Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Toda a discussão relativa a Pontos de Carregamento também conhecidos por EVSE (Electric Vehicle Supply Equipment) vem para aqui.
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alexmol
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Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por alexmol » 17 jan 2022, 22:45

Olá,

Estou a começar a actualizar as tabelas de preços que fiz o ano passado, deste género:
alexmol Escreveu:
29 abr 2021, 21:13
Imagem
Nota: Não estão representados todos os OPC na tabela de postos não concessionados
E estou a encontrar algumas situações engraçadas :?

Vejam estes preços OPC da E-Plug:

Posto 22kW Activação + 0,08€/kWh + 0,015€/min
Posto 7.4kW Activação + 0,025€/min

Se o vosso VE só tiver carregador de 3.7kW que posto escolhem :?: (a situação é hipotética e apenas para fins ilustrativos)

Se escolheram o posto de 7.4kW, baseando-se nos exemplos da tabela do ano passado, escolheram mal :D
Vejam, contas rápidas, carregar 10kWh leva 2h45m
Posto 22W: 0,08x10 + 0,015x165 = 3,275
Posto 7.4kW: 0,025x165 = 4,125

Como disse na prática não vão ter de fazer esta escolha porque não há postos da E-Plug de potências diferentes no mesmo local.
Serve mais para ilustrar que não é nada intuitivo ter tarifários com componentes de energia + tempo (mais CEME mas isso é para outro tópico).

Em breve colocarei aqui tabelas já com preços de 2022. Até já.
Alexandre Moleiro

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por rimsilva » 19 jan 2022, 15:39

Optimo, embora saibamos que essa macha vermelha vai crescer, esperemos por melhores dias :(

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por alexmol » 22 jan 2022, 00:19

Aqui fica a tabela comparativa de OPC's em PCN's.

Notas:
1. Só são apresentados OPC's com mais de 10 PCN's públicos
2. São mostrados todos os PCN's, concessionados e não concessionados

Imagem

Além do alastramento do vermelho uma das tendências mais notórias é a disparidade de preços dentro do mesmo OPC.

Nota também para a falta de crescimento dos OPC's Prio.E, Helexia e Mobiletric.

Em breve farei uma tabela semelhante para PCR's, PCSR's e PCUR's.
Alexandre Moleiro

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por BrunoAlves » 22 jan 2022, 01:38

Excelente trabalho mais uma vez :clap:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por Nonnus » 22 jan 2022, 06:17

alexmol Escreveu:
22 jan 2022, 00:19
Nota também para a falta de crescimento dos OPC's Prio.E, Helexia e Mobiletric.
Relembro que o CEO da Prio disse que não podíamos correr o risco de ter mais carregadores que carros. Na ideia dele se calhar já estamos nesse ponto, então é melhor não instalar mais postos.

A Mobiletric foi comprada pela Petrogal provavelmente deixar de existir como OPC.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km
- 30 de setembro 2024 entregue a Nissan ao abrigo da garantia para abate.

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por mjr » 22 jan 2022, 12:44

Bom trabalho Alexmol!

Se tivesses uma linha para os 9,7kW (230Vx14Ax3), o Continente ficava a uns incríveis 0,153€/kW.h, IVA incluído! É um caso muito particular e extremo de otimização, que obviamente não faz sentido colocar nesta tabela.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por zeuz » 22 jan 2022, 12:52

Excelente! Muito Obrigado! :clap:

Infelizmente, para o meu carro, carregar a preço decente só mesmo na rede Continente Plug&Charge... nos PCN da GALP chega a ser 1€ mais caro que queimar gasolina... :roll:

Os teus dados base permitem identificar, por OPC, a quantidade de PCN's por potência ?

Pergunto porque gostava de perceber até que ponto um carro que carrega a 6,6kW / 7,4kW , que devem representar a maioria do nosso parque automóvel, consegue encontrar um PCN onde não fique mais caro que usar um PCR.

Nonnus Escreveu:
22 jan 2022, 06:17
alexmol Escreveu:
22 jan 2022, 00:19
Nota também para a falta de crescimento dos OPC's Prio.E, Helexia e Mobiletric.
Relembro que o CEO da Prio disse que não podíamos correr o risco de ter mais carregadores que carros. Na ideia dele se calhar já estamos nesse ponto, então é melhor não instalar mais postos.
...ou desistiu de contribuir para o modelo... :roll:
Nonnus Escreveu:
22 jan 2022, 06:17
A Mobiletric foi comprada pela Petrogal provavelmente deixar de existir como OPC.
Isso vai tornar a GALP líder no número de PCN's, com 329 pontos de carga.
Vai também passar a ser o líder destacado com PCN's de <22kW , porque, salvo erro, a PowerDot praticamente só aposta em PCN's de 22kW.

Não é um dos pressupostos do modelo evitar cartéis e potenciar o aparecimento de pequenos players? :roll:
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por BrunoAlves » 22 jan 2022, 14:23

zeuz Escreveu:
22 jan 2022, 12:52
Não é um dos pressupostos do modelo evitar cartéis e potenciar o aparecimento de pequenos players?
Comentei essa situação ontem exactamente numa conversa no FB. O mercado vai funcionar como tiver de funcionar, quando os grandes quiserem tomar conta disto tomam.
Esta divisão se entidades só vai (continuar a) ser prejudicial para o utilizador.
A Galp comprou a mobiletric e passa a ser o maior OPC por larga margem, os CEME mais em conta são a EDP e a Galp.
Os pequenos vão acabar por ser engolidos. O mercado vai funcionar como normalmente funciona: com os grandes a ser grandes.

Em relação ao tema, as diferenças abismais devem fazer refletir sobre o caminho que se pretende para os PCN... Se não quisermos transformar o carregamento de VE no abastecimento dos fósseis com toda a gente que não tem alternativa a ter de ir a PCR, isto tem de ser repensado.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por cfvp » 22 jan 2022, 15:56

Eu falei sobre isto numa publicação do Tesla Club Portugal, onde alguém comparava o preço dos SuC com a rede pública, para mostrar que o custo dos carregamentos na rede pública era equiparável aos SuC. Até pode ser em alguns cenários, mas aproveitei para falar na situação dos PCNs, aí essa pessoa já não quis saber.

Lembrem-se, a taxa EGME é €0,60 por carregamento, sem subsídios. ;)

Edit: Obrigado Alexmol!
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Re: Comparação de preço entre OPC's na rede pública

Mensagem por alexmol » 22 jan 2022, 19:43

zeuz Escreveu:
22 jan 2022, 12:52
Os teus dados base permitem identificar, por OPC, a quantidade de PCN's por potência ?
Permitem, mas é informação a mais para esta tabela.

Aliás, no próprio site da Mobi.E é possível fazer um filtro escolhendo um OPC e gama de potência (a Miio em tempos chegou a ter filtro por operador).
zeuz Escreveu:
22 jan 2022, 12:52
Pergunto porque gostava de perceber até que ponto um carro que carrega a 6,6kW / 7,4kW , que devem representar a maioria do nosso parque automóvel, consegue encontrar um PCN onde não fique mais caro que usar um PCR.
Essa é uma questão interessante que merece uma tabela inteira só para si :!:
Relembra-me de volta a essa questão mais tarde, nos próximos dias vou-me dedicar à tabela dos PCR's.
Alexandre Moleiro

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