregamento grátis)
Saída de leira com 75%
Chegada a vila de aves com aprox 23% por volta das 17.30pm
REGRESSO
Carregamento rápido 50kW em Santo tirso dos 20% aos 60% (custo 11€)
Desvio em aveiro para mais 2 viagens com direççao ao destino
Chegada ao Hub de leiria com 10% cerca das 22h
Carregamento dos 10% aos 80% em 48 minutos no posto de 150kW carregamento, maximo de 77kW limitado pela viatura (carregamento grátis)
Desvio por alcobaça para viagem com destino
Desvio em vila franca para viagem com destino
Chegada a azeitao por volta da meia-noite..
Foi uma viagem "surpresa" e desde o momento em que recebi o pedido nunca tive duvidas ou receios em fazer a viagem, a autonomia do e-niro é um descanso e uma confiança absoluta para o condutor.
A unica surpresa foi o ajuste lento da autonomia ao consumo mais elevado em AE, estava habituado aos 13kWh e em AE o consumo subiu para 16kWh o que aos poucos ia reduzindo a autonomia ao cálculo de Km que faltavam ate ao destino.
Para cima dei uma margem de 75km entre os Km de autonomia e os KM que faltavam, e ainda bem que o fiz pois poderia escolher um posto mais adequado a carregar.
Para baixo dei os mesmo 75km a mais e carreguei ate 60% em Santo Tirso, o suficiente para chegar e aproveitar o hub grátis em Leiria.
Conforto
Nesse dia acabei por fazer 919km....a viagem em si não foi cansativa, as paragens e os tempos de repouso para os carregamentos são um aspecto positivo na segurança da condução.
Existe um piso em AE na zona de santarem que é bastante ruídoso, de resto o Kia E-niro é bastante bem insonorizado no resto da A1.
Quando carregou a 73kW no hub de leiria as ventoinhas de arrefecimento das bateria dispararam, apesar de serem 22h e estarem 10 graus no exterior.
No dia seguinte repousei da parte da manha e trabalhei apenas de tarde,
Ao fim de 3 dias a autonomia de 500km voltou ao " Normal" quando voltei ao consumo de 13kWh
Como a viagem era uma encomenda não houve problemas em desviar para o Hub de leiria, se fosse com clientes teria parado na A1 e feito um carregamento rapido de 30m a 50kW a autonomia era suficiente.
Nota Mental:
Os membros do Grupo do telegram, a App Miio, varios cartões de carregamento, Waze, descanso e boa alimentaçao foram fundamentais nesta viagem.
Neste momento o E-Niro conta com 17.925km em apenas 49 dias, o que da uma media de 365km por dia.
A viatura tem cumprindo o que tem sido estipulado, a autonomia ronda entre os 490km e os 510km a 100%, dependendo do consumo dos dias anteriores
No dia 29 de dezembro tive um pedido viagem longa de 400km para levar uma encomenda connect a vila de Aves , eram 11.35am e tinha 64% de bateria ou aproximadamente 345km (não me recordo bem) o que significa que teria de carregar para chegar ao destino.
Uma ajuda preciosa de uns membros do grupo telegram kia e-niro portugal, indicaram-me os postos mais baratos para carregar na A1 e um Hub ultra rápido grátis em Leiria.
Cruise control a cerca de 110km as vezes a 120km sempre em AE
IDA
Saida da lagoa de albufeira (sesimbra ) com 64% por volta das 11.45am
Paragem para almoço de cerca de 1h no hub ultra rapido de leiria, posto disponível estava limitado a 25kW ( carregamento grátis)
Saída de leira com 75%
Chegada a vila de aves com aprox 23% por volta das 17.30pm
REGRESSO
Carregamento rápido 50kW em Santo tirso dos 20% aos 60% (custo 11€)
Desvio em aveiro para mais 2 viagens com direççao ao destino
Chegada ao Hub de leiria com 10% cerca das 22h
Carregamento dos 10% aos 80% em 48 minutos no posto de 150kW carregamento, maximo de 77kW limitado pela viatura (carregamento grátis)
Desvio por alcobaça para viagem com destino
Desvio em vila franca para viagem com destino
Chegada a azeitao por volta da meia-noite..
Foi uma viagem "surpresa" e desde o momento em que recebi o pedido nunca tive duvidas ou receios em fazer a viagem, a autonomia do e-niro é um descanso e uma confiança absoluta para o condutor.
A unica surpresa foi o ajuste lento da autonomia ao consumo mais elevado em AE, estava habituado aos 13kWh e em AE o consumo subiu para 16kWh o que aos poucos ia reduzindo a autonomia ao cálculo de Km que faltavam ate ao destino.
Para cima dei uma margem de 75km entre os Km de autonomia e os KM que faltavam, e ainda bem que o fiz pois poderia escolher um posto mais adequado a carregar.
Para baixo dei os mesmo 75km a mais e carreguei ate 60% em Santo Tirso, o suficiente para chegar e aproveitar o hub grátis em Leiria.
Conforto
Nesse dia acabei por fazer 919km....a viagem em si não foi cansativa, as paragens e os tempos de repouso para os carregamentos são um aspecto positivo na segurança da condução.
Existe um piso em AE na zona de santarem que é bastante ruídoso, de resto o Kia E-niro é bastante bem insonorizado no resto da A1.
Quando carregou a 73kW no hub de leiria as ventoinhas de arrefecimento das bateria dispararam, apesar de serem 22h e estarem 10 graus no exterior.
No dia seguinte repousei da parte da manha e trabalhei apenas de tarde,
Ao fim de 3 dias a autonomia de 500km voltou ao " Normal" quando voltei ao consumo de 13kWh
Como a viagem era uma encomenda não houve problemas em desviar para o Hub de leiria, se fosse com clientes teria parado na A1 e feito um carregamento rapido de 30m a 50kW a autonomia era suficiente.
Nota Mental:
Os membros do Grupo do telegram, a App Miio, varios cartões de carregamento, Waze, descanso e boa alimentaçao foram fundamentais nesta viagem.
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6362
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Esse comportamento do GOM parece em tudo semelhante ao do ioniq que já tinha comentado há uns anos. De facto pode enganar.
viewtopic.php?f=79&t=6902&start=250#p111775
A melhor sugestão é habituares-te à matemática mental dos xx % são yy kWh e portanto a média zz dá para nn kms, isto claro quando se sai da rotina habitual que já conhecemos de cor
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Bom relato.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- rimsilva
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- Data de fabrico: 15 mar 2016
- Capacidade bateria: 60 Ah
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Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Excelente patilha de informação, sobretudo pela componente surpresa não estando o VE a 100% à partida para uma viagem de quase 1.000km.
Re: Diario de Bordo TVDE EVUBER E-NIRO 64kWh
Na semana passada tive necessidade de usar um Uber, então fiz o de costume e pedi um Uber Green. Apareceu um KIA e-Niro 64kWh!
Perguntei se era aqui o @EVUver , mas nem conhecia o fórum.
O senhor tem um LEAF 30kWh como carro pessoal e só quer BEV!
Mostrou-me, com orgulho, a média de 12,3kWh/100km e elogiou muito o carro.
Ainda houve tempo para dizer que não foi para um KIA EV-6 porque a diferença de preço não compensava para o extra de autonomia.
Pessoalmente, nunca tinha andado num e-Niro e fiquei fã!
Bom espaço atrás, em todos os sentidos.
Boa luminosidade interior, se bem que seria melhor com tecto panorâmico.
Os materiais, sem serem de topo, não desiludem. Idem para os acabamentos.
Não senti que ia sentado com a bumba abaixo dos joelhos, como acontece nos LEAF 40kWh ou ZOE.
I'd buy that for a dollar!
Perguntei se era aqui o @EVUver , mas nem conhecia o fórum.
O senhor tem um LEAF 30kWh como carro pessoal e só quer BEV!
Mostrou-me, com orgulho, a média de 12,3kWh/100km e elogiou muito o carro.
Ainda houve tempo para dizer que não foi para um KIA EV-6 porque a diferença de preço não compensava para o extra de autonomia.
Pessoalmente, nunca tinha andado num e-Niro e fiquei fã!
Bom espaço atrás, em todos os sentidos.
Boa luminosidade interior, se bem que seria melhor com tecto panorâmico.
Os materiais, sem serem de topo, não desiludem. Idem para os acabamentos.
Não senti que ia sentado com a bumba abaixo dos joelhos, como acontece nos LEAF 40kWh ou ZOE.
I'd buy that for a dollar!