Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Fórum para partilhar as experiências de condução dos proprietários do Leaf 24 e 30 kW.h.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 21 jan 2022, 10:25

rjspedition Escreveu:
20 jan 2022, 19:36
valor de MO: 75€+IVA / Hora.
:shock:

Como os VE´s não levam peças, arranjaram maneira de por uma revisão de um VE ao preço de ICE pondo o valor na MO. :doh:

75€ x 23% = 92.25€ x 8h = 738€ num dia um mecânico gera 738€ brutos. Eu sei que manter uma empresa tem muita despesa mas vamos lá ser realistas, 738€ por dia só em mão de obra.

Segundo algumas contas um empregado para dar lucro a uma empresa tem de gerar 3 vezes o seu ordenado.

Um mecânico que ganhe bem (não são todos) 1500€/mês o que dá 68.18€/dia x 3 = 204.54€ segundo alguns entendidos com este valor o empregado já esta a dar lucro. 738€ é 3.5 vezes acima do valor em que o empregado já esta a dar lucro. A que ganhar dinheiro, mas assim também é abusar.
Última edição por Nonnus em 21 jan 2022, 10:43, editado 1 vez no total.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6472
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 21 jan 2022, 10:30

É, discutíamos isso noutro tópico, está tudo a nivelar muito por cima. Essa revisão em 2017 (é a revisão dos anos pares) custava 90€ em Coimbra
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

cfvp
Mensagens: 1765
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por cfvp » 21 jan 2022, 10:33

BrunoAlves Escreveu:
21 jan 2022, 10:30
É, discutíamos isso noutro tópico, está tudo a nivelar muito por cima. Essa revisão em 2017 (é a revisão dos anos pares) custava 90€ em Coimbra
E agora como está, fazes ideia?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 21 jan 2022, 12:28

Nonnus Escreveu:
21 jan 2022, 10:25

:shock:

Como os VE´s não levam peças, arranjaram maneira de por uma revisão de um VE ao preço de ICE pondo o valor na MO. :doh:

É, por momentos pensei que o orçamento me tinha chegado da Auto-Sueco e não da Nissan.

Mas penso que não me enganei:

90€ - 1,2 un.
S72MONE.JPG
S72MONE.JPG (28.87 KiB) Visto 2702 vezes
Essa revisão em 2017 (é a revisão dos anos pares) custava 90€ em Coimbra
É suposto trocar óleo de travões a cada 2 anos?

Para ser franco não me recordo dessa alínea vir como troca obrigatória nos ICE que tinha (era sim, verificado), assim como o líquido de refrigeração que aparece como troca obrigatória na revisão do 5º ano.

Será mesmo necessário ou é algo utilizado para criar "algum volume" para a revisão?
:think:

EDIT: Pelo menos o óleo de travões está contemplado no meu ICE, embora n me recorde de ver em fatura:
Additionally every two years or 60.000 kms / 36.000 miles schedule service interval:
7. Replace the Brake Oil fluid


E agora como está, fazes ideia?
Não sei se respondo mas para a revisão do 4º ano na Confiauto, na fatura que tenho no carro com troca de óleo de travões: 95€.
Para os 162€ pedidos actualmente, embora em local diferente, vai uma bela diferença.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Erbium » 21 jan 2022, 17:52

rjspedition Escreveu:
21 jan 2022, 12:28
É suposto trocar óleo de travões a cada 2 anos?
Em rigor o fluido dos travões deve ser trocado quando atinge níveis de saturação de água que assim o indiquem. Eles não medem essa saturação, é mais fácil estipular 2 anos e cobrar ao cliente. Na prática se for em países com altos níveis de humidade essa periodicidade até pode "bater certo" na realidade em portugal nem lá perto...
Na minha opinião é comprar uma pen para medir a humidade (5 ou 10€ no amazon, aliexpress, etc) e antes da revisão medir o fluido, se estiver ok ao entregar o carro dar indicação para não trocarem o fluido.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9901
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por mjr » 21 jan 2022, 21:11

90€ de mão de obra é "obra"! É mais do dobro do que pagava no Leaf mk1... que já não faz revisões há vários anos (seguramente mais de 4 anos).

Para o serviço que fazem, não valerá mais a pena ir a uma oficina alternativa? Não havendo manutenção programada ao drivetrain , não podem negar qualquer questão da garantia sobre a bateria de motor/inversor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6472
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por BrunoAlves » 22 jan 2022, 01:43

A questão do fluido dos travões é uma discussão antiga.
Agora acontece em praticamente todas as marcas, como parece óbvio é uma forma de forçar facturação, senão o carro não vai lá fazer nada.

Não obstante poder ter facilitado antes, nenhum dos meus ICE viu fluido dos travões mudado. Tive um Megane 14 anos vendido com quase 300kkm, um Clio com quase 200kkm e mais um ou outro menos rodado.
Todas as pessoas com quem falo sobre isto dizem o mesmo.
Vale o que vale...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 23 jan 2022, 11:40

Obrigado aos 3!

Para ser sincero não me recordo também de ter trocado o óleo no meu Fiat que vendi com 200kkm. No Volvo aparece na checklist que encontrei online para efetuar de 2 em 2 anos, mas desde que chegou cá apenas foi uma vez à marca (a primeira) e também não foi também trocado, não posso confirmar se é prática trocar.

Alias, curioso que acabou por não regressar porque no espaço de 8 meses, para a revisão seguinte e dentro do mesmo ano, aumentaram o valor de mão de obra em mais de 20% para uns (agora até parecem simpáticos :lol: :lol: ) 60€ + IVA. Como o serviço foi bastante fraco na minha opinião, optei por uma oficina independente até agora.

E deverá ser o que vai acontecer ao Leaf.



Curiosamente há diferenças notórias nos orçamentos.

Em Évora por exemplo o valor/hora parece ser 39,95 € + IVA, sendo depois propostos 10 litros de líquido de refrigeração:
evora.JPG
evora.JPG (76.51 KiB) Visto 2580 vezes
Em Loures o valor do líquido não aparece indicado mas (penso eu) englobado no valor de mão de obra: 89€+ IVA. A checklist indica a sua substituição.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 3279
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por Nonnus » 24 jan 2022, 11:56

O meu faz as revisões em Évora. Até hoje nunca paguei mais de 90€. Quando fui fazer o update perguntaram se queria fazer a revisão dos 110000km ou só mesmo o update. Como era só para mudar o filtro do habitáculo até aconselharam a não fazer. Não tenho razão de queixa, mas eu comprei o carro a eles.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

Proprietário de Kia e-Niro 64kWh desde: 05 de julho 2024

Avatar do Utilizador
rjspedition
Mensagens: 457
Registado: 11 jul 2021, 10:34
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Diário de Bordo - 30 kWh - rjspedition

Mensagem por rjspedition » 19 fev 2022, 16:15

O Leaf lá continua a andar e a carregar diariamente a aproveitar todo o período de vazio, tendo acabado esta semana com 17,7 de média, a provar que dependendo do terreno, a média usada no estudo da Deco não é assim tão irrealista.

O SOH atingiu esta semana também novo mínimo, apresentando também agora 21,7 kWh úteis a 100%.
PSX_20220219_151353.jpg
Como bónus descobri que ao contrário do nosso ICE o ecrã central do Leaf desliga mesmo por completo, mantendo a função áudio operacional. De noite é bastante simpático. :dance:

Responder

Voltar para “Diários de Bordo 24 - 30 kW.h”